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dc.contributor.authorMatain, Paula Carvalho
dc.date.accessioned2023-12-22T02:50:43Z-
dc.date.available2023-12-22T02:50:43Z-
dc.date.issued2018-11-13
dc.identifier.citationMATAIN, Paula Carvalho. Perspectivas e práticas formativas do professor: uma percepção do ensino de geografia no Plano Nacional de Formação de Professores na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13756-
dc.description.abstractO processo de formação docente demanda esforço e pesquisa. A investigação sobre o Ensino e suas metodologias são importantes para que o professor possa se qualificar e construir cotidianamente sua prática. O objetivo geral da pesquisa é compreender e analisar criticamente as perspectivas e práticas docentes na disciplina Ensino de Geografia ministrada no PARFOR/UFRRJ. Os objetivos específicos buscam investigar e analisar as potencialidades das metodologias utilizadas na disciplina Ensino de Geografia do Curso Pedagogia – PARFOR da UFRRJ. Além de analisar a relação e a interação da Formação Docente com o Ensino de Geografia. A pesquisa foi construída a partir da leitura do referencial teórico que envolvem autores como Cavalcanti (1998, 2012), Pontuschka, Paganelli e Cacete (2012), Tardif (2014), Freire (2018), Giroux (1997), além de diretrizes de organização e funcionamento do PARFOR. O acompanhamento das aulas da disciplina Ensino de Geografia, a investigação da importância das metodologias, produção de mapa mental, apresentação de seminários, construção de maquetes, fazines e a aplicação da entrevista comporão a metodologia do trabalho. A análise das atividades realizadas na disciplina escolar na disciplina de Ensino de Geografia no PARFOR, reforçam a relevância da vivência e da construção do Espaço Geográfico pelo aluno docente. Apresentando assim, a importância do Ensino de Geografia na formação do PARFOR/UFRRJ-IM e os resultados positivos que podem contribuir com os alunos nas salas de aula nas redes municipais, estaduais e federais. O Ensino de Geografia é uma disciplina que nos coloca a refletir sobre as dinâmicas do mundo e como o professor pode colaborar para que sejamos auxiliadores do aprendizado. Os professores que perpassam a disciplina têm acesso a metodologias e pesquisa de teóricos e pensadores da Geografia que pensam e constroem conhecimento. Resistência é a palavra que define a Educação, o PARFOR, e os professores, em meio a tanta falácia, tantos comentários, violências e crises ainda sustentamos um país inteiro, formamos da melhor forma possível – com as condições que temos – os alunos das redes. Os investimentos que eram segurança, hoje é história, até mesmo o PARFOR foi atingido tendo sua política de formação reestruturada. Apresentando assim, a importância do Ensino de Geografia na formação do PARFOR/UFRRJ e os resultados positivos que podem contribuir com os alunos nas salas de aula nas redes municipais, estaduais e federais.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectFormação do Professor – PARFOR.por
dc.subjectMetodologiaspor
dc.subjectTeaching of Geographyeng
dc.subjectFormation of the Teacher – PARFOReng
dc.subjectMethodologieseng
dc.titlePerspectivas e práticas formativas do professor: uma percepção do ensino de Geografia no Plano Nacional de Formação de Professores na Universidade Federal do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativePerspectives and formative practices of the teacher: a perception of the teaching of Geography in the National Plan of Teachers' Formation in the Federal University of the Rio de Janeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe process of teacher training demands effort and research. Research on Teaching and its methodologies are important so that the teacher can qualify and build his practice on a daily basis. The general objective of the research is to understand and critically analyze the perspectives and teaching practices in the Teaching of Geography taught at PARFOR / UFRRJ. The specific objectives seek to investigate and analyze the potentialities of the methodologies used in the Teaching of Geography course of the Pedagogy Course - PARFOR, UFRRJ. In addition to analyzing the relationship and interaction of Teacher Training with Geography Teaching. The research was based on the reading of the theoretical reference that involves authors such as Cavalcanti (1998, 