Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13248
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNobrega, Fernando Resende
dc.date.accessioned2023-12-22T02:43:08Z-
dc.date.available2023-12-22T02:43:08Z-
dc.date.issued2011-03-30
dc.identifier.citationNOBREGA, Fernando Resende. Educação, negros e subjetividades: produções e pesquisas dos pós-graduandos negros das universidades públicas da Baixada Fluminense. 2011. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13248-
dc.description.abstractEsta pesquisa surgiu a partir do interesse do pesquisador pelas diversidades na tentativa de: compreender o sujeito contemporâneo e de não situá-lo a partir de estereótipos e enquadramentos; e, ademais, aproximar-se do indivíduo inserido em seu contexto social e entender como funciona sua dinâmica, como constrói seus sentidos, compartilhando significados, pensando subjetividade como um sistema complexo produzido, ao mesmo tempo no nível social e no individual, em que o individuo constitui e, simultaneamente, é constituído por inúmeras interferências, presentes no contexto em que se insere. Pretendeu-se focar os pós-graduandos negros das Universidades Públicas da Baixada Fluminense para analisar os temas de investigação, as produções e as pesquisas dos mestrandos e doutorandos negros que ingressaram em 2008, 2009 e 2010. Pretendeu-se ainda entender com o que eles se preocupavam como pesquisadores, os sentidos que davam às suas pesquisas e quais os temas que seus estudos envolviam. Buscou-se verificar quais desses pesquisadores são moradores da Baixada Fluminense e como eles se identificam a respeito de sua cor. Sabemos que as políticas de ação compensatória étnico-racialmente definidas não são potentes e nem capazes de eliminar as desigualdades sociais que foram construídas e acumuladas historicamente, mas, elas têm o papel de reparação na atualidade, promovendo a igualdade de oportunidades e uma democracia de resultados. No cenário obscuro de globalização da economia, as pesquisas sobre desigualdades revelam que, entre os pobres, os negros encontram-se, quase sempre, numa situação de maior pobreza que os brancos. Dessa forma, a partir do momento atual em que percebemos como é desastroso o mito da democracia racial no Brasil e a urgência da elaboração e implementação de políticas públicas que atinjam os membros desse grupo etnicorracial, analisamos as possíveis implicações sociais na formação de pesquisadores negros em nossa sociedade. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo, cuja pesquisa de campo é um plano aberto e flexível e a realidade, complexa e contextualizada. Cabe destacar que as entrevistas foram abertas e a análise do material coletado foi feita à luz do referencial teórico. Portanto, torna-se fundamental que se faça uma reflexão mais aprofundada sobre o campo dos negros e a educação, de maneira que possamos abrir espaços de reflexão sobre as especificidades negras.por
dc.description.sponsorshipFundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectNegrospor
dc.subjectDesigualdades Étnicorraciaispor
dc.subjectSubjectivityeng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectBlackseng
dc.subjectEthnic Racial Inequalitieseng
dc.titleEducação, negros e subjetividades: produções e pesquisas dos pós-graduandos negros das universidades públicas da Baixada Fluminensepor
dc.title.alternativeEducation, blacks and subjectivity: productions and researches of the black postgraduands of the public universities of the Baixada Fluminense.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research arose from the research’s interest for diversities in an attempt to: understand the contemporary subject and not place it from stereotypes and frameworks; and, moreover, approach the individual inserted in its social context and understand how their dynamics function, how you build your senses, sharing meanings, thinking subjectivity as a complex system produced, at the same time the social and the individual level, that the individual constitute and, simultaneously, is constituted of numerous interferences present in the context in which it operates. It was intended to focus on black postgraduands from public universities in the Baixada Fluminense to analyse issues of research, productions and researches of black masters and doctoral students who enrolled in 2008, 2009 and 2010. It was still intended to understand what they cared about how researchers, the meanings they gave to their searches and the topics that their studies involved. We tried to see what these researchers are residents of the Baixada Fluminense and how they were called about his color. We know that the compensatory action policies, defined ethnically and racially, are not potent and not able to eliminate the social inequalities that were, historically, constructed and accumulated, nbut they have a role in repair in the news, promoting equality of opportunities and democracy of results. In the dark backdrop of economic globalization, the researches about inequality show that, among the poor, the blacks are in a situation of greater poverty than whites. Thus, from the present situation, we perceived how disastrous the myth of racial democracy in Brazil and the urgency of developing and implementing of public policies that meet the members of this ethnic/racial group group, we analyze the possible social implications in the formation of black researchers in our society. This is a qualitative research, whose research field is an open plan and the reality is complex and contextualized. We detach that the interviews were open and the data analysis was made in light of the theoretical. Therefore, it is imperative to make a deep reflection about the field of blacks and the education, so that we can open spaces for reflection about the black specificities.eng
dc.contributor.advisor1Siss, Ahyas
dc.contributor.advisor1ID345.922.027-91por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745461007466177por
dc.contributor.referee1Oliveira, Iolanda de
dc.contributor.referee2Dupret, Leila
dc.contributor.referee3Monteiro, Aloísio J. J.
