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dc.contributor.authorMedeiros, Isabela Batista de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:50:40Z-
dc.date.available2023-12-22T02:50:40Z-
dc.date.issued2017-11-08
dc.identifier.citationMEDEIROS, Isabela Batista de. A importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação de professores de Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 2017. 66 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13746-
dc.description.abstractQuando direcionamos nosso olhar para a educação percebemos que muitos desafios precisam ser superados, dentre eles: problemas na formação inicial do professor, a maior valorização do bacharelado em detrimento das licenciaturas, a desvalorização do professor no âmbito social e econômico, a distância entre a Universidade e a Escola, dicotomia entre a teoria e a prática. Percebemos então o quanto a formação inicial do futuro docente, assim como a formação continuada e em serviço, é de extrema importância. Por isso, o incentivo de programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), podem ajudar esses estudantes, futuros profissionais da educação, a enfrentar, com maior segurança os desafios postos pela educação contemporânea dentro da real necessidade da escola, onde os problemas são comuns a todos que dela fazem parte. Diante deste contexto, este trabalho tem como objetivo analisar como o PIBID influencia na formação dos alunos do curso de Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectPIBIDpor
dc.subjectGeography Teachingeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.titleA importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação de professores de Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)por
dc.title.alternativeThe importance of the Institutional Program of Scholarship Initiation to Teaching for the Training of Teachers of Geography of the Multidisciplinary Institute of the Federal Rural University of Rio de Janeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherWhen we turn our attention to education we realize that many challenges need to be overcome, among them: problems in the initial formation of the teacher, the higher valorization of the baccalaureate to the detriment of the degrees, the devaluation of the teacher in the social and economic scope, the distance between the University and the School, dichotomy between theory and practice. We then perceive that the initial formation of the future teacher, as well as the continuing and in-service training, is of the utmost importance. For this reason, the incentive of programs such as the Institutional Scholarship Program (PIBID) can help these students, future education professionals, to face with greater certainty the challenges posed by contemporary education within the real need of the school, where problems are common to all who are part of it. In this context, this paper aims to analyze how PIBID influences the training of students of the Geography course of the Multidisciplinary Institute of the Federal Rural University of Rio de Janeiro.eng
dc.contributor.advisor1Salles, Cristiane Martins Cardoso de
dc.contributor.advisor1IDCPF: 020.639.899-90por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9808125440949096por
dc.contributor.referee1Santos, Clézio dos
dc.contributor.referee2Guimarães, Mauro
dc.creator.IDCPF: 133.441.467-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1751419592623162por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
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dc.subject.cnpqGeografiapor
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