Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13233
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dc.contributor.authorShi, Letícia da Silveira Espindula Toi
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:50Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:50Z-
dc.date.issued2017-02-23
dc.identifier.citationShi, Letícia da Silveira Espindula Toi. Formação continuada de professores e qualidade do ensino : um estudo sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/Nova Iguaçu/RJ. 2017. [123 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13233-
dc.description.abstractO presente trabalho emergiu das minhas experiências pessoais como professora da rede municipal de educação de Nova Iguaçu e, sobretudo, das vivências como orientadora de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), uma política do Governo Federal que objetiva alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade, ao final do Ciclo de Alfabetização. Tais experiências impulsionaram a escolha do objeto de pesquisa: as contribuições do PNAIC para a melhoria da qualidade do ensino brasileiro. Nesse sentido, meu objetivo principal foi analisar as ações do PNAIC em desenvolvimento no município de Nova Iguaçu, com o intuito de identificar os impactos desta política pública na melhoria da qualidade do ensino no município. Os objetivos específicos foram revelar a concepção dos Professores Alfabetizadores, do coordenador local e dos gestores da Secretaria de Educação sobre as contribuições do Pacto para a melhoria da qualidade do ensino no município; as principais dificuldades encontradas pelos Professores Alfabetizadores no curso de formação continuada do PNAIC; e os possíveis impactos nos indicadores educacionais que avaliam o desempenho escolar dos alunos em processo de alfabetização na rede municipal de educação de Nova Iguaçu. No âmbito da abordagem do ciclo de políticas, perspectiva teórica e metodológica de investigação, o referencial teórico abordou estudos sobre as políticas de melhoria da qualidade do ensino a partir dos anos 1980; as diferentes concepções de qualidade educacional que se interpõem às políticas educacionais implementadas; e as perspectivas sobre formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. No intuito de atingir os objetivos, optei pela pesquisa de abordagem quanti-qualitativa e utilizei como instrumento de coleta de dados o questionário, aplicado a 31 Professores Alfabetizadores; a entrevista semi-estruturada com o coordenador do Pacto no município e com um gestor da Secretaria de Educação de Nova Iguaçu; e a observação participante no curso de formação do PNAIC. Os resultados da pesquisa indicaram que o Pacto tem trazido boas contribuições para a prática dos professores e para o processo de ensino-aprendizagem no Ciclo de Alfabetização, o que, de certa forma, tem promovido impacto positivo nos dados educacionais do município. No entanto, obseva-se que uma série de características locais encontradas, tais como a falta de recursos materiais nas escolas, a impossibilidade de participação dos professores no curso em horário de trabalho, o excesso de alunos por sala e o autoritarismo vivenciado dentro das escolas do município que dificultam a aplicabilidade do Programa e a busca por resultados ainda melhores nos índices educacionaispor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIn service teacher education; ; ;;eng
dc.subjectQuality of educationeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectFormação continuada de professores; ; ; ;por
dc.subjectQualidade do ensinopor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectPNAICpor
dc.titleFormação continuada de professores e qualidade do ensino : um estudo sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/Nova Iguaçu/RJpor
dc.title.alternativeContinuing education of teachers and quality of teaching: a study on the National Pact for Literacy in the Right Age - PNAIC / Nova Iguaçu / RJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work emerged from my personal experiences as a teacher of the municipal education network of Nova Iguaçu and, above all, from my experiences as a study guide of the National Pact for Literacy in the Proper Age (PNAIC), a Federal Government policy aimed at helping children up to 8 years of age to complete the literacy cycle. These experiences stimulated the choice of the research object: the contributions of the PNAIC to the improvement of the quality of Brazilian education. In this sense, my main objective was to analyze the actions of the PNAIC, under development in the municipality of Nova Iguaçu, in order to identify the impacts of this public policy in improving the quality of education in the municipality. The specific objectives were to unveil the conception of literacy teachers, the local coordinator and the managers of the Education Secretariat about the contributions of the Pact to improve the quality of education in the municipality. Also the main difficulties encountered by literacy teachers in the PNAIC continuing education course. In addition, the possible impacts on the educational indicators that evaluate the performance of students in the literacy process in the local school district. Within the framework of the policy cycle approach, I consulted studies on policies to improve the quality of teaching from the 1980s. I also sought the different conceptions of educational quality that derive from the educational policies implemented. And the perspectives on initial and continuing teacher education in basic education. In order to achieve the main objective, I chose the quantitative-qualitative approach and used as data collection instrument the questionnaire, applied to 31 teacher-students. In addition, semi-structured interview with the coordinator of the Pact in the municipality and with a manager of the Secretary of Education of Nova Iguaçu. Moreover, participant observation in the PNAIC training course. The results of the research indicate that the Pact has brought good contributions to teachers' practice and to the teaching-learning process in the literacy cycle, which, in a way, has promoted a positive impact on the educational data of the municipality. However, we observed that a series of local characteristics, such as lack of education resources, too many students per classroom, double shifts for teachers and undemocratic relations inside schools makes it difficult to apply the Program and to obtain even better results in educational indexes.eng
dc.contributor.advisor1Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
dc.contributor.advisor1ID379776790por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863596390001966por
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee2Costa, Ana Valéria de Figueiredo da
dc.creator.ID11770844732por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863567978617984por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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