Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13875
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Petterson Magno da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:52:01Z-
dc.date.available2023-12-22T02:52:01Z-
dc.date.issued2019-09-06
dc.identifier.citationSANTOS, Petterson Magno da Silva. Caminhos para Osíris: a constituição da narrativa osiriana entre o Antigo Reino e o Primeiro Período Intermediário (2323 - 2040 a.C). 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13875-
dc.description.abstractEntre fins do Antigo Reino (2686 – 2181 a.C.) e o Primeiro Período Intermediário (2181 – 2040 a.C.) pode-se constar uma expansão do culto do deus Osíris, que deixa de ser uma divindade exclusivamente ligada a monarquia e passa a ter seu culto associado a nobreza egípcia. Além disso, é possível constatar diversas alterações no culto deste deus. Este processo é um consenso entre os historiadores e a maior parte da historiografia atribui este fato a uma pretensa fragilidade do Estado egípcio, que estaria entrando em um processo de descentralização. Dessa forma, o culto de Osíris representaria a independência político- religiosa dos nobres egípcios, que não dependeriam mais do rei para atingir a sua imortalidade, tal como era no Antigo Reino. Esta dissertação contesta tal hipótese, e vai demonstrar como o Estado egípcio nunca foi centralizado, ao menos não no Antigo Reino, e que as relações de negociação faziam parte do mesmo, e eram estas que o faria mais forte. Neste sentido, admite-se que no contexto em questão a monarquia menfita estava em crise, e é neste quadro que inserimos o fenômeno do qual trata este trabalho. A expansão do culto desta divindade se deu em um cenário de disputas políticas pelo controle do Estado, e não contra o Estado.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstadopor
dc.subjectOsírispor
dc.subjectMitologiapor
dc.subjectAntigo Reinopor
dc.subjectPrimeiro Período Intermediáriopor
dc.subjectStateeng
dc.subjectMythologyeng
dc.subjectOld kingdomeng
dc.subjectFirst Intermediate Periodeng
dc.titleCaminhos para Osíris: a constituição da narrativa osiriana entre o Antigo Reino e o Primeiro Período Intermediário (2323 – 2040 a.C)por
dc.title.alternativePaths to Osiris: the constitution of Osirian narrative between the Old Kingdom and the First Intermediate Period (2323 - 2040 BC)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherBetween the ends of the Old Kingdom (2686 - 2181 BC) and the First Intermediate Period (2181 - 2040 BC) one can see an expansion of the cult of the god Osiris, which is no longer a deity exclusively linked to monarchy and now, have your cult associated with egyptian nobility. Moreover, it is possible to detect several alterations in the cult of this god. This process is a consensus among historians and most historiography has attributed this fact to an alleged fragility of the Egyptian State, which was entering a process of decentralization. Thus, the cult of Osiris would represent the political-religious independence of the Egyptian nobles, who would no longer depend on the king to attain their immortality, as it was in the Old Kingdom. This dissertation disputes such a hypothesis, and will demonstrate how the Egyptian State was never centralized, at least not in the Old Kingdom, and that negotiating relations were part of it, and it was these that made it stronger. In this sense, it is admitted that in the context in question the Menfite monarchy was in crisis, and it is in this context that we insert the phenomenon that this work deals with. The expansion of the cult of this deity took place against a backdrop of political disputes for state control, not against the state.eng
dc.contributor.advisor1Caldas, Marcos José de Araújo
dc.contributor.advisor1IDCPF: 010.396.807-37por
dc.contributor.advisor-co1Arrais, Nely Feitoza
dc.contributor.advisor-co1IDCPF: 012.636.067-76por
dc.contributor.referee1Arrais, Nely Feitoza
dc.contributor.referee2Berriel, Marcelo Santiago
dc.contributor.referee3Lima, Fábio Frizzo de Moraes
dc.contributor.referee4Chapot, Gisela
dc.contributor.referee5João, Maria Thereza Davi
