Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13506
Tipo do documento: Dissertação
Title: O drama do gênio na metafísica do Belo de Schopenhauer: sua mais alta expressão no Torquato Tasso de Goethe
Other Titles: The drama of genius in the metaphysics of the Beautiful of Schopenhauer: its highest expression in the Torquato Tasso de Goethe
Authors: Silva, Iasmim Cristina Martins da
Orientador(a): Chevitarese, Leandro Pinheiro
Primeiro membro da banca: Debona, Vilmar
Segundo membro da banca: Cacciola, Maria Lucia
Keywords: Genius; ;;Contemplation;Gênio;Contemplação;Drama
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 2-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citation: Silva, Iasmim Cristina Martins da. O drama do gênio na metafísica do Belo de Schopenhauer: sua mais alta expressão no Torquato Tasso de Goethe. 2016. [72 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.
Abstract: Para Schopenhauer, o que caracteriza o gênio é o excedente da faculdade de conhecer (genialidade) que lhe possibilita acesso imediato à Ideia por meio da contemplação intuitiva, enquanto puro sujeito do conhecimento. Todavia, esta mesma potencialidade amplifica a vontade do gênio, quando este retoma a condição de indivíduo. Segundo o filósofo, o excedente da faculdade de conhecer pode tomar duas orientações, excludentes entre si: a orientação objetiva, quando ele se torna livre da servidão da vontade, ou a orientação subjetiva, ocasião em que o excedente se coloca a serviço da vontade individual. Por conta dessas duas orientações do excedente, o gênio ora se abstém do sofrimento, ora sofre de maneira extremada. O presente trabalho pretende apresentar a hipótese de que o gênio vivencia um drama existencial, que ultrapassa sobremodo o sofrimento natural inerente aos outros homens. Para tanto, objetiva-se recorrer à obra Torquato Tasso do Goethe, citada pelo próprio Schopenhauer.
Abstract: To Schopenhauer, a genius is characterized by the surplus of the faculty of knowing, which allows these individuals to have immediate access to the Idea through the intuitive contemplation, while a pure being of the knowledge. However, this potentiality amplifies the genius’ will, when the status of individual is retaken. According to the philosopher, the surplus of the faculty of knowing may take two guidances, which exclude themselves: the objective guidance, when one is freed from the bondage of the will, or the indirect guidance, occasion when the surplus is available to the individual guidance. As a consequence of the surplus, the genius either neglects suffering or suffers radically. This work intends to present the following hypothesis: the genius goes through existential drama that greatly surpasses the natural suffering inherent to other people. Thereunto Torquato Tasso, Goethe’s work, was utilized, since it has been mentioned by Schopenhauer
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13506
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Iasmim Cristina Martins da Silva.pdf2016 - Iasmim Cristina Martins da Silva923.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.