Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13254
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlmeida, Simone D' Avila
dc.date.accessioned2023-12-22T02:43:16Z-
dc.date.available2023-12-22T02:43:16Z-
dc.date.issued2014-02-14
dc.identifier.citationALMEIDA, Simone D' Avila. Implantação de uma educação bilíngue para surdos na Escola Municipal Santa Luzia em Duque de Caxias/RJ. 2014. 124 f.. Dissertação( Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13254-
dc.description.abstractO tema da inclusão escolar tem sido o mais abordado nos debates contemporâneos na área de Educação Especial. A preocupação com o modelo praticado, bem como a problemática da formação específica, seja ela inicial ou continuada é alvo de vários debates, publicações e pesquisas. No tocante a educação de surdos, o número de pesquisas realizadas, tem se mostrado insuficiente, principalmente no que tange a abordagem do conceito de bilinguismo. Ressaltamos que esta pesquisa integra o Programa ―Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional: Políticas Públicas e Práticas Curriculares‖ e tem como foco analisar a implantação de uma educação bilíngue em uma escola da rede pública de ensino, assim como as concepções de bilinguismo por profissionais que atuam na educação de surdos, dando ênfase ao entendimento do professor da sala de recursos multifuncionais, acerca do seu papel e das práticas direcionadas a alunos surdos no processo de inclusão. O lócus da investigação foi uma escola da rede pública de ensino, localizada no município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. Participaram desta pesquisa uma professora de sala de recursos multifuncionais, um professor de Língua Portuguesa, um intérprete educacional de Libras, duas professoras de classes bilíngues para surdos e dois assistentes educacionais. Como referencial teórico, utilizamos à perspectiva histórico-cultural de Vygotsky (1998), dando ênfase a subjetividade presente no processo de constituição do conceito de bilinguismo por parte dos participantes deste estudo. Para a realização da investigação optamos pela pesquisa qualitativa com abordagem metodológica fundamentada no estudo de caso, utilizando como instrumentos de coleta de dados a análise de documentos e a entrevista semiestruturada. Na análise dos dados extraímos três categorias: educação e bilinguismo, organização e atendimento da sala de recursos multifuncionais e formação profissional. A análise revelou que esta rede de ensino apresenta uma boa organização no que concerne a implementação da política federal para a escolarização de alunos surdos. Destacamos também o potencial do funcionamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) acerca da compreensão do papel de todos os envolvidos. No entanto, evidenciamos que as concepções sobre os conceitos relacionados ao bilinguismo pelos participantes da pesquisa ainda encontra-se em processo de construção, o que muitas vezes leva a interpretação equivocada dos mesmos em relação à escola e a educação bilíngue.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectbilinguismopor
dc.subjectDeafeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectBilingualismeng
dc.titleImplantação de uma educação bilíngue para surdos na Escola Municipal Santa Luzia em Duque de Caxias/RJpor
dc.title.alternativeThe implantation of a bilingual education for deaf students at the Public School Santa Luzia in Duque de Caxias/RJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe school inclusion subject has been the most approached in the contemporaneous debates in the special education area. The preoccupation about the practiced model, as well as specific formation problematic, either initial or continued is target of many debates, publications and researches. About the schooling of deaf, the number of researches made has been shown insufficient, mainly concerning the bilingual concept approach. We have highlighted that this research integrates the ―Observatory Program of Special Education and Educational Inclusion: Public Politics and curricular practices‖ and it has as its focus analyzing the implementation of a bilingual education in public schools, as well as bilingualism concept by professionals that act in deaf students education, emphasizing the Multifunctional Resource Class teacher‘s understanding about his part and the oriented practices to deaf students in the inclusion process. The investigation locus was a public school, localized in Duque de Caxias city, in the state of Rio de Janeiro. A teacher from the Multifunctional Resource