Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13838
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantana, Carolini Pereira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:51:45Z-
dc.date.available2023-12-22T02:51:45Z-
dc.date.issued2021-07-15
dc.identifier.citationSANTANA, Carolini Pereira. Os territórios da teoria: as disciplinas de Introdução e teoria da história nos cursos de graduação do Rio de Janeiro. 2021.135 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13838-
dc.description.abstractO presente trabalho pretende investigar como as disciplinas de Introdução e Teoria da História são delimitadas nas universidades fluminenses. Acreditamos que conhecer como as professoras e professores pensam o ensino teórico é fundamental para entendermos as diferentes concepções sobre o conhecimento que constituem os cursos de graduação em história. Para tanto, o trabalho divide-se em três partes: a primeira tem o intuito de historicizar as discussões sobre a implementação da disciplina de Introdução aos Estudos Históricos na década de 1960, principalmente através dos Anais do 1º Encontro Brasileiro sobre Introdução ao Estudo da História; a segunda parte consistiu no levantamento e análise de revistas, simpósios temáticos e manuais dedicados à Introdução e Teoria da História e, por fim, foram investigados os conteúdos programáticos e referências bibliográficas obrigatórias estabelecidas nas atuais ementas e programas de Teoria da História nas universidades do Rio de Janeiro. Com isso, pretendemos evidenciar os consensos e disputas presentes na delimitação dos territórios desta subárea voltada para as reflexões em torno da construção do conhecimento históricopor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeoria da Históriapor
dc.subjectIntrodução à Históriapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectTheory of Historyeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectUndergraduate Courseseng
dc.titleOs territórios da teoria: as disciplinas de Introdução e teoria da história nos cursos de graduação do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeThe territories of theory: the disciplines of Introduction and theory of history in undergraduate courses in Rio de Janeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research intends to investigate how the disciplines of Introduction to Historical Studies and Theory of History are delimited in Rio de Janeiro universities. We believe that knowing how professors think about theoretical teaching is essential to comprehend the different conceptions of knowledge that constitute the undergraduate courses in History. To this end, the dissertation is divided into three parts: the first intended to historicize the discussions on the implementation of the Introduction to Historical Studies discipline in the 1960s, mainly through the Annals of the 1º Encontro Brasileiro Sobre Introdução ao Estudo da História; the second part consisted of surveying magazines and manuals dedicated to Introduction and Theory of History; and, finally, the syllabus and mandatory bibliographical references established in the current descriptions and programs of Theory of History at the universities of Rio de Janeiro were investigated. With this, we intend to highlight the consensus and disputes present in the construction of historical knowledgeeng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria da Glória de
dc.contributor.advisor1ID375.580.800-53por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6041-4649por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283240106549824por
dc.contributor.referee1Oliveira, Maria da Glória de
dc.contributor.referee1ID375.580.800-53por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6041-4649por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283240106549824por
dc.contributor.referee2Teixeira, Rebeca Gontijo
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7192-6869por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0522023633864556por
dc.contributor.referee3Costa, Aryana Lima
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2062062013289722por
dc.contributor.referee4Pereira, Ana Carolina Barbosa
dc.contributor.referee4ID938.436.151-87por
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4175947823804402por
