Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13763
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira Junior, Jardel da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:50:45Z-
dc.date.available2023-12-22T02:50:45Z-
dc.date.issued2019-07-18
dc.identifier.citationOLIVEIRA JUNIOR, Jardel da Silva. A Geografia escolar na contemporaneidade: Uma análise a partir da perspectiva dos alunos do ensino médio da rede estadual no município de Nova Iguaçu - RJ. 2019. 85 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13763-
dc.description.abstractSabe-se que a educação geográfica está debruçada sobre vários desafios e possibilidades no contexto atual. Além dos problemas internos da geografia enquanto disciplina, tanto em aspectos teóricos quanto metodológicos, a mesma também enfrenta obstáculos no que tange as falhas no sistema educacional brasileiro, impossibilitando um processo de ensino-aprendizagem em geografia realmente significativo. A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar de que forma os conhecimentos geográficos estão adentrando em sala de aula por meio da visão dos estudantes do ensino médio da rede estadual no município de Nova Iguaçu - RJ. Utiliza uma metodologia bibliográfica e quantitativo-qualitativa, tendo como propósito entender quais são as problemáticas que estão inseridas no universo geográfico nas escolas públicas. Para isso, é efetuada uma explanação teórica referente a história da geografia enquanto ciência e disciplina escolar, além das principais questões no que se refere ao ensino de geografia na atualidade. Posteriormente, foram analisados questionários discursivos aplicados aos estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Engenheiro Arêa Leão, assim como entrevistas realizadas com professores de geografia que lecionam na escola, buscando entender quais são as suas demandas em relação ao ensino de geografia nas escolas públicas. Como resultado, concluiu-se que os alunos ainda têm a visão de uma geografia acrítica, tendo como função apenas informar conhecimento, sem intervenção na sociedade e tendo os mapas como fundamento principal da disciplina. Além disso, percebe-se que os professores tentam exercer práticas que traga uma significância para a geografia escolar, porém encontram dificuldades para a efetivação de resultados expressivos desse processo.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectDisciplina Escolarpor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectGeographyeng
dc.subjectSchool Disciplineeng
dc.subjectHigh Schooleng
dc.titleA Geografia escolar na contemporaneidade: uma análise a partir da perspectiva dos alunos do ensino médio da rede estadual no município de Nova Iguaçu - RJpor
dc.title.alternativeContemporary school geography: an analysis from the perspective of high school students from the state school in Nova Iguaçu - RJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherGeographical education is known to address various challenges and possibilities in the current context. In addition to the internal problems of geography as a discipline, both in theoretical and methodological aspects, it also faces obstacles regarding the failures in the Brazilian educational system, making it impossible for a truly meaningful teaching-learning process in geography. This research aims to analyse how the geographic knowledge has been given in the classroom through the point of view of the high school students of the public schools in Nova Iguaçu - RJ. The research makes use of a bibliographic and quantitative-qualitative methodology, in order to understand the problems that are inserted in the geographical universe of the public schools. Therefore, a theoretical explanation is made regarding the history of geography as a science and school subject, in addition to the main issues regarding the teaching geography nowadays. Subsequently, discursive questionnaires applied to high school students of the Engenheiro Arêa