2012), Pontuschka, Paganelli and Cacete (2012), Tardif (2014), Freire (2018) and Giroux (1997). organization and operation of PARFOR. The follow up of the lessons of the Teaching of Geography, investigation of the importance of methodologies, production of mental map, presentation of seminars, construction of models, and the application of the interview will compose the methodology of the work. The analysis of the activities carried out in the school discipline in the discipline of Geography Teaching in PARFOR, reinforce the relevance of the experience and the construction of the Geographic Space by the student-teacher. Thus, the importance of Geography Teaching in the formation of PARFOR / UFRRJ-IM and the positive results that can contribute with the students in the classrooms in the municipal, state and federal networks. The Geography Teaching is a discipline that puts us to reflect on the dynamics of the world and how the teacher can collaborate so that we are learning aiders. Teachers who pass the discipline have access to methodologies and research of geography theorists and thinkers who think and build knowledge. Resistance is the word that defines Education, PARFOR, and teachers, in the midst of so much fallacy, so many comments, violence and crises we still support a whole country, we form as best we can - with the conditions we have - . The investments that were security, today is history, even PARFOR was reached having its training policy restructured. Thus presenting the importance of Geography Teaching in the formation of PARFOR / UFRRJ and the positive results that can contribute with the students in the classrooms in the municipal, state and federal networks.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Clézio dos
dc.contributor.advisor1ID3525247325350570por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3525247325350570por
dc.contributor.referee1Santos, Ana Maria Marques
dc.contributor.referee1ID4837755740137182por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4837755740137182por
dc.contributor.referee2Rosa, Isaac Gabriel Gayer Fialho da
dc.contributor.referee2ID2929412736271621por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2929412736271621por
dc.contributor.referee3Azevedo, Patrícia Bastos de
dc.contributor.referee3ID2172195421648211por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2172195421648211por
dc.creator.ID9752633887877503por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9752633887877503por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.relation.referencesUFRRJ. Acesso à informação: Institucional do PARFOR na UFRRJ/IM. disponível em: <http://r1.ufrrj.br/im/wp/parfor> acessado em 03.11.2017. BRASIL. Acesso à informação: Plataforma Freire. disponível em: <http://freire.capes.gov.br/index/principal> acessado em 03.11.2017. BRASIL. Relatório de Gestão PARFOR. 2009 – 2013. Disponível em: < https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/1892014-relatorio PARFOR.pdf> acessado em 15.11.2017. ______. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. ______. Diário Oficial da União. Nº 58, sexta-feira, 24 de março de 2017 ISSN 1677-7042 61 _______. Diário Oficial da União. Nº 8, quarta-feira, 13 de janeiro de 2010. Dispõe do termo de adesão da UFRRJ ao Parfor. ______. Decreto 6.775/ 2009. Institui o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, Brasília, 2009. ______. Parecer CNE nº 009/2001- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial, Brasília, 18 jan. 2002. ______. Portaria 40 de 03 de abril de 2013- Regulamentação do Prodocência disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria40- 3abr13RegulamentoProdocencia.pdf ALMEIDA, R. D. Do Desenho ao Mapa: Iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2006. ANDUJAR, P. A. A utilização de maquetes como instrumento metodológico nas aulas de Geografia. In ANAIS: I Simpósio Nacional de Recursos Tecnológicos Aplicados à Cartografia e XVIII Semana de Geografia p. 390-395 Maringá, 21 a 25 de setembro de 2009. AZEVEDO, P. B. Tornar-se professor de história: a escrita monográfica de conclusão de curso na formação do professor(a)/autor(a) no curso de Licenciatura Parfor/UFRRJ. XXIX Simpósio Nacional de História. Brasília: 2017. CAMPOS, F. R. 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dc.subject.cnpqGeografiapor
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