Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13245
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Amanda
dc.date.accessioned2023-12-22T02:43:05Z-
dc.date.available2023-12-22T02:43:05Z-
dc.date.issued2020-12-10
dc.identifier.citationRODRIGUES, Amanda. O Grupo Globo e a formação do trabalhador de novo tipo: atuação da Fundação Roberto Marinho na difusão da Pedagogia da Hegemonia (1977-2000). 2020. 173 f. Dissertação. (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13245-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como tarefa caracterizar as três primeiras décadas de atuação da Fundação Roberto Marinho, destacando as redes de atuação estabelecida na sociedade civil e política, bem como as estratégias pedagógicas para a implementação de uma agenda da burguesia para a educação da classe trabalhadora atendendo as demandas de formação para o trabalho simples em cada etapa histórica abordada. Entendendo que a história da Fundação se confunde com a do Grupo Globo, compreendemos que a caracterização e atuação da primeira passa necessariamente pela descrição das redes de interesses do segundo, e, portanto, trabalhamos na identificação da atuação organizada do Grupo enquanto um partido segundo a análise do pensador Antonio Gramsci. Empreendemos a tarefa de apresentar a Metodologia Telessala como uma atualização da pedagogia política implementada pela Fundação Roberto Marinho em tempos de reconfiguração do bloco histórico em decorrência dos agravamentos da crise estrutural do capitalismo a partir da década de 1970. Destacamos a relevância das orientações trazidas pela Conferência de Jomtien em 1990 e a incorporação dessas orientações no Brasil no plano Educação para Todos. Assim, as políticas públicas para educação nos anos 1990 manifestaram todos os interesses do empresariado organizado na Reforma do Estado que, na educação, se apresentou com a incorporação da lógica do capital humano e da qualidade total na dinâmica escolar, tornando-a uma espécie de empresa que deve prestar contas à sociedade civil. Essa dissertação teve como objetivo geral compreender a pedagogia política da Fundação Roberto Marinho para a formação do trabalhador de novo tipo, entendendo-a como o principal Aparelho de Hegemonia do Grupo Globo para a implementação de sua agenda para a formação para o trabalho simples. Como procedimentos metodológicos, partimos do levantamento bibliográfico a partir de fontes primárias e secundárias sobre a atuação da Fundação que incluíram documentos próprios disponibilizados nas plataformas digitais, bem como de fontes secundárias – dissertações e teses afins, artigos, livros sobre a temática etc. Toda análise é feita sob a ótica do materialismo histórico-dialético que compreende os movimentos da história como expressão mais imediata da luta de classes, estimulando o aprofundamento da lente sobre os aspectos categóricos essenciais das manifestações fenomênicas do objeto em análise. Outro aporte teórico importante é a chave teórico-metodológica do estado Ampliado de Gramsci que permitiu a análise da Sociedade Civil como um dos momentos superestruturais do Estado, em uma lógica de balanço entre consenso e coerção. Chegamos à conclusão de que a Fundação executa a tarefa de atualização da pedagogia política do Grupo Globo que, milita na ampliação do consenso em torno das propostas grande burguesia representada pelo Todos Pela Educação. Além disso, a Fundação contribui na difusão de materiais e métodos que avançam sobre o cotidiano da escola pública, tornando-a um veículo de difusão da pedagogia das competências e formação para o trabalho simples.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFundação Roberto Marinhopor
dc.subjecttele-educaçãopor
dc.subjectMetodologia Telessalapor
dc.subjectneoliberalismopor
dc.subjectRoberto Marinho Foundationeng
dc.subjectteleeducationeng
dc.subjectneoliberalismeng
dc.titleO Grupo Globo e a formação do trabalhador de novo tipo: atuação da Fundação Roberto Marinho na difusão da Pedagogia da Hegemonia (1977-2000)por
dc.title.alternativeThe Grupo Globo and the new type workers education: the performance of Roberto Marinho Foundation in diffusion of Hegemony Pedagogy (1977- 2000)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work had as task to describe the three firsts decades of Roberto Marinho Foundation, highlightening the networks established between civil and political Society, as well as the teaching strategies to implementing an borgeoise´s agenda for worker´s class education to meet the demands to simple work in each historic moment. Understanding Foundation´s history is linked to Grupo Globo, we realized first one´s characterization and performance depends on description of second´s networks and interests, therefore we worked to identify the Grupo Globo´s organized practice as a party, according to Antonio