Class, a Portuguese teacher, an educational Libras interpreter, two teachers of bilingual classes for deaf people and two educational assistants participated in this research. As theoretical reference we used the historical-cultural perspective by Vygotsky (1998), emphasizing the subjectivity present in the constitution process of the bilingualism concept by this study‘s participants. To the realization of the investigation we opted to a qualitative research with methodological approach in the case study, using as data collection instrument the analysis of documents and the semi-structured interview. In the data collection analysis we extracted three categories: Education and bilingualism, Organization and Multifunctional Resource Class attendance and professional formation. The analysis revealed that this schooling network presents a good organization concerning the implementation of federal politics for deaf students schooling. We have also featured the potential functioning of Specialized Educational Services (AEE) about the comprehension of all the involved people roles. Nevertheless, we evidenced that the conceptions about the notion related to bilingualism presented by the research participants are still find in construction process, which take them to a wrong interpretation of the concepts of bilingual school oftentimeseng
dc.contributor.advisor1Pletsch, Márcia Denise
dc.contributor.advisor1ID891.622.770-49por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622440291569151por
dc.contributor.referee1Pletsch, Márcia Denise
dc.contributor.referee2Kelman, Celeste Azulay
dc.contributor.referee3Mendes, Geovana Mendonça Lunardi
dc.creator.ID030.017.647-32por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5261383132435297por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesALMEIDA, E. O. C. Leitura e surdez: um estudo com adultos não oralizados. Rio de Janeiro: Revinter, 2000. ALMEIDA, S. D. A utilização da pedagogia visual no ensino de alunos surdos: uma análise do processo de formação de conceitos científicos. In: VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Londrina PR, 2013. ALMEIDA, S. D.; PLETSCH, M. D. Surdez e produção científica no banco de dados da CAPES. In: VIII Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ, 2013. ALMEIDA, S. D. Os múltiplos papéis do AEE: um estudo do desenvolvimento da afetividade e inter-relacionamento, mediado pelo ensino da LIBRAS para pais ouvintes. Revista Eficaz. Maringá PR, 2013 (no prelo). ALMEIDA, S. D. ; PLETSCH, M.D . O papel da sala de recursos multifuncionais para alunos surdos: análise das práticas de uma escola da Baixada Fluminense. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos, 2012. ALMEIDA, S. D.; PLETSCH, M. D. A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: uma análise da prática de ensino através do uso da metodologia de projetos por intermédio da LIBRAS no processo de escolarização de alunos surdos. In: II Workshop de Física 'Tecnologias para o Ensino Inclusivo, Seropédica, 2012. ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de Caso em Pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro Editora, 2005. BAKER, C. & JONES, S. P. Encyclopedia of bilingualism and bilingual education. Clevedon, multilingual: Matters, 1998. BAKHTIN, M. & VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 6.ed. São Paulo: Hucitec, 1992. BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2011. BEHARES, L. E. Nuevas corrientes em la Education del sordo: de los enfoques clínicos a los culturales - Cadernos de Educação - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1993. BELLO, J. L. de P. Educação no Brasil: a História das rupturas. Pedagogia em Foco, Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb14.htm>. Acesso em: 05 de agosto de 2012 _____. Por uma gramática de língua de sinais. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1995. 105 BERTHIER, F. 1984. The Deaf Before and Since the Abbé de L'Epée. In: Harlan Lane & Franklin Philip (eds.) The Deaf Experience – classics in language and education. Cambridge: Harvard University Press. (Texto original escrito em francês, Paris: Ledoyen, 1840). BORNE, R. M. M. Representações dos surdos em relação à surdez e implicações na interação social. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba-PR, 2002. BOTELHO, P. Linguagem e Letramento na Educação dos Surdos: Ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília, Secretaria de Educação Especial, 1994. _______. