Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13756
Tipo do documento: Dissertação
Title: Perspectivas e práticas formativas do professor: uma percepção do ensino de Geografia no Plano Nacional de Formação de Professores na Universidade Federal do Rio de Janeiro
Other Titles: Perspectives and formative practices of the teacher: a perception of the teaching of Geography in the National Plan of Teachers' Formation in the Federal University of the Rio de Janeiro
Authors: Matain, Paula Carvalho
Orientador(a): Santos, Clézio dos
Primeiro membro da banca: Santos, Ana Maria Marques
Segundo membro da banca: Rosa, Isaac Gabriel Gayer Fialho da
Terceiro membro da banca: Azevedo, Patrícia Bastos de
Keywords: Ensino de Geografia;Formação do Professor – PARFOR.;Metodologias;Teaching of Geography;Formation of the Teacher – PARFOR;Methodologies
Área(s) do CNPq: Geografia
Idioma: por
Issue Date: 13-Nov-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citation: MATAIN, Paula Carvalho. Perspectivas e práticas formativas do professor: uma percepção do ensino de geografia no Plano Nacional de Formação de Professores na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2018.
Abstract: O processo de formação docente demanda esforço e pesquisa. A investigação sobre o Ensino e suas metodologias são importantes para que o professor possa se qualificar e construir cotidianamente sua prática. O objetivo geral da pesquisa é compreender e analisar criticamente as perspectivas e práticas docentes na disciplina Ensino de Geografia ministrada no PARFOR/UFRRJ. Os objetivos específicos buscam investigar e analisar as potencialidades das metodologias utilizadas na disciplina Ensino de Geografia do Curso Pedagogia – PARFOR da UFRRJ. Além de analisar a relação e a interação da Formação Docente com o Ensino de Geografia. A pesquisa foi construída a partir da leitura do referencial teórico que envolvem autores como Cavalcanti (1998, 2012), Pontuschka, Paganelli e Cacete (2012), Tardif (2014), Freire (2018), Giroux (1997), além de diretrizes de organização e funcionamento do PARFOR. O acompanhamento das aulas da disciplina Ensino de Geografia, a investigação da importância das metodologias, produção de mapa mental, apresentação de seminários, construção de maquetes, fazines e a aplicação da entrevista comporão a metodologia do trabalho. A análise das atividades realizadas na disciplina escolar na disciplina de Ensino de Geografia no PARFOR, reforçam a relevância da vivência e da construção do Espaço Geográfico pelo aluno docente. Apresentando assim, a importância do Ensino de Geografia na formação do PARFOR/UFRRJ-IM e os resultados positivos que podem contribuir com os alunos nas salas de aula nas redes municipais, estaduais e federais. O Ensino de Geografia é uma disciplina que nos coloca a refletir sobre as dinâmicas do mundo e como o professor pode colaborar para que sejamos auxiliadores do aprendizado. Os professores que perpassam a disciplina têm acesso a metodologias e pesquisa de teóricos e pensadores da Geografia que pensam e constroem conhecimento. Resistência é a palavra que define a Educação, o PARFOR, e os professores, em meio a tanta falácia, tantos comentários, violências e crises ainda sustentamos um país inteiro, formamos da melhor forma possível – com as condições que temos – os alunos das redes. Os investimentos que eram segurança, hoje é história, até mesmo o PARFOR foi atingido tendo sua política de formação reestruturada. Apresentando assim, a importância do Ensino de Geografia na formação do PARFOR/UFRRJ e os resultados positivos que podem contribuir com os alunos nas salas de aula nas redes municipais, estaduais e federais.
Abstract: The process of teacher training demands effort and research. Research on Teaching and its methodologies are important so that the teacher can qualify and build his practice on a daily basis. The general objective of the research is to understand and critically analyze the perspectives and teaching practices in the Teaching of Geography taught at PARFOR / UFRRJ. The specific objectives seek to investigate and analyze the potentialities of the methodologies used in the Teaching of Geography course of the Pedagogy Course - PARFOR, UFRRJ. In addition to analyzing the relationship and interaction of Teacher Training with Geography Teaching. The research was based on the reading of the theoretical reference that involves authors such as Cavalcanti (1998, 2012), Pontuschka, Paganelli and Cacete (2012), Tardif (2014), Freire (2018) and Giroux (1997). organization and operation of PARFOR. The follow up of the lessons of the Teaching of Geography, investigation of the importance of methodologies, production of mental map, presentation of seminars, construction of models, and the application of the interview will compose the methodology of the work. The analysis of the activities carried out in the school discipline in the discipline of Geography Teaching in PARFOR, reinforce the relevance of the experience and the construction of the Geographic Space by the student-teacher. Thus, the importance of Geography Teaching in the formation of PARFOR / UFRRJ-IM and the positive results that can contribute with the students in the classrooms in the municipal, state and federal networks. The Geography Teaching is a discipline that puts us to reflect on the dynamics of the world and how the teacher can collaborate so that we are learning aiders. Teachers who pass the discipline have access to methodologies and research of geography theorists and thinkers who think and build knowledge. Resistance is the word that defines Education, PARFOR, and teachers, in the midst of so much fallacy, so many comments, violence and crises we still support a whole country, we form as best we can - with the conditions we have - . The investments that were security, today is history, even PARFOR was reached having its training policy restructured. Thus presenting the importance of Geography Teaching in the formation of PARFOR / UFRRJ and the positive results that can contribute with the students in the classrooms in the municipal, state and federal networks.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13756
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Paula Carvalho Matain.pdf2018 - Paula Carvalho Matain3.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.