dc.contributor.referee4Barreto, Maria Aparecida Santos Correa
dc.creator.ID071.447.847-01por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2586449552067663por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesANDREWS, G. R. Negros e brancos em São Paulo. São Paulo: EDUSC, 1998. BACHELARD, G. A chama de uma vela. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. BALANDIER, G. A desordem: elogio do movimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001. ________. Identidade. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2005. BACHELARD, G. A chama de uma vela. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2002. BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2003. BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. BOCK, A. M. B. A psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. In: BOCK, A. M. B.; GONÇALVES, M. G. M.; FURTADO, O. (Orgs.). Psicologia sóciohistórica. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2002, p. 15-35. BOLETIM DA ABONG. Disponivel em http://www2.abong.org.br/final/cadernos_abong.php. Acesso em: 12 dez. 2009. BOURDIEU, P. Escrito da educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2008a. BOURDIEU, P.; PASSERON, J-C. Reprodução. Rio de Janeiro: Vozes, 2008b. BRASIL. Lei n°. 11. 645, de 10 de março de 2008. Que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena. República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 10 maio 2008. BRASIL. Decreto 65.810, de 8 de dezembro de 1969. Legislação de Direito Internacional. São Paulo: Saraiva, 2008. BRASIL. Art. 5º, VI da CF/88. Códigos Civil, Comercial, Processual Civil Constituição Federal. São Paulo: Saraiva, 2008. CADERNOS NEPRE. Revista de Estudos e Pesquisas Sobre Relações Raciais em Educação da UFMT, Cuiabá, n. 04 jul./dez. 2006. Cuiabá: EdUFMT, 2006. RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO TRIENAL 2004. Disponível em: http://www.capes.gov.br/avaliacao/resultados-da-avaliacao-de-programas/2315 Acesso em: 12 dez. 2009. RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO TRIENAL 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/acs_relatoriocapes.pdf. Acesso em: 12 dez. 2009. CAPRIGLIONE, L.; MENA, F. Bairros da elite de São Paulo dominam vagas na USP. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u15574.shtml. Acesso em: 10 mai. 2009. CARVALHO, J. M. A monarquia brasileira. Rio de Janeiro: Editora Técnico, 1993. ________. Cidadania no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasiliense, 2008a. ________. E D. João resolve… ficar! Rio de Janeiro: Revista Biblioteca Nacional, n. 32, p. 38-45, maio. 2008b. ________. A formação das almas: o imaginário da república no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2003. 62 COIMBRA, C. M. B.; LEITÃO, M. B. S. Das essências às multiplicidades: especialismo psi e produções de subjetividades. Psicologia Social, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 6-17, jul./dez. 2003. COIMBRA, C. M. B.; NASCIMENTO, M. L. do. O Efeito Foucault: desnaturalizando verdades, superando dicotomias. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 245-248, set. 2001. CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. São Paulo: EDUSC, 1999. DE POLI, M. T. Negros na universidade: identidade e trajetória de ascensão social no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Ed Palas, 2003. DUPRET, L. Cor, imaginário e educação. In: SOUSA, M. H. V.; OLIVEIRA, I. (Orgs.). Rio de Janeiro: Cadernos Penesp, n. 9, p. 105-126, dez. 2007. ________. Errar é humano. Rio de Janeiro. Universo Comunicação e Artes Gráficas Ltda, 1999. DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 2008. Disponivel em http://www.faperj.br/servicos/buscaposgrad/pos_grad_RJ_apresentacao.phtml Acesso em 10/05/2010. EXAME NACIONAL DE CURSOS E OS DADOS DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA 2003. Disponível em: http://www.inep.gov.br/informativo/pdf/informativo80.pdf. Acesso em: 10 fev. 2010. FERNANDES, F. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Global Editora, 2007. FONSECA, M. V. Pretos, pardos, crioulos e cabras nas escolas mineiras do século XIX. Universidade de São Paulo. 