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996. _______. Decreto nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a lei nº. 7.853, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção e dá outras providências. 1999. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Lei Nº. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e dá outras providências. _______. Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portador de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. _______. Estatuto da criança e do adolescente, Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. Niterói, Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, 2001. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: SEESP, 1994a. _______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional– LDB, Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. _______. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portador de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 1999. _______. Resolução nº 2 que institui as Diretrizes Nacionais da Educação Especial na Educação Básica, Ministério da Educação/ SEESP, Brasília, 11 de setembro de 2001a. _______. Proposta de Diretrizes para a Formação de Professores da Educação Básica em Cursos de Nível Superior. Brasília, 2001c. 106 _______. Lei nº 10.436,de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2002. _______. Portaria nº 3.284, de 7 de novembro de 2003. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições. Diário Oficial da União, Brasília, 2003. _______. Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004, Diário Oficial da União, Brasília, 2004. _______. Lei nº 3. 219, que dispõe sobre o Estatuto dos Portadores de Necessidades Especiais, Brasília, 2004a. _______. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Brasília, 2005. _______.Atendimento Educacional Especializado para pessoa com surdez. MEC. Brasília, 2007. _______. Resolução nº 4 que esclarece sobre o AEE em seus aspectos principais. Ministério da Educação/ Conselho Nacional de Educação, Brasília, 02 de outubro de 2009. _______. Diretrizes Operacionais do Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, 2009. _______. MEC. SEESP. Nota Técnica - SEESP/GAB/Nº 11/2010 sobre Orientações para a Institucionalização na Escola, da Oferta do Atendimento Educacional Especializado - AEE em Salas de Recursos Multifuncionais. Brasília, 2010 _______. Decreto nº 7.611 de 17 de novembro de 2011. Brasília, 2011. BRITO, L. F. Integração social do surdo. In: Trabalhos em Linguística Aplicada, nº 7, p.13-22, 1986. _______. Bilinguismo e surdez. In: Trabalhos em Linguística Aplicada, (14), p.89-100, 1989. BUENO, J. G. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. São Paulo: Educ, 1993. _______. A educação do deficiente auditivo no Brasil. In: BRASIL/MEC/SEESP. Tendências e desafios da educação especial. Brasília: SEESP, 1994, p. 35-49. _______. Surdez, linguagem e cultura. Cad. CEDES vol.19 n.46 Campinas, Setembro de 1998. _______. Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialistas. Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 3. n.5, 7-25, 1999 a. 107 _______. As políticas de inclusão escolar: uma prerrogativa da educação especial? In: XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Educação, questões pedagógicas e processos formativos: compromisso com a inclusão social (p. 1-14). Recife, PE: ENDIPE, 2006. _______. A produção acadêmica sobre inclusão escolar e educação inclusiva. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; INNOCENTINI, M. C. P. (Orgs.). Temas em educação especial: conhecimentos para fundamentar a prática. 1 ed. Araraquara: Junqueira & Amorim, 2008, v. 1, p. 31-47. CAMPOS, M. M. M. Pesquisa participante: possibilidades para o estudo da escola. Cadernos de Pesquisa, n. 49, p. 63-6, 1984. CAPOVILLA, F. C. Filosofias educacionais em surdez: oralismo, comunicação total e bilinguismo. In: Ciência cognitiva: teoria, pesquisa e aplicação, v. 01, n. 02, 1997. p. 561-588. _______. e colaboradores. Desenvolvimento linguístico na criança dos dois anos aos seis anos: Tradução e estandardização do Peabody Picture Vocabulary Test de Dunn & Dunn, e da Language Development Survey de Rescorla. Ciência Cognitiva: Teoria, Pesquisa e Aplicação, v. 1, n.1, p. 353-80, 1997. _______. & SUTTON, Valérie. Como ler e escrever os sinais da LIBRAS: a escrita visual direta de sinais Sign Writing. In: CAPOVILLA, F.C; RAFHAEL, W. P. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. Vol 2- São Paulo, SP: Edusp, Fapesp, Fundação Vitae, Feneis, Brasil Telecom, 2001 p. 55-126. CICCONE, M. Comunicação Total: introdução, estratégias a pessoa surda. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 1996. COSTA, J. P; KELMAN, C. A. & GÓES, A. R. S. O aluno com implante coclear no município do Rio de Janeiro: a visão dos professores. In: VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Londrina, PR, 2013. DECLARAÇÃO DE NOVA DELHI SOBRE EDUCAÇÃO PARA TODOS (1993). Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br . Acessado em: julho de 2012. DENTON, (1976) apud FREMAN, Roger D., CARBIN, Crifton F., BOESE, Roberto J. Seu filho não escuta? Um guia para todos que lidam com crianças surdas. Brasília: MEC/SEESP, 1999. DORZIAT, A. Metodologias específicas ao ensino de surdos: análise crítica. Integração, n. 18, p. 08-13, 1997. FELIPE. T.A. Bilinguismo e surdez. In: Trabalhos em Linguística Aplicada, (14), p.101-112, 1989. FERNANDES, S. Educação bilíngue para surdos: trilhando caminhos para a prática pedagógica. Curitiba: SEED, 2004. 108 FERREIRO, E. Alfabetização em Processo. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1992. FERREIRA, B. L. Por uma gramática de língua de sinais. Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, 1995. FONTES, R. de S. O desafio da educação inclusiva no município de Niterói: das propostas oficiais às experiências em sala de aula. 2007. Tese (Doutorado em Educação).Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, 2007. GEERTZ, C. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In: A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989. p. 13-41. GLAT, R. Capacitação de professores: pré-requisito para uma escola aberta à diversidade. In: Revista Souza Marques, vol. I, pg.16-23, 2000. GLAT, R. & NOGUEIRA, M. L. de L. A formação de professores para a Educação Inclusiva. Revista Comunicações. Piracicaba: UNIMEP, 2003. _______. & PLETSCH, M. D. Educação Inclusiva na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro: estudo etnográfico do cotidiano escolar e desenvolvimento de estratégias pedagógicas de ensino-aprendizagem para alunos com necessidades educacionais especiais em classes regulares. Relatório Científico entregue para a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008 f 90. _______.& PLETSCH, M. D. Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. 2. Ed. – Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011. GÓES, M. C. R. Linguagem, surdez e educação. Campinas, autores associados 1999. GÓES, M. C. R. de. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: Uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cadernos Cedes, ano XX, nº 50, Abril, 2000. GOLDMAN, M. Objetivação e subjetivação no "Último Foucault". In: BRANCO, G. C.; NEVES, L. F. B. (Org.). Michel Foucault: da arqueologia do saber à estética da existência. Rio de Janeiro: NAU, 1998. p. 85-104. GOLDFELD, M. A. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo: Plexus, 1997. GRANIER, D. Perspectivas na formação do professor de Português como segunda língua. In: II Encontro Internacional de Português – Língua Estrangeira, USP, 2000. HEYE, J. Linguísticas – Panorama de Linguística Contemporânea: Resumos das principais áreas de pesquisa. Apostilas, PUC-Rio, 2001. KASSAR, M. C. M.; ARRUDA, E. E.; BENATTI, M. M. S. Políticas de inclusão: o verso e o reverso de discursos e práticas. In. JESUS, D. M. et. Al. (Org). Inclusão práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, p. 21-31, 2007. 109 KELMAN, C. A. “Aqui tudo é importante!” Interações de alunos surdos com professores e colegas em espaço escolar inclusivo. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia). Universidade de Brasília - UNB, Brasília, 2005. _______. Dilemas sobre o implante coclear: implicações linguísticas e pedagógicas. Revista Espaço: Informativo técnico-científico do INES, no. 33, jan/jun 2010, p. 33-41. _______. Significação e aprendizagem do aluno surdo. In: MARTÍNEZ, A. M. & TACCA, M. C. V. R. (Orgs.) Possibilidades de aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência. Campinas, SP: 2011. KOZLOWSKI, L. A educação bilíngue-bicultural do surdo. In: LACERDA, C. B. F.; NAKAMURA, H.; LIMA, M.C. (Orgs.). Fonoaudiologia: surdez e abordagem bilíngue. São Paulo: Plexus, 2000. LACERDA, C. B. F. O processo dialógico entre aluno surdo e educador ouvinte: examinando a construção de conhecimentos. 1996. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas SP, 1996. _______. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Caderno CEDES. v.19, n.46. Campinas: 1998. _______. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos professores e intérpretes sobre esta experiência. Caderno CEDES. v 26, n.69, p. 163-184. Campinas-SP, 2006. _______. ; BERNARDINO, B. M. O papel do intérprete de língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. In: LODI, A. C. B.; LACERDA, C. B. F de. Uma escola duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Ed. Porto Alegre: Editora Mediação/FAPESP, 2009. _______. O intérprete de LIBRAS em atuação na educação infantil e no ensino fundamental. In: LODI, A. C. B & LACERDA, C. B. F. de. (Org). Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Mediação, 2010, p.65-79. _______.Política para uma educação bilíngue e inclusiva a alunos surdos no município de São Paulo. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 65-80, jan./mar. 2013. LADEIRA, W. T. Teoria e métodos de pesquisa qualitativa em sociolinguística interacional. Revista de C. Humanas, v. 17, n. 1, p. 43-56, jan.-jun. 2007. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007. LAPLANE, A. L. F. de; LACERDA, C. B. F. de; KASSAR, M. de C. M. Abordagem qualitativa de pesquisa em educação especial: contribuições da etnografia, 2006. Disponível em: < 110 http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/minicursos/GT15texto_minicurso.pdf>. Acesso em: 3 fev. 2013. LARROSA, J. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, M. V. Caminhos investigativos– novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 133-160. LEBEDEFF, T. B. A educação dos surdos na região do planalto médio rio-grandense: uma problematização das condições linguísticas e de escolarização. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2010, Caxambú. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2010. LEONTIEV, A. N. Actividad, Conciencia, Personalidad. Ciudad de La Habana. Pueblo y Educación, 1983. LODI, A. C. B.; LACERDA, C. B. F. de. A inclusão escolar bilíngue de alunos surdos: princípios, breve histórico e perspectivas. In: LODI, A. C. B.; LACERDA, C. B. F. de. (Org.) Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2010. p. 11-32. _______. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto n⁰ 5.626/05. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 49-63, jan./mar. 2013. LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. LUNARDI-MENDES, Geovana M. Currículo e docência: as práticas de seleção, organização e distribuição do conhecimento na sala de aula. In: Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), v.1, setembro de 2008, PP. 123-142. _______. ; SILVA, F de C. T.; PLETSCH, M. D. Atendimento educacional especializado: por entre políticas, práticas e currículo – um espaço tempo de inclusão? In: Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 11 - n. 3 - p. 255-265 / set-dez 2011. _______. ; OLIVEIRA, E. A. dos S.; NAZÁRIO, D. C. Cultura escolar e inovação curricular em escolas inclusivas. In: III Congresso Internacional de Educação: Educar na e para a diversidade. Orleans, novembro de 2008, pp. 3-12. _______. Ainda sobre exclusão escolar. Revista Teias v. 12 • n. 24 • p. 23-37 • jan./abr. 2011. MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática. São Paulo, v.26/27, p.149-158,1990/1991. _______. Considerações sobre a entrevista para a pesquisa social em educação especial: um estudo sobre análise de dados. In: JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R.; VICTOR, S. L. Pesquisa e educação especial: mapeando produções. Vitória: UFES, 2006, p. 361-386. MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 1986. (Série Princípios). 111 MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008. MARTINS, M. A. L. Relação professor surdo/alunos surdos em sala de aula: análise das práticas bilíngues e suas problematizações. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação).Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, São Paulo, 2010. MATOS, J. C. ―Nós que não temos medo (pensando a formação de professores)‖. In: Revista da Educação AEC. Campinas: AEC, 1998. N. 108. MATTOS, C. L. G. de. Estudos etnográficos da educação: uma revisão de tendências no Brasil. In CASTRO, P. A, MATTOS, C. L. G. de. (Org). Etnografia e Educação Conceitos e usos. Campina grande PR. Eduepb, 2011. p. 25-48. MAZZOTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas. São Paulo: Cortez, 1996. MECCLEARY, L. Sociolinguística. Material didático do curso de Letras-LIBRAS na modalidade à distância. Florianópolis: UFSC, 2008. MENDES, E. G. A Radicalização do debate sobre inclusão educacional no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v 11, nº 33 set/dez, 2006. MENDES, E. G. Breve histórico da Educação Especial no Brasil. Revista Educación y Pedagogia. V, 22, p. 93-110, 2010. MINAYO, Maria Cecília de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5 ed. São Paulo: Hucitec, 2000. MINAYO, M.C.S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. MOURA, D. A. de C. A escolarização de alunos surdos na rede municipal de Japeri/RJ: um estudo sobre a implementação das políticas de educação inclusiva. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica – Rio de Janeiro, 2009. MOURA. M, C de. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter, Fapesp, 2000. MOURA, S. S. Com quanta línguas se faz um país? Concepções e práticas de ensino em sala de aula na educação bilíngue. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de São Paulo. São Paulo, 2009. NASCIMENTO, L. C. R. ―Um pouco mais da história da educação dos surdos, segundo ferdinand berthier”, http://143.106.58.55/revista/viewarticle.php?id=126&layout=abstract acesso: 20/08/2012. 112 NETO, D. G.; MORI, N. N. R. A importância do bilinguismo na formação humana do aluno surdo: a teoria histórico-cultural e suas contribuições. In: IX ANPED SUL. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2012. NUNES, L. R. P., GLAT, R., FERREIRA, J. R. & MENDES, E. G. Pesquisa em Educação Especial na pós-graduação. Rio de Janeiro: Editora Sette Letras, 1998. OLIVEIRA, R. P.; ARAÚJO, G. C. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito a educação. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 28, n. 28, p. 5-23, 2005. PADILHA, A. M. L. Desafio para a formação de professores: alunos surdos e ouvintes na mesma sala de aula. In: LODI, A. C. B & LACERDA, C. B. F. de. (Org). Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Mediação, 2010, p. 113-126. PERLIN, G. Identidades Surdas. In: Skliar, C. (Org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998. _____; STROBEL, K. Surdos: vestígios culturais não registrados na história. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Santa Catarina, 2006. PINO, A. As marcas do Humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de LV S. Vygotsky. Editora Cortez, São Paulo, 2005. PLETSCH, M. D. O professor itinerante como suporte para educação inclusiva em escolas da rede municipal de educação do Rio de Janeiro. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio de janeiro - UERJ. Rio de Janeiro, 2005. _____.A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisa. Educar em Revista, nº33. Curitiba, 2009. _____. Repensando a inclusão escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual. 2010. Tese (Doutorado em Educação). Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ, Rio de Janeiro, 2010. _____. Educação Especial e Inclusão Escolar: uma radiografia do atendimento educacional especializado nas redes de ensino da Baixada Fluminense/RJ. Ci. Huma. e Soc. em Rev., RJ, EDUR, V. 34, n.12, jan / jun, p. 31-48, 2012. PRIETO, R. G. Professores especializados em um centro de apoio: estudo sobre saberes necessários para sua prática. In: JESUS, D. M. et al. (Org). Inclusão, práticas pedagógicas e trajetória de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007, p. 281-294. QUADROS, R. M. de. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre, 2001. _____.& KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. 113 _____. Políticas linguísticas e educação de surdos em Santa Catarina: espaço de negociações. Cadernos CEDES, Campinas, v. 26, n. 69, p. 141-161, ago. 2006. QUEIROZ, M. I. P. Variações sobre a técnica do gravador no registro da informação viva. 2. ed. São Paulo. CERVE/FFLCH/USP, 1983. RAZUCK, R.; TACCA M. C. V. R.; TUNES, E. A pessoa surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização. Linguagens, Educação e Sociedade Teresina, Ano12, n. 16, p. 0918, jan./jun. 2007. RÉE, J. Os deficientes auditivos são uma nação a parte? Inglaterra, 2005. fonte:http://www.sentidos.com.br/canais/materia.asp?codpag=7809&codtipo=1&subcat=31&canal=visao acessado em 17/08/2012 REIS, V. P. F. A criança surda e seu mundo: o estado da arte, as políticas e as intervenções necessárias. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação).Universidade Federal do Espírito Santo- UFES, Espirito Santo, 1992. RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009. ROCHA, S. Histórico do INES. Revista Espaço. Edição comemorativa 140 anos – INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, Belo Horizonte: Editora Líttera, 1997. SACKS, O. Vendo Vozes: Uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago, 1989. SANT`ANNA, T. G. N. “Escrevo numa língua que não é minha.” Apontamentos sobre o processo de ensino e aprendizagem da Língua portuguesa escrita por alunos surdos alfabetizados. