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dc.contributor.authorGuimarães, Wanuza Nogueira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:43:04Z-
dc.date.available2023-12-22T02:43:04Z-
dc.date.issued2015-02-25
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Wanuza Nogueira. Um estudo sobre a inserção tecnológica na formação continuada de docentes de matemática. 2015. 120 f. Dissertação (Programação de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneas e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13244-
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta um estudo focado na inserção tecnológica na formação continuada de docentes de Matemática. Especificamente, identifica e analisa possíveis contribuições de um projeto de formação continuada no desenvolvimento profissional de docentes envolvidos no “Projeto Materiais Curriculares Educativos On-line para a Matemática na Educação Básica”, do Observatório da Educação, da Capes. Mediante observação participante e com o uso de questionários semiabertos, gravações em áudio e vídeo dos envolvidos e diários de campo procurou-se responder às questões: “Como docentes de Matemática percebem a inserção tecnológica na formação continuada? Qual o interesse temático (de conteúdos etc.) dos educadores? O que eles consideram que interfere na utilização da tecnologia em suas aulas?” Os docentes percebem a formação continuada como essencial e necessária para o ensino e o seu aprendizado. Suas reflexões sucitam que a inserção tecnológica na formação também se configure como significativa no âmbito escolar. Os educadores mostraram interesse temático pela Geometria e pela História da Matemática, dentre outras demandas associadas ao uso de softwares. Todos os docentes sinalizaram que o número insuficiente de computadores para uso dos alunos interfere na utilização dessa tecnologia, em classe. Os resultados também indicaram que a inserção informática educativa na formação continuada é necessária de modo a promover a atualização e mediante atividades relacionas à sua prática, como foram as implementadas no PMCEO. Todavia, o apoio da direção da escola, bem como a infraestrutura adequada para a realização das atividades de formação tornam-se imprescindíveis para uma maior efetividade das implementaçõespor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBasic Educationeng
dc.subjectContinuing Teacher Trainingeng
dc.subjectTechnology Insertioneng
dc.subjectTeacher Reflectionseng
dc.subjectEducação Básica.por
dc.subjectFormação Continuada de Professorespor
dc.subjectInserção de Tecnologiaspor
dc.subjectReflexão de Docentespor
dc.titleUm estudo sobre a inserção tecnológica na formação continuada de docentes de matemáticapor
dc.title.alternativeA Study on Technology Integration in the Continuing Education of Mathematic Teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research presents a study focused on technology integration in the continuing education of mathematic teachers. It specifically identifies and analyzes possible contributions of a continuing education project in the professional development of teachers involved in the "Design Educational Curriculum Materials Online for Mathematics in Basic Education", from Capes in the Education Observatory Centre. Through participant observation and the use of half-open questionnaires, audio, video recordings of those involved and field diaries, this study tried to answer the questions: "How do Mathematics teachers notice the technological integration in continuing education? What is the thematic interest (content etc.) of educators? What do they consider that interferes with the use of technology in their classes? "The teachers realize the continuing education as essential and necessary for teaching and their learning. Their reflections suggest that technological integration in teachers’ training will also constitute significant in school area. Educators showed thematic interest in geometry and the history of mathematics, among other demands associated with the use of softwares. All teachers demonstrated that the insufficient number of computers for students to use interferes with the use of this technology in class. The results also indicated that educational computing insertion in continuing education is required in order to promote the upgrade and by activities related to its practice, as they were implemented in PMCEO. However, the school administration supports as well as the adequate infrastructure for the implementation of training activities are essential for more effective implementationseng
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.advisor1ID166198706por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435por
dc.contributor.referee1Kindel, Dora Soraia
dc.contributor.referee2Oliveira, Rosana de
dc.creator.ID27.153.667-52por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9211360260329417por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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