Gramsci. We worked on presenting Metodologia Telessala as a upgrade on political teaching executed by Roberto Marinho Foundation in changeover times due to crises worsening since 1970. The relevance of Jomtien Conference´s recommendations is emphacised and, mainly its integration in brazilian oficial educational plan Educação Para Todos. So, public policies for education in nineties expressed all business comunities interests organized at Reform of the State that, in educational field, presented itself incorporating the logic of human capital and total quality in schooling dynamics, making of her some kind of entreprise that shoud account for their actions. The presente dissertation had a general objective to understand the Roberto Marinho Foundation´s political teaching to simple work, taking it as the main Grupo Globo´s Hegemony instrument to implemente his agenda. The metodology envolved a bibliographic search on primary (Statute, reports, promotional materials) and secondary (dissertations and thesis related and books) sources. The analyse is made using Marx´s historical materialism, understanding history´s movement as expression of class struggle and encouraging the development of studies about categorical aspects as things essential expressions. Another importante methodological source is Gramsci´s Expanded State theory which allowed to analyse Civil Society as a State´s superestructural moment in a non stable balance between agreement and coercion. As result, we concluded that Roberto Marinho Foundation acts updating Grupo Globo´s political teaching which, for tour turn acts in the expansion of the agreement concerning proposals that come from the big borgeoise in Brazil, organized by Todos Pela Educação. Furthermore, Roberto Marinho Foundation contributes diffunding materials and methods that move on public school´s daily routine, converting the school into dissemination vehicles for the dissemination of Competences Pedagogy and education for simple work.eng
dc.contributor.advisor1Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
dc.contributor.referee1Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
dc.contributor.referee2Accioly, Inny Bello
dc.contributor.referee3Ventura, Jaqueline Pereira
dc.contributor.referee4Costa, Regis Eduardo Coelho Arguelles da
dc.creator.ID112.833.247-70por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7669559165641604por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesACCIOLY, I. As Competências Socioemocionais no Contexto Brasileiro: Uma Análise a Partir da Reforma do Ensino Médio (Lei n.13415/17). Relatório (Pós-doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Nova Iguaçu, 2020. ALEGRIA, João (org.). Telejornalismo educativo e produção em rede: Introdução às práticas de produção do Núcleo de Jornalismo do Canal Futura. Rio de janeiro: Canal Futura, 2014. ARÊAS, João Braga. As batalhas de O Globo: Ditadura militar, Lula x Collor, privatizações e a vitória do PT em 2002. Curitiba: Prismas, 2015. BARRETO, Raquel Goulart. Discursos, Tecnologia, Educação. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009. BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil de 1946. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm Acesso em 25/09/2020. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 25/09/2020. BRASIL. Decreto 20.047 de 27 de maio de 1931. Regula a execução dos serviços de radiocomunicações no território nacional. Brasília, DF. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-20047-27-maio-1931-519074-publicacaooriginal-1-pe.htm. Acesso em 17/01/2020. BRASIL. Decreto 70.066 de 26 de janeiro de 1972. Dispõe sobre o Programa Nacional de Teleducação (PRONTEL). Brasília, DF. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-70066-26-janeiro-1972-418579-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 16/06/2020 BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Plano decenal de Educação Para Todos. Brasília: MEC, 1993. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Educação Para Todos: avaliação da década. Brasília: MEC, 2003. Disponível em http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485564/Educa%C3%A7%C3%A3o+para+todos+avalia%C3%A7%C3%A3o+da+d%C3%A9cada+S%C3%ADntese+do+I+Semin%C3%A1rio+Nacional+sobre+Educa%C3%A7%C3%A3o+para+Todos+%28Bras%C3%ADlia%2C+10+ e+11-6-1999%29/a698194e-feab-4117-9088-53c1297b315b?version=1.2 Acesso em 20/10/2020. BRASIL. Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996. Institui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acessado em 20/04/2020. BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE) Parecer CNE/CEB n° 16/1999. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1999/pceb016_99.pdf Acesso em 25/09/2020. BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE) Parecer CNE/CEB nº 40/2004. Disponível em http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/tecnico/legisla_tecnico_parecer402004.pdf Acesso em 25/09/2020. BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A Reforma Gerencial do Estado. Revista de Administração Pública 34 (4), julho 2000: 55-72. Trabalho apresentado ao Seminário “Moderna Gestão Pública”, patrocinado pelo INA – Instituto Nacional de Administração Pública. Lisboa, 2000. CANAL FUTURA. Quem somos. 2020. Disponível em https://www.futura.org.br/quem-somos/ Acesso em: 07/09/2020 CARTA MAIOR. O editorial de Roberto Marinho que exaltou a ditadura militar. São Paulo, 2013. Disponível em https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/O-editorial-de-Roberto-Marinho-que-exaltou-a-Ditadura-Militar/4/27682 Acesso em 07/02/2020. CARVALHO, Celso do Prado Ferraz. A educação cidadã na visão empresarial: o Telecurso 2000. Campinas: Autores associados, 1999. CASTRO, Márcia Prado. O projeto Minerva e o desafio de ensinar matemática via rádio. 2007. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática). Pontifícia Universidade Católica. São Paulo, 2007. CHAUÍ, Marilena. A ideologia da competência. São Paulo: Autêntica, 2014. CHAVES, David Santos Pereira. Empresariamento da educação: Instituto Ayrton Senna e a política de competências socioemocionais na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em educação), Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996. COLOMBO, Luiza. A frente liberal ultraconservadora no Brasil: reflexões sobre e para além do “movimento” Escola Sem partido. Dissertação (Mestrado em educação). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2018. CONTI, Mario Sérgio. Notícias do Planalto: a imprensa e Fernando Collor. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. COUTINHO, Carlos Nelson. A Democracia como valor universal. In: Encontros com a civilização brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. DARDOT, Pierre; LAVAL Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016. DELORS, Jacques. Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998. DEMIER, Felipe. Bonapartismo: o fenômeno e o conceito. Revista Outubro, n.25, março de 2016. Disponível em http://outubrorevista.com.br/wp-content/uploads/2016/03/8_Felipe-Demier.pdf . Acesso em 26/10/2020. DREIFUSS, René Armand. 1964: A conquista do Estado: ação política, poder e golpe de classe. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1981. EXPRESSO DA NOTÍCIA. Justiça reconhece vínculo de professores com a Fundação Roberto Marinho. Jusbrasil, 2003. Disponível em https://expresso-noticia.jusbrasil.com.br/noticias/6284/justica-reconhece-vinculo-de-professores-com-fundacao-roberto-marinho?ref=serp Acesso em 21/07/2020. FRANCFORT, Elmo. Almanaque TV Cultura: muitas histórias, informação e curiosidades. São Paulo: Cultura, 2019. FILHO, João Carlos de Souza Meirelles. É possível superar a herança da ditadura brasileira (1964-1985) e controlar o desmatamento na Amazônia? Não, enquanto a pecuária bovina prosseguir como principal vetor de desmatamento. Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi v. 9, n. 1, p. 219-241, jan.-abr. 2014. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/bgoeldi/v9n1/14.pdf Acesso em 12/06/2020 FERNANDES, Florestan. Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 5. Ed. São Paulo: Globo, 2006. FIESP. Educação: gastos públicos e propostas de melhoria. São Paulo, 2010. FINGUERUT, Silvia; SUKMAN, Hugo (org.). Fundação Roberto Marinho: 30 anos. 2. Ed. Rio de Janeiro: Goal, 2008. FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Incluir para Transformar: metodologia Telessala em cinco movimentos. [concepção e supervisão pedagógica: Vilma Guimarães]. Rio de Janeiro: Fundação Roberto marinho, 2013. FREITAS, Dirce Nei Teixeira. Avaliação da educação básica e ação normativa federal. Cad. Pesquisas. vol.34 no.123 São Paulo Sept./Dec. 2004. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000300008 Acesso em 22/04/2020 FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2010. FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Educação Básica no Brasil de 1990:subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 82, p. 93-130, abril de 2003. Disponível em hppt://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 20/04/2020. FOLHA DE SÃO PAULO. Telecurso de 2º grau já iniciado em dois canais. São Paulo, 17 de janeiro de 1978. FOLHA DE SÃO PAULO. TCU vê irregularidades em cursos da Força Sindical. São Paulo, 10 de junho de 2000. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u33423.shtml Acesso em 22/09/2020 FORBES. Real time billionaires. Disponível em https://www.forbes.com/real-time-billionaires/#75a1552e3d78 Acesso em 12/04/2020. GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. 8.Ed. São Paulo: Ática, 2003. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Vol.2. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. 2. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. _______. Cadernos do Cárcere. Vol 3. 3. Ed. Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. HARVEY, David. Condição pós-moderna. 16. Ed. São Paulo: Loyola, 2007. HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Filosofia da História. Brasília: Universidade de Brasília, 2008. HERZ, Daniel. A história secreta da Rede Globo. 15. Ed. Porto Alegre: Ortiz, 1997. IASI, Mauro. A pequena política, a grande política e a nossa ambição. Blog da Boitempo. São Paulo, 30/08/2019. Disponível em https://blogdaboitempo.com.br/2019/08/30/a-pequena-politica-a-grande-politica-e-a-nossa-ambicao/ acesso em 21/09/2020. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais de idade, por grupos de idade. Disponível em https://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?no=4&op=0&vcodigo=CD101&t=taxa-analfabetismo-pessoas-15-anos-mais. Acesso em 15/04/2020. INSTITUTO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS (INEP). Histórico SAEB. Disponível em http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/saeb/historico Acesso em 28/05/2020. JAMBEIRO, Othon. A TV no Brasil do século XX. Salvador: EDUFBA, 2002. KURZ, Robert. A Ascensão do dinheiro aos céus: os limites estruturais da valorização do capital, o capitalismo de cassino e a crise financeira global. Disponível em: http://www.obeco-online.org/rkurz101.htm. Acesso em 13/01/2020. KURZ, Robert. A crise do valor de troca. Rio de Janeiro: Consequência, 2018. LIBONATI, André; GARCIA, Débora (orgs.). Canal Futura: 20 anos de conexões e reinvenções. Ilheus: UESC, 2019. MACEDO, Luiz Antônio Souza Lima de. As possibilidades atuais da teleducação no Brasil. In: Seminário Nacional Teleducação na Formação Profissional. p. 37-54. Brasília: CENAFOR, 1978. MACHADO, Romero. Afundação Roberto Marinho. 3. Ed. Porto Alegre: Tchê, 1988. MAGALHÃES, Ramon Mendes da Costa. O processo histórico de construção do currículo mínimo de educação física do Estado do Rio de Janeiro: da elaboração à implementação. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juíz de Fora, Juíz de Fora, 2019. MARINHO, Maria Gabriela S.M.C. A presença americana na educação superior brasileira: uma abordagem histórica da articulação entre a Fundação Rockefeller e estruturas acadêmicas de São Paulo. Thesis, São Paulo, ano I, vol 3, p. 54-77, 2005. Disponível em http://www.cantareira.br/thesis2/ed_3/3_gabriela.pdf. Acesso em 06/06/2020. MARX, Karl. Para a questão judaica. São Paulo: Expressão Popular, 2009 MARX, Karl. O 18 brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011. MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007. MELO, Adriana. Os organismos internacionais na condução de um novo bloco histórico. In. NEVES, LUCIA (org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005. MEMÓRIAS DA DITADURA. Projeto Minerva. Disponível em http://memoriasdaditadura.org.br/programas/projeto-minerva/ Acesso em 17/06/2020. MÉSZÁROS, Istvan. A crise estrutural do capital. 2. Ed. Ver e ampliada. São Paulo: Boitempo, 2011. MOREIRA, João Flavio de Castro. Os telecursos da Rede Globo: a mídia televisiva no sistema de educação a distância (1978-1998). Dissertação (Mestrado em história). Instituto de Ciências Humanas, UNB, Brasília, 2006. MOTTA, Marly. Pacote de Abril. CPDOC (Centro de Estudos, Pesquisas e Documentação de História Contemporânea do Brasil). Disponível em https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/PacoteAbril Acesso em 1/11/2020. NEVES, Lucia Maria Wanderley. A Nova Pedagogia da Hegemonia: Estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005 NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011. NOVACK, George. A lei do desenvolvimento desigual e combinado da sociedade. São Paulo: Rabisco Criação e Propaganda, 1988. O GLOBO. Lançado o Telecurso da Fundação Roberto Marinho. Rio de Janeiro, 17 de janeiro de 1978. O GLOBO. Um terço da população nos grandes centros vê o Telecurso. Rio de Janeiro, 20 de abril de 1978. OLIVEIRA, Francisco. Os direitos do antivalor: a economia política da hegemonia imperfeita. Petrópolis: Vozes, 1998. OLIVEIRA, Francisco. Crítica à razão dualista – o ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003. OLIVEIRA, Wellington Amarante. Telecurso 2º grau: paradigma no ensino pela TV e legitimação política da Rede Globo, 1978-1981. Dissertação (Mestrado em História). Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP, Assis, 2011. OLIVEIRA, Wellington. No ar o Telecurso 2º grau: ensino pela TV e legitimação política da Rede Globo durante a ditadura militar (1978-1981). Revista Territórios & Fronteiras, Cuiabá, vol. 10, n.1, jan-jul, p.393-418, 2017. ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). Certificação de Competências Profissionais – Análise qualitativa do trabalho, avaliação e certificação de competências – Referenciais metodológicos. Reedição. Brasília: 2002 ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). Competências e empregabilidade. Disponível em https://www.ilo.org/lisbon/temas/WCMS_650795/lang--pt/index.htm. Acesso em 23/05/2020. PAES, José Eduardo Sabo. Fundações: origem e evolução histórica. Revista de informação legislativa, v. 35, n. 140, p. 41-48, out./dez. 1998. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/415/r140-04.pdf?sequence=4&isAllowed=y Acesso em 06/06/2020. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE). Parecer CNE/CEB nº 16/1999. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1999/pceb016_99.pdf Acesso em 25/05/2020. ______. Parecer CNE/CEB nº 40/2004. Disponível em http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/tecnico/legisla_tecnico_parecer402004.pdf Acesso em 25/05/2020 PERRENOUD, Phillipe. 10 Novas Competências para Ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. POULANTZAS, Nicos. Poder político e classes sociais. São Paulo: Martins Fontes, 1977. RAMOS, Marise. Pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2002. ROMANO, Rogério Tadeu. Fundação pública de direito privado. Conjur, 2015. Disponível em https://jus.com.br/artigos/45468/fundacao-publica-de-direito-privado#:~:text=No%20direito%20administrativo%20brasileiro%2C%20a,reverte%20para%20o%20Poder%20P%C3%BAblico.&text=As%20funda%C3%A7%C3%B5es%20p%C3%BAblicas%20de%20Direito,Lei%20para%20a%20sua%20cria%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 10/06/2020. ROUSSEAU, J.-J. O contrato social: Princípios do direito político. 3. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. SADER, Emir. Gramsci – Poder, política e partido. São Paulo: Expressão Popular, 2005. SALOMON, Marta. Tribunal vê desvio e ineficiência no FAT. Folha de São Paulo, 2000. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi1405200012.htm Acesso em 21/07/2020. SCALDAFERRO, Maikon Chaider Silva. Hegel e o fim da história. Polymatheia. Fortaleza, Vol. V, 2009, nº8, p.211-230. SEVCENKO, Nicolau. A capital irradiante: técnica, ritmos e ritos do Rio. In: História da vida privada no Brasil: República: da Belle Époque à era do Rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. SILVA, Renata Maldonado da. A Trajetória do programa Telecurso e o monopólio das Organizações Globo no âmbito do tele-ensino no Brasil. InterMeio, Campo Grande, v.19, n.38, p.154-179, jul/dez 2013. SILVA, Maria Vieira; SOUZA, Silvana Aparecida de. Educação e responsabilidade empresarial: “novas modalidades de atuação da esfera privada na oferta educacional. Educ. e Soc., Campinas, vol. 30, n. 108, p. 779-798, out. 2009. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/es/v30n108/a0830108 Acesso em: 10/07/2020. STRAUSS, Leo. Reflexões sobre Maquiavel. São Paulo: É Realizações, 2015. TIRADENTES, Aparecida de Fátima. Pedagogia do Mercado: neoliberalismo, mercado e educação no século XXI. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2012. TRAJTENBERG, Marilia El-Kaddoun. Uma constituinte pouco cidadã: as disputas do empresariado e as tentativas de intervenção dos trabalhadores sobre os direitos políticos dos trabalhadores na constituinte de 1988. Dissertação (Mestrado em História). Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense UFF, Niteroi, 2015. UNICEF. Declaração Mundial sobre Educação Para Todos (Conferência de Jontiem). Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Acesso em 12/04/2020. UNICEF. O direito das crianças e dos adolescentes. Disponível em: www.unicef.org/brazil/pt/resources_10230.htm . Acesso em 04/03/2018. XAVIER, Antônio Carlos da R. Gestão da Qualidade Total nas Escolas: um novo modelo para a educação. Texto para a discussão. Rio de Janeiro, n.234. SET. 1991. Disponível em https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=3257 Acesso em 16/05/2020. YOKOYAMA, Erika Sayuri. A Educação de Jovens e Adultos na Fundação Bradesco. 2010. Disponível em https://www.marilia.unesp.br/Home/Eventos/2010/Peja/comunica%C3%A7%C3%A3o_educa%C3%A7%C3%A3ojovensadultos_funda%C3%A7%C3%A3obradesco_erikasayuriyokoyama_5251.pdf Acesso em 23/09/2020.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/70121/2020%20-%20Amanda%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5840
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-08-02T17:52:56Z No. of bitstreams: 1 2020 - Amanda Rodrigues.pdf: 1359570 bytes, checksum: 6cf3d9eb4716c9b49e7cf9d6f71c334d (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-02T17:52:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Amanda Rodrigues.pdf: 1359570 bytes, checksum: 6cf3d9eb4716c9b49e7cf9d6f71c334d (MD5) Previous issue date: 2020-12-10eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Amanda Rodrigues.pdf1.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.