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dc.contributor.authorFigueredo, Ícaro Meirelles
dc.date.accessioned2023-12-22T02:47:41Z-
dc.date.available2023-12-22T02:47:41Z-
dc.date.issued2017-03-23
dc.identifier.citationFIGUEREDO, Ícaro Meirelles. Nietzsche e o diagnóstico da moralidade: um estudo estrutural da Genealogia da Moral. 2017. 84 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13474-
dc.description.abstractNietzsche esclarece no prólogo de sua Genealogia da Moral que seu interesse central de então era empreender uma avaliação acerca do valor da moral. Imerso nessa problemática, ele se lança a investigar sob que condições emergiram e se desenvolveram nossos valores morais, para que seja possível questionar o valor de tais valores. A partir de um estudo dessa obra, publicada pelo filósofo em 1887, o presente trabalho tem como finalidade última esclarecer a crítica empreendida por Nietzsche aos valores morais. Por quais razões o filósofo rejeita contundentemente a moral ocidental, acusando-a de ser a responsável pelo enfraquecimento e adoecimento do homem? De que maneira ele põe em xeque o elevado valor dos valores morais? Levando a cabo a tarefa de elucidar essas questões, será necessário percorrer os três ensaios que compõem a Genealogia da Moral, que são imprescindíveis na formulação do diagnóstico nietzschiano. No primeiro capítulo será abordado como os valores, de acordo com a narrativa genealógica nietzschiana, possuem raízes em um tipo de homem fraco e movido pelo ressentimento, que possui o interesse de expandir seu poder e domínio. No capítulo subseqüente, será evidenciado como a má-consciência e a culpa desempenharam um papel determinante no processo de ascensão desses valores. Por fim, no capítulo terceiro será esclarecido como o ideal ascético constitui-se como o ponto nevrálgico a partir do qual a moralidade vai se estruturar. Através desse percurso, persegue-se a finalidade de deixar explícitas as razões pelas quais Nietzsche postula que esses valores não se sustentam.por
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasilpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMoralpor
dc.subjectValorpor
dc.subjectGenealogiapor
dc.subjectMoraleng
dc.subjectValueeng
dc.subjectGenealogyeng
dc.titleNietzsche e o diagnóstico da moralidade: um estudo estrutural da Genealogia da Moralpor
dc.title.alternativeNietzsche and the diagnosis of morality: a structural study of the Genealogy of Moralseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherNietzsche explains in the prologue to his Genealogy of Morals that his central interest at the time was to undertake an evaluation of the value of morality. Immersed in this question, he intends to investigate under what conditions our moral values have emerged and developed, so that it is possible to question the value of such values. From a study of the work, published by the philosopher in 1887, the present work has as final aim to clarify the criticism undertaken by Nietzsche to moral values. For what reasons does the philosopher strongly reject Western morality, accusing it of being responsible for the weakening and sickness of man? In what way does he challenge the high value of moral values? Carrying out the task of elucidating these questions, it will be necessary to go through the three essays that make up the Genealogy of Morals, which are essential in formulating the Nietzschean diagnosis. In the first chapter it will be discussed how values, according to the Nietzschean genealogical narrative, have roots in a kind of weak and resentful man who has an interest in expanding his power and dominion. In the subsequent chapter, it will be evident how bad conscience and guilt played a determining role in the process of ascending these values. Finally, in the third chapter it will be clarified how the ascetical ideal is the central nerve from which morality is structured. Through this path, the aim is to make explicit the reasons why Nietzsche postulates that these values are not sustained.eng
dc.contributor.advisor1Julião, José Nicolao
dc.contributor.advisor1ID771.028.557-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5894462070453777por
dc.contributor.referee1Paschoal, Antônio Edmilson
dc.contributor.referee2Lopes, Rogério Antonio
dc.contributor.referee3Carvalho, Danilo Bilate de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4117659798976430por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
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dc.subject.cnpqFilosofiapor
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