Leão State College were analyzed, as well as interviews with geography teachers who teach at the school, seeking to understand what their demands regarding the teaching of geography in public schools are. As a result, it was concluded that students still have the vision of an uncritical geography, having as its function only informing knowledge, without intervention in society and having maps as the main foundation of the discipline. In addition to that, it is clear that teachers try to use practices that bring significance to the school geography, but find difficulties for the realization of expressive results of this process.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Clézio dos
dc.contributor.advisor1IDCPF: 121.188.688-39por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3525247325350570por
dc.contributor.referee2Queiroz, Edileuza Dias de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5730602348729651por
dc.contributor.referee3Bonomo, Lorena Lopes Pereira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3039646246645136por
dc.creator.IDCPF: 145.942.727-03por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5710878522149188por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, M. Dois momentos na história da Geografia escolar: a Geografia clássica e as contribuições de Delgado de Carvalho. Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, 2011. ALENTEJANO, P. R. R.; ROCHA LEÃO, O. M. Trabalho de Campo: Uma ferramenta essencial para os geógrafos ou um instrumento banalizado? Boletim Paulista de Geografia. N. 84. 2006. P. 51-68. ANDRADE, M. C. Geografia: Ciência da Sociedade. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2008. ANTUNES, C. F. Os estudantes e as transformações da Geografia brasileira. GEOGRAFARES, Vitória, no 2, jun. 2001. AQUINO JUNIOR, J. O aluno, o professor e a escola. In: Passini, E. Y. (Org.) Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. 2ª ed. – São Paulo: Contexto, 2013. ASCENSÃO, V. O. R. Os conhecimentos docentes e a abordagem do relevo e suas dinâmicas nos anos finais do ensino fundamental. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Geociências, Departamento de Geografia. Belo Horizonte, Agosto de 2009. AUDIGIER, F. Histoire et géographie: un modèle disciplinaire pour penser l'identité professionnelle. Recherche et Formation, Paris, n. 25, p. 9-21, 1997. BERNARDES, N. O pensamento geográfico tradicional. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro. Ano 44, n. 3. p. 389-538. jul./set. 1982. BRASIL, Ministério da Educação – MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica – SEMTEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo escolar da educação básica 2016. Brasília, DF: MEC/INEP, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo escolar da educação básica 2017. Brasília, DF: MEC/INEP, 2018. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/ SEF, 1998. BUTTIMER, A. Aprendendo o Dinamismo do Mundo Vivido. In: CHRISTOFOLETTI, A. Perspectivas da Geografia. São Paulo: DIFEL, 1982. p. 165-194. CACETE, N. Análise do novo modelo institucional de formação de professores: uma proposição. In: __________. O ensino superior o Brasil e a formação de professores (1930-2000). – 1. Ed – Jundiaí, SP: Paco, 2017. 78 CALLAI, H. A geografia no ensino médio. Terra Livre. Nº 14. 1999. CALLAI, H. C. Educação Geográfica: Ensinar e Aprender Geografia. In: CASTELLAR, S; MUNHOZ, G. B. Conhecimentos escolares e Caminhos metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012 CAMPOS, M. C. A formação do professor de Geografia: A difícil construção do saber/fazer docente. Geosaberes. Fortaleza, v.3, n. 6, p.3-15, jul. / dez. 2012. CARDOSO, C.; QUEIROZ, E. Novas perspectivas e transformação no ensino de Geografia. In: SANTOS, C. (Org.) Geografia Escolar: Formação, concepções e práticas. Nova Iguaçu: IM/UFRRJ – 2015. CARVALHO, D. Methodologia do ensino geographico: introdução aos estudos de geografia moderna. Petrópolis: Vozes de Petrópolis, 1925. CASSAB, C. Geografia científica e Geografia escolar: O diálogo necessário. 