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos-UFScar, São Carlos SP, 2012. SANTORO, B. M. R. Contando Histórias, Programando o Ensino: A literatura infantil na pré-escola com alunos surdos. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifica Universidade Católica - PUC, Campinas SP, 1994. SANTOS, M. P. dos. A formação de professores no contexto da inclusão. In: IV Seminário de Educação Especial “educando para a diversidade”. Angra dos Reis/RJ, 2004. SASSAZAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1991. SAVEDRA, M. G. Bilinguismo e bilingualidade: o tempo passado no discurso em língua portuguesa e alemã. 1994. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, 1994. 114 SCHIAVON, D. N. Prática pedagógica com alunos surdos: sala de recursos e classe comum. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de São Paulo - UNESP, São Paulo, 2012. SILVA, F. de C. T.; MENDES, G. M. L. Políticas de Escola e Currículo: algumas notas de análise construídas pelo/no contexto escolar. Ci. Huma. e Soc. em Rev., RJ, EDUR, v. 34, n. 12, jan / jun, p. 177-190, 2012. SILVA, M. C. Trajetórias educacionais de crianças com necessidades especiais no município do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, 2010. SILVEIRA B. J. G. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. São Paulo: PUC, EDUC, 1993. _____. A educação do deficiente auditivo no Brasil. In: TENDENCIAS e desafios da educação especial. Brasília, DF: SEESP, 1994. SIMÕES, E. da S.; ZAVA, D. H.; SILVA, G. C. F. da. & KELMAN, C. A. Menos do mesmo: a pedagogia visual na construção da L2. In: VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Londrina, 2011. p. 3608-3616. SKLIAR, C. B. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos. In: Skliar, C. B. (Org.). Educação e exclusão: abordagens sócio- antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, pp.105-153, 1997. _____. Um olhar sobre nosso olhar acerca da surdez e as diferenças. In: Skliar, C. B. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, p.5-6, 1998. _____. Perspectivas políticas e pedagógicas da educação bilíngue para surdos. In: SILVA, S. & VIZIM, M. (Orgs.). Educação especial: múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas/SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, p.85-110, 2001. (Coleção Leituras no Brasil). SPINK, M. J. P.; LIMA, H. Rigor e Visibilidade: a explicitação dos passos da interpretação. In: SPINK, M. J. (Org.). Práticas Discursivas e Produção de Sentidos no Cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. 3 Ed., São Paulo: Cortez, 2004. STAKE, E. E. The Art of Case Study Research. Sage públications, 1995. SOARES, M. A. L. Educação do Surdo no Brasil. Campinas: Autores associados, 1999. STUMPF, M. Sistema Sign writing: Por Uma Escrita Funcional Para O Surdo. In: Thoma, A. S. et al. A Invenção Da Surdez: Cultura, Alteridade, Identidade E Diferença No Campo Da Educação. Santa Cruz Do Sul: Edunisc, 2004. THIOLLENT, M. J. M. Aspectos qualitativos da metodologia de pesquisa com objetivos de descrição, avaliação e reconstrução. Cadernos de Pesquisa, n. 49, p. 45-50, 1984. 115 TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação – o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Atlas, 1987. UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília, CORDE, 1994. VANNI, J. C. Aspectos Pedagógicos da Educação do Surdo-Mudo. A. A. Surdos do Brasil, 98 p. 1952. vygotsky, l. s. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. ______. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998. ______. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. WIDELL, J. As fases históricas da cultura surda, Revista GELES – Grupo de Estudos Sobre Linguagem, Educação e Surdez nº 6 – Ano 5 UFSC- Rio de Janeiro: Editora Babel, 1992.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64192/2014%20-%20Simone%20D%27Avila%20Almeida.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4430
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-03-04T14:32:53Z No. of bitstreams: 1 2014 - Simone D'Avila Almeida.pdf: 1383667 bytes, checksum: 688df4511f1adafa9c9f31cd335ad7da (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-04T14:32:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Simone D'Avila Almeida.pdf: 1383667 bytes, checksum: 688df4511f1adafa9c9f31cd335ad7da (MD5) Previous issue date: 2014-02-14eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Simone D'Avila Almeida.pdfSimone D'Avila Almeida1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.