dc.creator.IDCPF: 146.330.627-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1603782775905299por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.relation.referencesANDRADE, Paulo Fernando Carneiro. O reconhecimento da teologia como saber universitário: tensões e articulações entre as dimensões confessional e pastoral. Ciberteologia - Revista de teologia & cultura, São Paulo, n. 26, p. 24 - 34, nov./dez. 2009. ANJOS, Margarida; FERREIRA, Marina Baird. Mini Aurélio século XXI Escolar. Rio de Janeiro: Editora nova fronteira, 2001. ALLEN, James, P. The Ancient Egyptian Pyramind Texts. Atlanta: Society of Biblical Literature, 2005. ASSMAN, J. Egiptian solar religion in the New Kingdom. Londres e Nova York: Kegan Paul International, 1994. ______. . Magic and theology in Ancient Egypt. In: SCHAFER, Peter; KIPPENBERG, Hans. Envisioning. A Priceton Seminar & Symposium. Studies in the history and religion, Leiden, n 75, p. 1 - 18, 1997. BRANDÃO, Junito. Mitologia grega. Petrólis: Vozes, 1986. BARD, Kathryn A. The emergence of the Egyptian State (c. 3200 - 2686 BC) In: SHAW, Ian. The Oxford history of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2000. BAINES, John. “Sociedade, moralidade e práticas religiosas”. In: SHAFER, E. BYRON (org). As religiões no Antigo Egito. São Paulo: Nova Alexandria, 2002. BELL, Barbara. ”The dark ages in Ancient History 1. The First Dark Age in Egypt”. AJA, v.75, n.1, p. 1- 26, 1971. BLOCH, Marck. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. BOURDIEU, Pierre. ‘Gênese e estrutura do Campo religioso’ In: A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 27 – 98. BUDGE, E. A. Wallis. Egyptian Magic. London: Kegan Paul, Trench and Trubner & Co., 1091. Scanned at sacred-texts.com, April 2002, Redacted by J.B. Hare. CANHÃO, Telo Ferreira. A literatura egípcia do Império Médio: espelho de uma civilização. Lisboa, 2010. Tese (Doutorado), 2 vols. - Universidade de Lisboa, 2010. CARDOSO, Ciro Flamarion. Os festivais como encenação da sociedade. PHOÎNIX, Rio de Janeiro, v.18, n.1, p. 12 – 26, 2012. CLARK, Stuart. ‘Popular Magic’ In: Et. all. Witchcraft and Magic in Europe: the period of the witch trials’. London: The tholone Press, 2002. p. 99 - 121. CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Martins Fontes, 2016. CORONA, Francisco George. O mundo dos mortos no Antigo Egito: Interpretação sociológica dos funerais egípcios em perspectiva durheimmiana. Vitória, 2014. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Unida de Vitória, 2014. COULON, Laurent. Une trinité d’Osiris thébains sur um relief découvert à Karnak. CENiM 3, Montpellier, p. 1 – 18, 2009. DAVID, Rosalie. Religião e Magia no Antigo Egito. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: PAULUS, 1989. ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Editora Perspectiva, 1972. ERMAN, Adolf. A handbook of egyptian religion. London: Archibald Constable & Co. LTD., 1907. FAULKNER, Raymond, O. The Ancient Egyptian Coffin Texts. Warminster: Aries & Phillips, 3 vols., 1973 – 1978. FRAZER, James George. The Golden Bough. Auckland: The Floating Press, 2009. FRIZZO, Fabio A. . M. L. Estado, império, e exploração econômica no Egito do Reino Novo. Tese (Doutorado). Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2016. FROIDEFOND, Christian. Plutarque oeuvres morales. Tomo V. Paris: Les Belles Lettres, 1988. GARDINER, Alan H. “Magic (Egyptian)”. In: HASTINGS, James. Encyclopaedia of religion and ethics. Volume VIII. New York: Charles Scribner’s Sons, 1915, p. 262a – 269a. GOMES, Antônio Máspoli de Araújo. A importância da pesquisa em teologia: a teologia da memória ou a teologia da inteligência? Revista teológica, n. 6, p. 4 - 15,jun. 2016. GRIFFITHS, John Gwyn. The origins of Osiris and his cult. Leiden: Brill, 1980. HENDRICKX, Stan. VERMEERSCH, Pierre. Prehistory: From the Paleolithic to the Badarian Culture (c. 700,000 – 4000 BC). In: SHAW, Ian. The Oxford history of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2000. JANÁK. J. The estructure of the egyptian pantheon. In: VACÍN, L. Ancient near eastern studies in memory of Blahosla Hruska. Dresden: ISLET-Verlag Dresden, 2011. JOÃO, Maria Thereza David. Dos Textos das Pirâmides aos Textos dos Sarcófagos: a “democratização” da imortalidade como um processo sócio-politico. Niterói, 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Fluminense, 2008. ______. Estado e elites locais no Egito do final do IIIº milênio a.C. São Paulo, 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, 2015. KEMP, B. Old Kingdom, Middle Kingdom and Second Intermediate Period c. 2686 - 1552 BC. In: TRIGGER, B. G. KEMP, B.J. O‘CONNOR, D. LLOYD, A. B. Ancient Egypt a social history. Cambridge: Cambridge University Press, 1983. LIBANEO, João Batista. Teologia da libertação: esquerda católica e inserção considerações em torno dos temas centrais. PLURA, Revista de estudos das religiões, v.3, n.1, p. 4 – 