12º Encuentro de geógrafos de América Latina. Montevideo, Uruguai, 2009. (p. 1-15) CAVALCANTI, L. O ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico) CHRISTOFOLETTI, A. Perspectivas da Geografia. 2ª ed. São Paulo: DEFEL,1985. CORREA, C. Z. Objeto de Estudo da Geografia: análise do conceito segundo os professores da rede pública de ensino de Londrina-PR. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Educação, Comunicação e Artes. Universidade Estadual de Londrina. CORRÊA, R. L. Repensando a teoria das localidades centrais. In: MOREIRA, R. (Org.) Geografia: teoria e crítica. Petrópolis: Vozes, 1982. p. 167-184 COUTO, M. A. C. et al. Contra a precarização da escola pública brasileira e pela valorização da profissão docente. Revista Terra Livre. v.1, n. 40. 2013. COUTO, M. A. C. Ensinar Geografia na escola pública de hoje. In: SACRAMENTO, A. C. R.; ANTUNES, C. F. A.; FILHO, M. M. S. Ensino de Geografia: Produção do espaço e processos formativos. 1. Ed. – Rio de Janeiro: Consequência, 2015. DAMIANI, A. A geografia e a construção da cidadania. In: CARLOS, A. (Org.) A Geografia na sala de aula. 9 ed. – São Paulo, Contexto: 2013. FERRAZ, C. O discurso geográfico: a obra de Delgado de Carvalho no contexto da geografia brasileira - 1913 a 1942. São Paulo, 1995 (Dissertação de Mestrado), FFLCH/USP. FIALHO, L; MACHADO, C; SALES, J. As correntes do pensamento geográfico e a geografia ensinada no ensino fundamental: objetivos, objeto de estudo e a formação dos conceitos geográficos. Educação em Foco. Minas Gerais. v. 17, n. 23. p. 203-224. 2014. FERREIRA, P. Ideb: Estado do Rio não alcança as notas estipuladas para os ensino fundamental e médio. O GLOBO. 30 Out. 2018. Disponível em <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/ideb-estado-do-rio-nao-alcanca-as-notas-estipuladas-para-os-ensinos-fundamental-medio-23028904> acesso em 10/02/2019. 79 FONSECA, Fernanda Padovessi.; OLIVA, Jaime Tadeu. A Geografia e suas linguagens: o caso da Cartografia. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri et. al. (Org.) A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. p. 62-78 FUNDAÇÃO CEPERJ. Região Metropolitana do Rio de Janeiro – 2014. Disponível em <http://www.ceperj.rj.gov.br/ceep/info_territorios/RMRJ2013.pdf> Acesso em 22 Out. 2018. GAUDIO, R. Geografia do Brasil: a construção de um Corpus Escolar. Geografias, Belo Horizonte, Jan.Jun. 2013, v.9, n.1, pp.40-54 GIROTTO, E.; MORMUL, N. Formação docente e educação geográfica: entre a escola e a universidade. Curitiba: CRV, 2016. HORA, D. L. Gestão dos sistemas educacionais: modelos e práticas exercidas na Baixada Fluminense. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE). V. 26, n. 3, p. 565-581, 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nova Iguaçu: Panorama. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/nova-iguacu/panorama> Acesso em 01/08/2019. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Disponível em: <http://www.inep.gov.br> Acesso em 11/08/2018. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Matriz de Referência para o ENEM 2009. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13318&Ite>Acesso em: 15/03/2017. ISSLER, B. A geografia e os estudos sociais. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, Presidente Prudente, 1973. KAERCHER, N.; SCHAFFER, N.; REICHWALD Jr, G. A geografia no ensino médio. In: CASTROGIOVANNI, A. et al. Geografia em sala de aula: Práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora da UFRGS, Associação dos Geógrafos Brasileiros. 2010. KIMURA, S. Geografia no ensino básico: Questões e propostas. 2ª ed. – São Paulo: Contexto, 2011. KRAWCZYK, N. Reflexão sobre alguns desafios do Ensino Médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa. V. 41, N. 14, 2011. LACOSTE, Y. A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas, SP: Papirus, 1988. LEAL, R. A. Política de atendimento ao adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto na cidade de Nova Iguaçu. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Serviço Social. 2012. Lei nº 4504, de 23 de junho de 2015 (Plano Municipal de Educação de Nova Iguaçu). Disponível em <http://www.cmni.rj.gov.br/site/legislacao-municipal/leis-ordinarias/2015/lei-4504-2015.pdf> Acesso em 08/06/2019. 80 LESTEGÁS, F. R. A construção do conhecimento geográfico escolar: do modelo transpositivo à consideração disciplinar da Geografia. In: CARLOS, A. F. (Org.). Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 2002. __________. Concebir la geografía escolar desde una nueva perspectiva: una disciplina al servicio de la cultura escolar. Boletín de La A.G.E., n. 33, 173-186, 2002. LOPES, C. S. O professor de Geografia e os saberes profissionais: O processo formativo e o desenvolvimento da profissionalidade. 2010. Tese. (Doutorado em Geografia). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. São Paulo. MENEZES, M. V. et al. As principais correntes do pensamento geográfico: Uma breve discussão da categoria e análise de Lugar. Centro Cientifico Conhecer, Goiânia, Enciclopédia Biosfera N.07, 2009. MENEZES, V. S. A historiografia da geografia acadêmica e escolar: uma história de encontros e desencontros. Geographia Meridionalis v. 1, n. 2 Jul-Dez/2015 p. 343–362. MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio> Acesso em 20/07/2019. MONTEIRO, C. A. F. A Geografia do Brasil (1934-1977): avaliação e tendências. São Paulo: USP/IGEOG, 1980. MORAES, A. C. R. Geografia: Pequena história crítica. 20. Ed. São Paulo: Anablume, 1994. MORAES, L. B. A utilização de mapas no ensino de Geografia. I Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino. Goiânia, 2003. MOREIRA, R. O pensamento geográfico brasileiro 2: As matrizes da renovação. 2ª ed, 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014. __________. Pensar e ser geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. 1 ed. 2ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2010. NOVA IGUAÇU. Prefeitura Municipal. Unidades escolares. Disponível em <http://www.novaiguacu.rj.gov.br/semed/unidades-escolares/> Acesso em 01/08/2019. OLIVEIRA, A. Desafios e possibilidades da Geografia no ensino médio. Revista Ponto de Vista, Viçosa, vol. 1, n. 1, p. 31-42, 2004. OLIVEIRA, D. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004. PESSOA, R. B. Um olhar sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil e a visão dos alunos de ensino médio sobre a geografia atual. Dissertação (Mestrado). UFPB/CCEN. – João Pessoa, PB. 2007. 81 PESSOA, R. B.; BRITO, F. B. B. Da origem da Geografia Crítica a Geografia Crítica escolar. 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Porto Alegre – RS, 2009. PINHEIRO, A. C. Dilemas da formação do professor de Geografia no ensino superior. In: CAVALCANTI, L. (Org.) Formação de Professores: Concepções e práticas em Geografia. Goiânia. Editora Vieira. 2006. POLICARPO, B. P. G. Currículo mínimo do estado do Rio de Janeiro: Reprodução, questionamentos e geografia. V Encontro Regional de Ensino de Geografia. Associação dos Geógrafos Brasileiros - Campinas - 20 a 22 de outubro de 2016. PONTUSCHKA, N. A Geografia: Pesquisa e Ensino. In: CASTELLAR, S; MUNHOZ, G. Conhecimentos escolares e Caminhos metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012. PONTUSCHKA, N. Políticas públicas na trajetória do ensino e da formação de professores: a construção do conhecimento. In: ALBUQUERQUE. M; FERREIRA, J. (org.). Formação, pesquisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa. Editora Mídia, 2013. PONTUSCHKA, N; PAGANELLI, T; CACETE, N. Para ensinar e aprender geografia. 3ª ed. – São Paulo: Cortez, 2009. – (Coleção docência em formação: Série Ensino Fundamental) RESENDE FILHO, C. M. Livro didático de estudos sociais: um tipo de artefato de produção cultural marcado por continuidades e resistências aos ideais da Ditadura Militar (1970-1980). Dissertação (Mestrado). UFPB/CE – João Pessoa, PB, 2014. RIO DE JANEIRO. Currículo Mínimo. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. 2012. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: < http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=759820> Acesso em 11/08/2018. ROCHA G. O. R. O ensino de Geografia no Brasil: as prescrições oficiais em tempos neoliberais. Revista Contrapontos. v. 10, n. 1, p. 14-28, jan./abr. 2010. __________. O Colégio Pedro II e a institucionalização da Geografia escolar no Brasil Império. Giramundo. Rio de Janeiro. V. 1. N. 1. P. 15-34. Jan/Jun 2014. __________. Por uma Geografia Moderna na sala de aula: Rui Barbosa e Delgado de Carvalho e a renovação do ensino de Geografia no Brasil. Mercator - Revista de Geografia da UFC, ano 08, número 15, 2009. SACRAMENTO, A. A mediação do conhecimento: a importância de se pensar o trabalho docente de Geografia. In: SACRAMENTO, ANTUNES, FILHO (org.). Ensino de Geografia: Produção do espaço e processos formativos. 1. Ed. – Rio de Janeiro: Consequência, 2015. SAIKI, K.; GODÓI, F. A prática de ensino e o estágio supervisionado. In: PASSINI, E.; PASSINI, R.; MALYSZ, S. (Org). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. – 2. ed., 2ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2013. SAMPAIO A. C. F. et al. História da Geografia escolar brasileira: Continuando a discussão. VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 17 a 20 de abril de 2006. Uberlândia-MG. 82 SANTOS, C. Reflexão sobre a formação de professores de Geografia. In: __________. (Org.) Geografia Escolar: Formação, concepções e práticas. Nova Iguaçu: IM/UFRRJ – 2015. __________. Saberes Cartográficos. Nova Iguaçu, Agbook. 2013. SANTOS, E. S. Geografia escolar, pensamento geográfico e processos de recontextualização. XVI Encontro Nacional de Geógrafos. Porto Alegre - RS, 2010. p. 1-12 SANTOS, M. Por uma Geografia Nova: Da crítica a Geografia a uma Geografia Crítica. 6ª ed. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004. - (Coleção Milton Santos; 2). SILVA, J. M.; MENDES, E. P. P. Abordagem qualitativa e geografia: pesquisa documental, entrevista e observação. In: MARAFON, G. J. (et all.) – Orgs. Pesquisa Qualitativa em Geografia: reflexões teórico-conceituais e aplicadas. Rio de Janeiro. EdUERJ, 2013. (pp. 207-222). SOUZA NETO, M. F. A aula de geografia e algumas crônicas. Campina Grande: Bagagem, 2008. SPOSITO, E. S. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Editora UNESP, 2004. TAYLOR, D. R. F. A conceptual basis for cartography: new directions for the information era. Cartoghaphica, Toronto. v. 28. n. 4, p. 1-8, 1991. VESENTINI, J. W. (Org). O Ensino de Geografia no século XXI. Campinas – SP: Papirus, 2004. __________. Geografia Crítica e Ensino. Orientação nº 6. Instituto de Geografia – USP. 1985. P. 53-58. __________. Repensando a geografia escolar para o século XXI. São Paulo: Plêiade, 2009. VLACH, V. R. F. O ensino de Geografia no Brasil: uma perspectiva histórica. In: VESENTINI, J. W. (Org.). O ensino de Geografia no século XXI. São Paulo: Papirus, 2004. p.187-218.por
dc.subject.cnpqGeografiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67488/2019%20-%20Jardel%20da%20Silva%20Oliveira%20Junior.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5224
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-11-09T01:21:44Z No. of bitstreams: 1 2019 - Jardel da Silva Oliveira Junior.pdf: 2446855 bytes, checksum: f0136ca284725b0fc56b12d298c43eb7 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-09T01:21:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Jardel da Silva Oliveira Junior.pdf: 2446855 bytes, checksum: f0136ca284725b0fc56b12d298c43eb7 (MD5) Previous issue date: 2019-07-18eng
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Jardel da Silva Oliveira Junior.pdf2019 - Jardel da Silva Oliveira Junior2.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.