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dc.contributor.authorCastro, Samanta Guimarães Natalino
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:54Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:54Z-
dc.date.issued2012-12-18
dc.identifier.citationCASTRO, Samanta Guimarães Natalino. A Oralidade Artística e A Educação em Arte: Um estudo sobre as tessituras do discurso artístico nas aulas de Arte em Ciep de Nova Iguaçu. 2012. 95 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13236-
dc.description.abstractEsta pesquisa se propõe apresentar a utilização de vídeos com depoimentos de artistas sobre sua própria obra, funcionando como ferramenta auxiliar às aulas de Arte com turmas do II Segmento do Ensino Fundamental em Ciep integrante do Sistema Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, localizado no Município de Nova Iguaçu. A proposição para utilização de depoimentos/documentários com artistas na prática pedagógica desenvolveu-se em minha experiência atuando como museóloga em projetos educativos em museus na cidade do Rio de Janeiro, e de uma experiência pessoal ocorrida no ano de 2004. O documentário estaria então na ordem de conhecimentos que são materiais e imateriais ao mesmo tempo: além de ensinar, transmitem significados através tanto de sua presença física quanto por sua capacidade de corroborarem informações frente sua característica intrínseca de serem relatos da realidade, de momentos pessoais (Museologia e Educação). Assim, ao levar o documentário para a sala de aula procuro unir possibilidades da museologia no ambiente escolar. Para esta pesquisa foram trabalhados três vídeos com artistas brasileiros (Cildo, sobre a obra do artista Cildo Meireles, A Obra de Arte, sobre o trabalho de 07 artistas – Beatriz Milhazes, Carlos Vergara, Cildo Meireles, Eduardo Sued, Ernesto Neto, Tunga, Waltércio Caldas – e Iberê – Matéria da Memória, sobre o artista Iberê Camargo). Optei por artistas brasileiros por três questões principais: em primeiro lugar procurando trazer ao aluno observações culturais brasileiras como o sotaque, a paisagem, as referências de vida dos artistas; segundo por levantar debates interdisciplinares já que muitos temas fazem referência a momentos históricos vividos por seus autores unindo referências históricas nacionais ou específicas de algum região, bem como despertando o interesse pela busca, em outras disciplinas, para pesquisa na forma de aquisição de alguns produtos ou de materiais e, em terceiro por haver maiores possibilidade de contato in loco com as obras apresentadas, já que há considerável acervo destes artistas em coleções de instituições públicas ou privadas em exposição. Durante o desenvolvimento desta pesquisa juntamente às turmas do 9°. ano, desenvolvemos uma expressão para estes vídeos: os “vidacomentario”. Mais do que um documentário, com um olhar externo da criação artística, estes vídeos apresentam o próprio artista expondo seu ato criador, aquilo que o (co)moveu, comentando sua produção, sua vida. Esta expressão levei à todas as turmas e trago à esta pesquisa.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArte-educaçãopor
dc.subjectMuseupor
dc.subjectDocumentáriopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectArt Educationeng
dc.subjectMuseumeng
dc.subjectDocumentaryeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleA Oralidade Artística e A Educação em Arte: Um estudo sobre as tessituras do discurso artístico nas aulas de Arte em Ciep de Nova Iguaçupor
dc.title.alternativeThe Artistic Orality and the Education in Art: A study on the tessitura of artistic discourse in art classes in the Ciep of Nova Iguaçueng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research aims to present the use of videos with testimonials from artists about their own work, acting as an auxiliary tool to the Art lessons with classes of Segment II Elementary School in a Ciep member of the State System of Education in Rio de Janeiro, located in the Municipality Nova Iguaçu. The proposal for using testimonials / documentaries with artists in pedagogical practice has been developed through my experience as museologist in educational projects in museums in the municipality of Rio de Janeiro, and based on a personal experience that occurred in the year 2004. The documentary would then be in a context of knowledge which is tangible and intangible at the same time: in addition to teaching, it conveys knowledge through both its physical presence and due to its ability to corroborate information in view of its intrinsic characteristic of being reports on the reality, personal moments ( Museology and Education). Thus, by bringing the documentary to the classroom, I seek to join possibilities of museology in the school environment. For this research, three videos with Brazilian artists (Cildo on the artist's work Meireles, The Work of Art, on the work of 07 artists - Beatriz Milhazes, Carlos Vergara, Cildo Meireles, Eduardo Sued, Ernesto Neto, Tunga, Waltércio Caldas - and Iberê, on the work of Iberê Camargo) were used. I chose Brazilian artists for three main reasons: firstly, with the aim of bringing to the student Brazilian cultural observations, such as accent, landscape and references of the artists’ lives; secondly, because they raise interdisciplinary debates, since many themes make reference to historic moments lived by its authors, thereby joining national or regional historical references, as well as raising the interest for the search, in other disciplines, for the research through the acquisition of other products and materials; and, thirdly, for having more possibilities of contact in loco with the works presented, since there is a considerable collection of these artists in collections of public or private institutions on display. During the development of this research with the classes of the 9th grade, we have developed an expression for these videos: the "vidacomentario”. More than a documentary, with a look outside the artistic creation, these videos present the artist himself/herself exposing his/her creation, that which has moved him/her, commenting on his/her production, on his/her life. I have taken this expression to all the classes and I now bring to this research.eng
dc.contributor.advisor1Berino, Aristóteles de Paula
dc.contributor.advisor1ID898.221.707-00por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079382084565252por
dc.contributor.referee1Pereira, José Valter
dc.contributor.referee2Soares, Maria da Conceição Silva
dc.creator.ID042.567.307-37por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1247459704155817por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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