2007. 256f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007. FOUCALT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 2000. _________. A microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1984. FREIRE, G. Casa grande e senzala. São Paulo: Global Editora, 2006. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 40ª Ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2005. FIGUEREDO, A.; GROSFOGUEL, R. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v59n2/a16v59n2.pdf. Acesso em: 10 out. 2010. GIDDENS, A. Mundo em descontrole. Rio de Janeiro: Record, 1999. GOHN, M. da G. Lutas e movimentos pela educação no Brasil a partir de 1970. Rio de Janeiro. Revista Eccos: Educação e Movimentos Sociais, n. 1, v. 2, p. 23-38, jun./jul. 2009a. ________. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Editora Cortez, 2009b. ________. Novas teorias dos movimentos sociais. São Paulo: Edições Loyola, 2009c. ________. Movimentos sociais no início do século XXI: antigos e novos autores sociais. Petrópolis: Vozes, 2004. GOMES, N. L. A mulher negra que vi de perto: o processo de construção da identidade racial de professoras negras. Belo Horizonte: Mazza, 1995. GOMES, N. L.; GONÇALVES, P. B. Experiências étnico-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2002. GONÇALVES, L. A. de O. Os movimentos negros no Brasil: construindo autores sociopolíticos. In: XXI Reunião Anual da ANPED, Caxambu: ANPED, 21 p., set. 1998. GONÇALVES, L. A. O.; SILVA, P. B. G. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. 4ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 63 GONZAGA, Y. M. Homem negro, professor universitário na UFMG: memórias e desafios. In. PRAXEDES, V. L.; TEIXEIRA, I. A. de C.; SOUSA, A. X.; GONZAGA, Y. M. (Orgs.). Memórias e percursos de professores negros e negras na UFMG. Editora Autêntica. Belo Horizonte: p. 237-246, 2009. HARVEY, D. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 1993. HALL, S. Da diáspora - identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2008. ________. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006. ________. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, nº2, p. 15-46, jul./dez. 1997 ________. Quem precisa de uma identidade? In: HALL, S; SILVA, T. T.; WOODWARD, H. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2001. HANCHARD, M. G. Orfeu e o poder: movimento negro no Rio e São Paulo. Rio de Janeiro. EDUERJ, 2001. HASENBALG, C. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Belo Horizonte. Editora UFMG, 200 POLÍTICAS SOCIAIS, ACOMPANHAMENTO E ANÁLISE 2002. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/bpsociais/bps_13/BPS_13_completo.pdf Acesso em: 30 mai. 2010. IRINEU, G. Igualdade ou desigualdades de oportunidades? Uma análise das leis de cotas e de suas implicações sociais. 2005. 200f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. JUNIOR, C. Dobra percentual de pretos e pardos com ensino superior concluído. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u635801.shtml. Acesso em: 10 fev. 2010. JODELET, D. As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2002. LINHARES, C. Desigualdades sociais e diferenças culturais: poder e desejar, pensar e educar. In SISS, A.; MONTEIRO, A. J. de J. (Org.). Educação, cultura e relações inter-étnicas. Rio de Janeiro: Editora Quartet, 2009 LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LDB). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 10 dez. 2009. MC LAREN, P. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1997. MORIN, E. O problema epistemológico da complexidade. Lisboa: Europa-América, 1983. ________. Meus demônios. Portugal: Editora Stock, 1995. ________. Ciência com consciência. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. MULLER, M. L. R. A cor da escola: imagens da primeira república. Cuiabá: EDUFMT, 2008. MUNANGA, K. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006. ________. Negritude. São Paulo. Autêntica, 2009. ________. O racismo no mundo contemporâneo. In: OLIVEIRA, I. de. (Org.). Relações raciais: discussões contemporâneas. Niterói: Intertexto, 2000. MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigação em psicología social. Petrópolis: Editora Vozes, 2010. 