Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13838
Tipo do documento: Dissertação
Title: Os territórios da teoria: as disciplinas de Introdução e teoria da história nos cursos de graduação do Rio de Janeiro
Other Titles: The territories of theory: the disciplines of Introduction and theory of history in undergraduate courses in Rio de Janeiro
Authors: Santana, Carolini Pereira
Orientador(a): Oliveira, Maria da Glória de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Maria da Glória de
Segundo membro da banca: Teixeira, Rebeca Gontijo
Terceiro membro da banca: Costa, Aryana Lima
Quarto membro da banca: Pereira, Ana Carolina Barbosa
Keywords: Teoria da História;Introdução à História;Currículo;Theory of History;Curriculum;Undergraduate Courses
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Issue Date: 15-Jul-2021
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: SANTANA, Carolini Pereira. Os territórios da teoria: as disciplinas de Introdução e teoria da história nos cursos de graduação do Rio de Janeiro. 2021.135 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.
Abstract: O presente trabalho pretende investigar como as disciplinas de Introdução e Teoria da História são delimitadas nas universidades fluminenses. Acreditamos que conhecer como as professoras e professores pensam o ensino teórico é fundamental para entendermos as diferentes concepções sobre o conhecimento que constituem os cursos de graduação em história. Para tanto, o trabalho divide-se em três partes: a primeira tem o intuito de historicizar as discussões sobre a implementação da disciplina de Introdução aos Estudos Históricos na década de 1960, principalmente através dos Anais do 1º Encontro Brasileiro sobre Introdução ao Estudo da História; a segunda parte consistiu no levantamento e análise de revistas, simpósios temáticos e manuais dedicados à Introdução e Teoria da História e, por fim, foram investigados os conteúdos programáticos e referências bibliográficas obrigatórias estabelecidas nas atuais ementas e programas de Teoria da História nas universidades do Rio de Janeiro. Com isso, pretendemos evidenciar os consensos e disputas presentes na delimitação dos territórios desta subárea voltada para as reflexões em torno da construção do conhecimento histórico
Abstract: This research intends to investigate how the disciplines of Introduction to Historical Studies and Theory of History are delimited in Rio de Janeiro universities. We believe that knowing how professors think about theoretical teaching is essential to comprehend the different conceptions of knowledge that constitute the undergraduate courses in History. To this end, the dissertation is divided into three parts: the first intended to historicize the discussions on the implementation of the Introduction to Historical Studies discipline in the 1960s, mainly through the Annals of the 1º Encontro Brasileiro Sobre Introdução ao Estudo da História; the second part consisted of surveying magazines and manuals dedicated to Introduction and Theory of History; and, finally, the syllabus and mandatory bibliographical references established in the current descriptions and programs of Theory of History at the universities of Rio de Janeiro were investigated. With this, we intend to highlight the consensus and disputes present in the construction of historical knowledge
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13838
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Carolini Pereira Santana.pdf2021 - Carolini Pereira Santana1.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.