25, jan./jul. 2012. LOPES, Edson P. et all. Profissão teólogo e vocação pastoral: reflexões conceituais. Ciências da religião - História e sociedade, v. 8, n. 2, p. 25 - 37, 2010. LÓPEZ,Francisco; THODE, ROSA. Los textos de las pirámides. Disponível em: <http://egiptologia.org/?p=577>. Acesso em: 29. Nov. 2018. MALEK, Jaromir. The Old Kingdom (c. 2686 - 2160). In: SHAW, Ian. The Oxford history of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2000. MALHEIROS, Issac. Teologia ou estereótipo: o que define o fundamentalismo cristã? PLURA, Revista de estudos das religiões, v.6, n.2, p. 256 – 277, ago./dez. 2015. MATHIEU, Bernard. Mais que est donc Osiris? Ou la politique sous le linceul de la religion. ENiC, v.3, p. 77 – 107, 2010. MAUSS, Marcel. História e Antropologia. São Paulo: EDUSP, v.1, 1974. MIDANT-REYNES, Béatrix. The Naqada Period (c. 4000 – 3200 BC). In: SHAW, Ian. The Oxford history of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2000. NETO, Joaquim, J.M. A ótica da cruz. Uma inversão da teologia. Reflexus revista semestral de teologia e ciências das religiões, Vitória, v.9, n.14, p. 417 – 432, ago./dez. 2015. PASSOS, João Décio. Teologia e outros saberes uma introdução ao pensamento teológico. São Paulo: Paulinas, 2010. PAULY, Evaldo L. O novo rosto do ensino de teologia no Brasil: Números, normas legais e espiritualidade. Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo, São Leopoldo, v. 10, p.20 - 35, mai./ago. 2006. PLUTARCO. Obras morales y de costumbres (Moralia). Tradução por PARDO, Francisca Pordomingo; DELGADO, José Antonio Fernández. Madri: Editorial Gredos, 1995 RIBEIRO, Thiago H. P. Entre a religião e a magia: (re)pensando do Egito Antigo. Revista de estudos sobre Jesus Histórico e sua Recepção, v. 18, p. 20 – 40, 2017. RITNER, Robert K. The machanics of ancient egyptian magical pratice. Studies in Ancient Oriental Civilization, nº 54. Chicago: The oriental institute of University of Chicago, 2008. ______. “The religious, social and legal parameters of tradicional egyptian magic”. In: MAYER, Marvin; MIRECKI, Paul (orgs). Ancient magic and ritual power. Boston; Leiden: Brill Academic Publishers, Inc., 2001, p. 43 – 60. ROCKENBACK, Marina. Mitos, Rituais funerários e Valores Sociais no Egito Antigo (1550 – 1070 a.C). Revista Mundo Antigo, v.2, n.1, p. 167 – 176, jun., 2013. ROLLAND, Cintia Alfieri Gama. Evitando a “Segunda Morte”: a necessidade alimentar do morto para manter-se vivo no Egito Antigo. REVER, n.1, 10 – 30, jan./jun., 2015. SAID, Edward. Orientalismo O oriente como invenção do ocidente. São Paulo: Companhia das letras, 2015 SANTOS, Poliane Vascondi dos. Religião e Sociedade no Egito Antigo: Uma leitura do mito de Ísis e Osíris na obra de Plutarco (I d.C). Assis, 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, 2013. SEIDMAYER, Stephan. The First Intermediate Period (c. 2160 - 2055 BC). In: SHAW, Ian. The Oxford history of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2000. SHALOMI-HEN, Racheli. The earliest pictorial representation of Osiris. Proceedings of the ninth internacional congress of egyptologists, Paris, p. 1695 – 1704, 2007. THAUNECKER, Claude. Os deuses do Egito. Brasília: UnB, 1995. TRIGGER, Bruce; KEMP, B. J,; O’CONNOR, D.; LLOYD, A. B. Ancient Egypt a social history. Cambridge: Cambridge University Press, 1983. VERDADE E MENTIRA. Disponível em: <http://www.templodeapolo.net/mit_mitos_impressao.asp?ID=1812&liv=Mitos%20e%20L endas:&rev=&value=>. Acesso em: 15 nov. 2018. WEBER, MAX. Economia e Sociedade. 4.ed. Brasília: Editora UnB, 2000. ZEFERINO, Jefferson. A teologia pública entre pluralidades e contextualidades: uma contribuição protestante. Reflexus revista semestral de teologia e ciências da religião, Vitória, v.11, n.18, p. 425 – 443, ago./dez. 2017.por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68291/2019%20-%20Petterson%20Magno%20da%20Silva%20Santos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5415
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-02-22T00:40:15Z No. of bitstreams: 1 2019 - Petterson Magno da Silva Santos.pdf: 1354891 bytes, checksum: c2bcb79edea72ab03238aad415f176c4 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-22T00:40:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Petterson Magno da Silva Santos.pdf: 1354891 bytes, checksum: c2bcb79edea72ab03238aad415f176c4 (MD5) Previous issue date: 2019-09-06eng
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Petterson Magno da Silva Santos.pdf1.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.