64 MARKOVA, I. Dialogicidade e representaçoes sociais: as dinâmicas da mente. Petrópolis: Editora Vozes, 2006. NASCIMENTO, A.; NASCIMENTO, E. L. Reflexões sobre o movimento negro no Brasil: 1938-1997. In: GUIMARÃES, A. S. A.; HYNTLEY, L. Tirando a máscara: ensaio sobre o racismo no Brasil. São Paulo: Paz e Terra. 2000. NASCIMENTO, S. No mundo executivo. Raça Brasil. n. 139, p. 60-65, dez. 2009. OLIVEIRA, I. Cor e magistério. Rio de Janeiro: Quartet; Niterói: EDUFF, 2006. ________. A construção social e histórica do racismo e suas repercussões na educação contemporânea. In: SOUSA, M. H. V.; OLIVEIRA, I. (Orgs.). Cadernos Penesp, n. 9. Rio de Janeiro: EdUFF/Quartet, p.257- 282., dez. 2007. OLIVEIRA, L. L. A sociologia do guerreiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995. PAIXÃO, M. Manifesto anti-racista: ideias em prol de uma utopia chamada Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. PESTANA, M. Eu tenho um sonho... Raça Brasil, n. 139, p. 12-15, dez. 2009. PLANO NACIONAL POR AMOSTRA EM DOMICÍLIO 2005. Disponível em: http://www.seade.gov.br/produtos/idr/download/populacao.pdf. Acesso em: 10 nov. 2009. PLANO NACIONAL POR AMOSTRA EM DOMICÍLIO 2008. Disponivel em: http://www.band.com.br/jornalismo/cidades/conteudo.asp?ID=187961. Acesso em: 10 nov. 2009. RAWLS, J. Justiça como equidade: uma reformulação. São Paulo. Martins Fontes. 2002. REY, F. G. Sujeito e subjetividade. São Paulo Thomson, 2003. ________. Pesquisa qualitativa e subjetividade. São Paulo: Editora Thomson, 2005. ________. Psicoterapia, subjetividade e pós-modernidade: uma aproximação históricocultural. São Paulo: Editora Thomson, 2007. SANTOS, B. de S. Dilemas do nosso tempo: globalização, multiculturalismo e conhecimento. Educação e Realidade, Rio de Janeiro v. 26, n. 1, p. 13–32, 2001. ________. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. Rio de Janeiro: Editora Cortez, 2005. SANTOS, S. A. dos. Movimentos negros, educação e ações afirmativas. 2007. 554f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação, Departamento de Sociología da Universidade de Brasília, Brasília, 2007. SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro. Editora Record, 2008. SILVA, A. M. P. das. Processos de construção das práticas de escolarização em Pernambuco entre fins do século XVIII e primeira metade do século XIX. Recife: Editora Universitária UFPE, 2008. SISS, A. Afro-brasileiros, cotas e ação afirmativa: razões históricas. Rio de Janeiro: Quartet; Niterói: PENESP, 2003. _________. Diversidade étnico-racial e educação superior brasileira: experiências de intervenção. Rio de Janeiro, Quartet; Rio de Janeiro: Edur/UFRRJ, 2008. SISS, A.; MONTEIRO, A. Educação, cultura e relações inter-étnicas. Rio de Janeiro: Quartet, 2009. SKIDMORE, T. O Brasil visto de fora. São Paulo: Paz e Terra, 2001. ________. Uma história do Brasil. São Paulo. Paz e Terra. 2003. TODOROV, T. Nós e os outros. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1993. TOURAINE, A. Palavra e sangue. São Paulo: Editorial da Grano EPC, 1988. VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fonte, 1991. 65 ________. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2002. WEIS, C. Direitos humanos contemporâneos. São Paulo. Malheiros, 2006.por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/62141/2011%20-%20Fernando%20Resende%20N%c3%b3brega.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3937
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-09-24T12:32:55Z No. of bitstreams: 1 2011 - Fernando Resende Nóbrega.pdf: 1667460 bytes, checksum: 58723948595b0e1da1163d2e535b3d45 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-24T12:32:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Fernando Resende Nóbrega.pdf: 1667460 bytes, checksum: 58723948595b0e1da1163d2e535b3d45 (MD5) Previous issue date: 2011-03-30eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Fernando Resende Nóbrega.pdf2011 - Fernando Resende Nóbrega1.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.