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Tipo do documento: Dissertação
Title: Mulheres da EJA: entre sonhos e desafios da continuidade na escolarização de alunas da rede municipal de Seropédica - RJ
Authors: Souza, Nina de Paula Martins Monteiro de
Orientador(a): Otranto, Celia Regina
Primeiro membro da banca: Otranto, Celia Regina
Segundo membro da banca: Sanchez, Liliane Barreira
Terceiro membro da banca: Leite Filho, Aristeo Gonçalves
Keywords: Educação de Jovens e Adultos;Gênero;Seropédica
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 4-Feb-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SOUZA, Nina de Paula Martins Monteiro de. Mulheres da EJA: entre sonhos e desafios da continuidade na escolarização de alunas da rede municipal de Seropédica-RJ. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.
Abstract: A diferenciação dos atributos femininos e masculinos, que se faz presente em nossas vidas desde a infância, se torna ainda mais evidente na fase adulta. Atualmente, as mulheres são maioria na população brasileira e também nas escolas e universidades, diferente de algumas décadas atrás, quando até o acesso à escolarização por elas era complicado. O público feminino também é maior nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Quando nos atemos a esse fato, podemos enumerar diversas possibilidades que fizeram essas alunas procurar essa modalidade e, quando se pesquisa mais a fundo, percebe-se que os motivos (quase em sua totalidade relacionados ao fato de serem mulheres) são, muitas vezes, comuns a muitas delas e que, apesar de grandes conquistas – principalmente no campo educacional, as mulheres ainda estão em busca de sua emancipação em nossa sociedade. É relevante o número de alunas da EJA interessadas em dar continuidade nos estudos e até de alcançar o Ensino Superior, muitas vezes visto como utopia, fato que foi constatado em estudo anterior, realizado no município de Seropédica, Baixada Fluminense. A partir destas situações-problema, propusemos analisar como alunas da rede municipal de ensino de Seropédica enxergam sua escolarização anterior e atual, na perspectiva das relações de gênero que permeiam as relações de poder em nossa sociedade, no sentido de conhecer suas expectativas e desejos, caminhos trilhados até agora e os que vislumbram trilhar, rumo à continuidade (ou não) do processo de escolarização. Desenvolvemos um estudo de caso, envolvendo quatro escolas municipais e, através de observações, questionários e entrevistas com alunas de EJA, obtivemos dados para realizar uma análise de conteúdo. Os resultados nos trazem uma perspectiva otimista em relação às expectativas das alunas para suas escolarizações já que, a grande maioria deseja dar continuidade, pensando até mesmo em ingressar no Ensino Superior. Por outro lado, concluímos que apesar de estarem mais confiantes, as alunas não percebem as tensões geradas pelas relações de gênero, que em muito influenciaram e ainda influenciam em seus processos de escolarização.
Abstract: The differentiation of female and male attributes, which has been present in our lives since childhood, becomes even more evident in adulthood. Currently, women are the majority in the Brazilian population and also in schools and universities, unlike some decades ago, when even access to schooling by them was complicated. The female audience is also greater in the Youth and Adult Education (EJA) classes. When we stick to this fact, we can enumerate several possibilities that made these students look for this modality and, when we research more deeply, we realize that the reasons (almost entirely related to the fact that they are women) are, many times, common to many of them and that, despite great achievements - mainly in the educational field, women are still looking for their emancipation in our society. It is relevant the number of students from EJA interested in continuing their studies and even reaching Higher Education, often seen as a utopia, a fact that was verified in a previous study, carried out in the municipality of Seropédica, Baixada Fluminense. Based on these problem situations, we proposed to analyze how students from the Seropédica municipal education system see their previous and current schooling, in the perspective of the gender relations that permeate the power relations in our society, in the sense of knowing their expectations and desires, paths followed so far and those that envision walking, towards the continuity (or not) of the schooling process. We developed a case study, involving four municipal schools and, through observations, questionnaires and interviews with students from EJA, we obtained data to perform a content analysis. The results bring us an optimistic perspective regarding the students' expectations for their schooling since, the vast majority want to continue, even thinking about entering Higher Education. On the other hand, we conclude that although they are more confident, the students do not perceive the tensions generated by gender relations, which have greatly influenced and still influence their schooling processes.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13231
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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