dc.creator.ID148.390.737.-67por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6173345255394489por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.relation.referencesBRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, 27 dez. 1961. BRASIL. Parecer nº 377, de 14 de dezembro de 1962. Estabelece o currículo mínimo para os cursos superiores de História. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, 21 dez. 1962. 1º ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA, 1., 1968, Nova Friburgo, RJ. Anais… Niterói: Universidade Federal Fluminense, 1970. SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA – APUH, I, 1961, Marília. Anais... São Paulo: ANPUH, 1962. SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA – APUH, II, 1962, Paraná. Anais... São Paulo: ANPUH, 1962. SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA – APUH, III, 1965, Franca. Anais... São Paulo: ANPUH, 1966. SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA – APUH, IV, 1967, Porto Alegre. Anais... São Paulo: ANPUH, 1969. SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA – APUH, V, 1969, Campinas. Anais... São Paulo: ANPUH, 1971. MANUAIS BORGES, Vavy Pacheco. O que é História. São Paulo: Editora Brasiliense, 1980. CARDOSO, Ciro Flamarion S. Uma Introdução à História. São Paulo: Brasiliense, 1981. 115 CARDOSO, Ciro Flamarion S.; BRIGNOLI, Héctor Pérez. Os Métodos da História: introdução aos problemas, métodos e técnicas da história demográfica, econômica e social. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979. GLÉNISSON, J.; CAMPOS, P. M.; COSTA, E. V. da. Iniciação aos estudos históricos. São Paulo: Difel, 1961. RODRIGUES, José Honório. Teoria da História do Brasil: introdução metodológica. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1949. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARAUJO, Valdei. Apontamentos acerca de um programa para o ensino de Teoria da História de uma perspectiva subalterna. In: Academia.edu. Disponível em: <https://www.academia.edu/37233352>. Acesso em: 21 mai. 2021. ARAUJO, Valdei. O direito à história: o(a) historiador(a) como curador(a) de uma experiência histórica socialmente distribuída. In: GUIMARÃES, Géssica, Guimarães; BRUNO, Leonardo; PEREZ, Rodrigo. Conversas sobre o Brasil: ensaios de crítica histórica. Rio de Janeiro: Autografia, 2017. AVILA, Arthur de Lima. Apresentação. In: SIMON, Zoltán Boldizsár. Os teóricos da história têm uma teoria da história? Reflexões sobre uma não-disciplina. Vitória: Editora Mil Fontes, 2019. AVILA, Arthur Lima de. O que significa indisciplinar a História? In: AVILA, Arthur Lima de; NICOLAZZI, Fernando; TURIN, Rodrigo. A História (in)disciplinada: teoria, ensino e difusão do conhecimento histórico. Vitória: Editora Milfontes, 2019. BARROS, Carlos apud FALCON, Francisco. A historiografia fluminense a partir dos anos 1950/1960: algumas direções e pesquisas. In: GLEZER, Raquel. Do passado para o futuro: edição comemorativa 50 anos da ANPUH. São Paulo: Contexto, 2011. 116 BARROS, José D’Assunção. Teoria da História Vol. I: Princípios e conceitos. Petrópolis: Vozes, 2013. BENTIVOGLIO, Julio. Precisamos falar sobre o currículo de História. In: Café História. Publicado em 15 mai. 2017. Disponível em: <https://www.cafehistoria.com.br/curriculo-de-historia/>. Acesso em: 21 mai. 2021. BENTIVOGLIO, Julio. Revistas de história: objeto privilegiado para se estudar a história da historiografia? In: ARRAIS, Cristiano Pereira Alencar; Bentivoglio, Julio (org.). As revistas de história e as dinâmicas do campo historiográfico. Serra: Editora Milfontes, 2017. BHABHA, Homi. Da mímica e do homem. A ambivalência do discurso colonial. In: ______. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG,1998. CALDAS, Pedro. A arquitetura da teoria: o complemento da trilogia de Jörn Rüsen. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 1-5, jan./mar. 2008. CAMARGO JÚNIOR, M. C. V. Questões sobre a “profissionalização da história”: a disciplina de Introdução aos Estudos Históricos no I Simpósio de Professôres de História do Ensino Superior (1961). Historiografia e Escrita da História, v. 8, n. 15, p. 70-87, ago. 2016. CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense, 2013. CEZAR, Temístocles. Hamlet brasileiro: ensaio sobre giro linguístico e indeterminação historiográfica (1970-1980). História da Historiografia, Ouro Preto, v. 8, n. 17, p. 440-461, abr. 2015. CONSTANTINO, Maria Clara T. Teoria da História ou Teorias da História... A propósito do I Simpósio de Professores de História do Ensino Superior. Revista de História da USP, São Paulo, v. 24, n. 50, p. 417-422, abr./jun. 1962. COSTA, Aryana Lima. O papel dos cursos de Graduação em História: uma discussão sobre a formação dos profissionais de História. Aedos, Porto Alegre, v. 3, n. 6, p. 9-27, jan./jun. 2010. 