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Tipo do documento: Dissertação
Title: “Na vanguarda do seguro social brasileiro”: estiva, previdência e cidadania nas décadas de 1930 e 1940 (Rio de Janeiro)
Authors: Oliveira, Guilherme Santos Cabral de
Orientador(a): Fortes, Alexandre
Primeiro membro da banca: Fortes, Alexandre
Segundo membro da banca: Nascimento, Álvaro Pereira do
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Felipe Augusto dos Santos
Quarto membro da banca: Correa, Larissa Rosa
Keywords: Estiva;assistência e previdência;IAPE;Dock workers;Assistance and Social Security
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Issue Date: 25-May-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: OLIVEIRA, Guilherme Santos Cabral de. “Na vanguarda do seguro social brasileiro”: Estiva, previdência e cidadania nas décadas de 1930 e 1940 (Rio de Janeiro). 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado em História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.
Abstract: O presente trabalho dedica-se a compreender diante das dinâmicas estabelecidas no contexto, em que medida as experiências dos operários estivadores contribuíram para a acepção de políticas públicas relativas à questão previdenciária no Brasil das décadas de 1930 e 1940, estabelecendo como fio condutor deste processo os anos de funcionamento do Instituto de Aposentadoria e Pensões da Estiva (IAPE), desde de sua criação no ano de 1938 até sua incorporação ao Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas (Iapetec) no ano de 1945. O IAPE foi considerado pelo Estado e pela imprensa como a “vanguarda do seguro social brasileiro”, procurou desempenhar o papel da assistência no contexto trabalhista e objetivou ser um dos catalizadores do projeto corporativista empregado pelo Estado nos anos 30 e 40. No entanto, em menos de uma década teve consumada sua incorporação ao Iapetec, após malfadas reformas técnicas. Não obstante, o IAPE constituiu uma importante ferramenta de utilização dos trabalhadores estivadores para amenização de problemas de seu cotidiano, dos quais podemos destacar: seguros contra doença e acidentes de trabalho e auxílio natalidade; assistência média-cirurgica-hospitalar. Absorvendo algumas das demandas mais urgentes desses trabalhadores e suas famílias. Todavia, salientamos que o emprego dessas políticas públicas foram possibilitadas também pela posição estratégica em que se articulava a categoria em meio ao cenário econômico nacional, suscitando um aspecto de luta por uma cidadania operária. Dessa forma, observamos uma confluência entre interesses do Estado brasileiro no recorte proposto e os interesses dos trabalhadores estivadores da Capital Federal, revelando contradições e mais interpretações sobre as diferentes concepções de classe. Para tal, nos fez necessário analisar o cotidiano dos trabalhadores estivadores em seus ambientes de trabalho e locais de sociabilidade (por vezes ambos se concentram no mesmo espaço), para compreender tanto os conflitos internos nos quais estavam inseridos quanto as variáveis que os faziam compôr sua entidade de classe, a União dos Operários Estivadores. A partir deste ponto apresentamos, convergindo fontes distintas (entrevistas, periódicos, documentação oficial e atas do conselho fiscal do IAPE), Como o Estado brasileiro buscou empreender sua política de previdência social tendo de compreender as demandas dos trabalhadores.
Abstract: This paper aims at understanding the dynamics established in the context, to what extent the experiences of dockworkers contributed to the acceptance of public policies related to the social security issue in Brazil in the 1930s and 1940s, Tracing as analysis of this process the years of operation of Institute of Retirement and Pensions of Stowage (IAPE), from its inception in 1938 until its incorporation to the Institute of Retirement and Pensions of Employees in Transport and Cargo (Iapetec) in 1945. The IAPE was considered by the State and the press as the "vanguard of Brazilian social security," sought to play the role of assistance in the labor context and aimed to be one of the catalysts of the corporatist project employed by the State in the 1930s and 1940s. However, in less than a decade had consummated its incorporation to Iapetec, after failing technical reforms. Nevertheless, the IAPE was an important tool for the use of Dockers to alleviate problems of their daily lives, of which we can highlight: insurance against sickness and accidents at work and birth assistance; Medium-surgical-hospital care. Absorbing some of the most urgent demands of these workers and their families. Nevertheless, we emphasize that the use of these public policies was also made possible by the strategic position in which the category was articulated in the midst of the national economic scenario, provoking an aspect of struggle for a workers' citizenship. Thus, we observe a confluence between interests of the Brazilian State in the proposed cut and the interests of dockworkers in the Federal Capital, revealing contradictions and more interpretations about the different conceptions of class. In order to do this, it was necessary to analyze the daily life of the workers in their work environments and places of sociability (sometimes both focus on the same space), to understand both the internal conflicts in which they were inserted and the variables that made them compose their class entity, the Union of Dock Workers. From this point on, we present different sources (interviews, periodicals, official documentation and minutes of the IAPE fiscal council), as the Brazilian State sought to undertake its social security policy and have to incorporate the demands of these workers.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13848
Appears in Collections:Mestrado em História

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