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dc.contributor.authorMello, Yasmin Ribeiro Molinari
dc.date.accessioned2023-12-22T02:50:39Z-
dc.date.available2023-12-22T02:50:39Z-
dc.date.issued2017-07-20
dc.identifier.citationMELLO, Yasmin Ribeiro Molinari. A problemática hidrológica em Nova Iguaçu/RJ vista a partir da escola pública por meio dos projetos de trabalho no ensino de Geografia. 2017. 109 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto de Agronomia / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13745-
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda as problemáticas hidrológicas no meio urbano, mais precisamente no município de Nova Iguaçu, no bairro Engenho Pequeno, analisando as modificações socioambientais construídas historicamente neste local, mostrando como as mesmas influenciam na dinâmica hidrológica. A disciplina de Geografia é trabalhada pelo viés do conceito de Lugar, focando na realidade do cotidiano dos estudantes para, desta forma, compreenderem com mais facilidade os problemas hidrológicos, dotando de significado o processo de ensino-aprendizagem. Estas questões são contextualizadas na escola CIEP 317 - Aurélio Buarque de Holanda, com turmas do 6° ano do ensino fundamental através da metodologia da pedagogia de projetos, que visa uma maior interação entre professor / estudante, incentivando a pesquisa e a autonomia do estudante. Para colocar em prática tal metodologia, foi realizado um projeto nesta escola, abordando a problemática hidrológica a partir do bairro Engenho Pequeno, buscou-se utilizar atividades dinâmicas que saíssem das metodologias tradicionais de ensino. O uso da pedagogia de projetos possibilitou um maior envolvimento dos estudantes nas atividades escolares, incentivando os trabalhos em equipes e a cooperação, somando-se a esta metodologia o uso do conceito de Lugar, facilitou a compreensão das questões socioambientais presentes no recorte espacial, incentivando a busca por possíveis soluções para tais problemaspor
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnchentepor
dc.subjectTransposição Didáticapor
dc.subjectMetodologia de Ensinopor
dc.subjectFloodeng
dc.subjectDidactic Transpositioneng
dc.subjectTeaching Methodologyeng
dc.titleA problemática hidrológica em Nova Iguaçu/RJ vista a partir da escola pública por meio dos projetos de trabalho no ensino de Geografiapor
dc.title.alternativeThe hydrological problem in Nova Iguaçu/RJ seen from the public school through the projects of work in the teaching of Geographyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present research deals with hydrological problems in the urban environment, more precisely in the municipality of Nova Iguaçu, in the Engenho Pequeno neighborhood, analyzing socio - environmental modifications historically constructed in this area, showing how they influence the hydrological dynamics. The discipline of Geography is worked by the bias of the concept of Place, focusing on the reality of students' daily life, in order to understand the hydrological problems more easily, giving meaning to the teaching-learning process. These questions are contextualized in the CIEP 317 - Aurélio Buarque de Holanda school, with classes of the 6th grade of elementary school through the methodology of the pedagogy of projects, which aims at a greater interaction between teacher / student, encouraging student research and autonomy. In order to put this methodology into practice, a project was carried out at this school, addressing the hydrological problem from the Engenho Pequeno neighborhood. The aim was to use dynamic activities that went beyond traditional teaching methods. The use of the pedagogy of projects allowed a greater involvement of students in school activities, encouraging teamwork and cooperation, adding to this methodology the use of the concept of Place, facilitated the understanding of the socioenvironmental issues present in the spatial clipping, encouraging the search for possible solutions to such problems.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Clézio dos
dc.contributor.advisor1ID121.188.688-39por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3525247325350570por
dc.contributor.referee1Fernandes, Mônica Pinheiro
dc.contributor.referee2Barrocas, Renata
dc.creator.ID146.349.087-94por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8786237320657860por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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Appears in Collections:Mestrado em Geografia

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