117 DIEHL, Astor Antônio. Teorias da História: uma proposta de estudos. Passo Fundo: UPF, 2004. ERNANI FILHO, João. Manuais de Iniciação aos Estudos Históricos e a questão da utilidade do conhecimento. História Unisinos, v. 21, n. 2, p. 179-190, mai./ago. 2017. FALCON, Francisco. A historiografia fluminense a partir dos anos 1950/1960: algumas direções e pesquisas. In: GLEZER, Raquel. Do passado para o futuro: edição comemorativa 50 anos da ANPUH. São Paulo: Contexto, 2011. FALCON, Francisco. História e memória: origens e desenvolvimento do programa de pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense. História da Historiografia, Ouro Preto, v. 6, n. 11, p. 15-32, abr. 2013. FALCON, Francisco. Memória e História. A fundação da Anpuh. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – ANPUH, 26., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPUH, 2011. FALCON, Francisco. O programa de pós-graduação do IFCS-UFRJ: um ensaio de história e memória. Topoi, Rio de Janeiro, v. 13, n. 25, p. 6-24, jul./dez. 2012. FÁVERO, Maria de Lourdes. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar, Curitiba, v. 22, n. 28, p. 17-36, jul./dez. 2006. FERREIRA, Marieta de Moraes. A História como ofício: a construção de um campo disciplinar. Rio de Janeiro: FGV, 2013. FICO, Carlos. Algumas anotações sobre historiografia, teoria e método no Brasil dos anos 1990. In: GUAZZELLI, Cesar Augusto Barcelos et al. (Org.). Questões de teoria e metodologia da história. Porto Alegre: Universidade UFRGS, 2000. FILHO, João Ernani. Manuais de Iniciação aos Estudos Históricos e a questão da utilidade do conhecimento. História Unisinos, São Leopoldo, v. 21, n. 2, p. 179-190, mai./ago. 2017. 118 FRANZINI, Fábio. À Sombra das Palmeiras: a Coleção Documentos Brasileiros e as transformações da historiografia nacional (1936-1959). Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2006. FRANZINI, Fábio; GONTIJO, Rebeca. Memória e História da Historiografia no Brasil: a invenção de uma moderna tradição, anos 1940-1960. In: SOIHET, Rachel et al. Mitos, problemas e práticas políticas: memória e historiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. FRANZINI, Fábio; GONTIJO, Rebeca. Panorama da História da historiografia brasileira contemporânea (1930-1980). In: ABRÃO, Janete Silveira (coord.). Brasil: interpretações & perspectivas. São Paulo: Marcial Pons, 2016. FREIXO, Andre de Lemos. Corpo e alma: história e tradição no pensamento de José Honório Rodrigues. RIHGB, n. 461, p. 329-354, out./dez. 2013. FREIXO, Andre de Lemos. Um ‘arquiteto’ da historiografia brasileira: história e historiadores em José Honório Rodrigues. Revista Brasileira de História, v. 31, n. 62, p. 143-172, dez. 2011. GONTIJO, Rebeca. José Honório Rodrigues e a invenção de uma moderna tradição. In: NEVES, Lucia Maria Bastos (org.). Estudos de Historiografia Brasileira. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011. GONTIJO, Rebeca; FRANZINI, Fábio. Apresentação. História e Historiografia, Ouro Preto, v. 6, n. 11, p. 10-14, dez. 2013. GOODSON, Ivor F. A Construção Social do Currículo. Lisboa: Educa, 1997. GUAZZELLI, Cesar Augusto Barcelos et al. (Org.). Questões de teoria e metodologia da história. Porto Alegre: Universidade UFRGS, 2000. 119 GUIMARÃES, Lúcia. Sobre a história da historiografia brasileira como campo de estudos e reflexões. In: NEVES, Lucia Maria Bastos (org.). Estudos de Historiografia Brasileira. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011. GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Historiografia e cultura histórica: notas para um debate. Ágora, Santa Cruz do Sul, v. 11, nº. 1, p. 31-47, jan./ jun. 2005. GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Repensando os domínios de Clio: as angústias e ansiedades de uma disciplina. Revista Catarinense de História, Florianópolis, n. 5, p. 5-20, mar. 1998. GUTFREIND, Ieda. Ensino de Teoria e Metodologia nos cursos de História. In: GUAZZELLI, Cesar Augusto Barcelos et al. (Org.). Questões de teoria e metodologia da história. Porto Alegre: Universidade UFRGS, 2000. KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: estudos sobre a História. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2014. MACHADO, Daiane Vaiz. Por uma “ciência histórica”: o percurso intelectual de Cecília Westphalen, 1950-1998. Tese de Doutorado - Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Universidade Estadual Paulista, 2016. MARTINS, E. C. R. Conhecimento histórico e historiografia brasileira contemporânea. Revista Portuguesa de História, v. 42, n. 42, p. 197-217, 2011. NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. O primeiro Simpósio de Professores de História do Ensino Superior (1961): currículo e formação de professores. Cadernos de História da Educação, v. 16, n. 1, p. 286-304, jan./abr. 2017. NASCIMENTO, Thiago. A formação do professor de História no Brasil: percurso histórico e periodização. Revista História Hoje, v. 2, n. 4, p. 265-304, jul./dez. 2013. 120 NICODEMO, Thiago Lima; SANTOS, Pedro Afonso; PEREIRA, Mateus Henrique. Uma introdução à história da historiografia brasileira (1870-1970). Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018. OLIVEIRA, Maria da Glória de. A história disciplinada e seus outros: reflexões sobre as (in)utilidades de uma categoria. In: AVILA, Arthur Lima de; NICOLAZZI, Fernando; TURIN, Rodrigo. A História (in)disciplinada: teoria, ensino e difusão do conhecimento histórico. Vitória: Editora Milfontes, 2019. OLIVEIRA, Maria da Glória de. Os sons do silêncio: interpelações feministas decoloniais à história da historiografia. História da Historiografia, Ouro Preto, v. 22, n. 28, p. 104-140, set./dez. 2018. OLIVEIRA, Maria da Glória de; GONTIJO, Rebeca. Sobre a historiografia brasileira. R. IHGB, Rio de Janeiro, a. 177, n. 472, p. 13-37, jul./set. 2016. PEREIRA, Ana Carolina Barbosa. Precisamos falar sobre o lugar epistêmico na Teoria da História. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 24, p. 88-114, abr./jun. 2018. PEREIRA, Ludmila Gama. A construção do saber histórico e projeto social: Os historiadores da UFRJ na época da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985). In: XIII ENCONTRO DE HISTÓRIA – ANPUH-Rio, 8., 2008, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Rio de Janeiro: ANPUH, 2008. PETERSEN, Sílvia Regina. Teoria e Metodologia da História: experiências no ensino de graduação. In: GUAZZELLI, Cesar Augusto Barcelos et al. (Org.). Questões de teoria e metodologia da história. Porto Alegre: Universidade UFRGS, 2000. RODRIGUES, Mara. A formação superior em história na UPA/URGS/UFRGS de 1943-1971. História da Historiografia, Ouro Preto, v. 5, n. 11, p. 122-139, abr. 2013. 121 ROIZ, Diego da Silva. A institucionalização do ensino universitário de Geografia e História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo entre 1934 e 1956. Ágora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 65-104, jan./jun. 2007. RÜSEN, Jörn. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. SCOTT, Joan; KLEINBERG, Ethan; WILDER, Gary. Teses sobre Teoria e História. Tradução de Andre de Lemos Freixo e João Ohara. In: Academia.edu. Disponível em: <https://www.academia.edu/36775977/>. Acesso em: 29 mai. 2021. TURIN, Rodrigo. Entre o passado disciplinar e os passados práticos: figurações do historiador na crise das humanidades. Tempo, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 186-205, mai./ago. 2018. VARELLA, Flávia Florentino. Limites, desafios e perspectivas: a primeira década da revista História da Historiografia (2008-2018). História da Historiografia, Ouro Preto, v. 11, n. 28, p. 2019-265, set./dez. 2018.por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72648/2021%20-%20Carolini%20Pereira%20Santana.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6441
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-03-21T13:24:14Z No. of bitstreams: 1 2021 - Carolini Pereira Santana.pdf: 1357429 bytes, checksum: b2959af1f42b2c461e6b5bb373fd47ce (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-21T13:24:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Carolini Pereira Santana.pdf: 1357429 bytes, checksum: b2959af1f42b2c461e6b5bb373fd47ce (MD5) Previous issue date: 2021-07-15eng
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Carolini Pereira Santana.pdf2021 - Carolini Pereira Santana1.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.