Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13229
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Amanda Santos de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:46Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:46Z-
dc.date.issued2014-03-27
dc.identifier.citationLIMA, Amanda Santos de. A formação profissional em dança: o ineditismo da proposta de educação integrada em uma escola pública estadual do Rio de Janeiro. 2014. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13229-
dc.description.abstractNo estado do Rio de Janeiro, em um cenário repleto de cursos técnicos de nível médio em diversas áreas, a profissionalização em dança se apresentava, até o ano de 2010, somente através das escolas de dança, de forma concomitante ou subsequente a este nível de ensino. Em 2011, foi aberto o primeiro curso técnico em dança integrado ao ensino médio, oferecido por uma escola técnica estadual. A pesquisa teve por objetivo analisar a estrutura e funcionamento deste curso, sua relevância social, sua proposta pedagógica, bem como os limites e possibilidades para a adoção da integração entre os ensinos médio e técnico. O presente estudo apresenta, num primeiro momento, uma revisão de literatura que contempla um histórico da articulação entre ensino médio e ensino técnico no Brasil, na procura por uma integração que ainda não se consolidou na prática, seguido de uma análise sobre as relações entre dança e educação, com enfoque na educação profissional nesta área. No terceiro capítulo, são apresentados dados sobre a implantação do currículo integrado na Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC), que se efetivou após a abertura do primeiro curso técnico em dança da rede, oferecido pela Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB). O quarto capítulo apresenta os resultados da pesquisa de campo, que envolveu observações de aulas, reuniões e eventos do curso, questionários aplicados com alunos e professores, e entrevistas com a equipe administrativo-pedagógica da escola e da rede. Ao final da pesquisa consideramos que a integração plena ainda não foi atingida, mas é inegável a constatação do caminho diferenciado que o curso de dança da ETEAB está tentando construir, já tendo galgado alguns degraus, ainda pequenos, mas importantes para a integração que, acreditamos, possa um dia acontecer de verdade. No entanto, o estudo permitiu também a constatação dos desafios que ainda irão surgir com a ampliação do formato integrado para toda a rede FAETEC, uma vez que nem os professores, nem a escolas estão preparadas para atuar em cursos integrados. Porém, algumas ações diferenciadas que surgiram na ETEAB podem vir a acender uma pequena luz no fim de túnel, apesar de termos consciência de que o caminho a trilhar ainda é árduo e longo.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDançapor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectEnsino Integradopor
dc.subjectCurso Técnicopor
dc.subjectDanceeng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectIntegrated Educationeng
dc.subjectTechnical Courseeng
dc.titleA formação profissional em dança: o ineditismo da proposta de educação integrada em uma escola pública estadual do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeThe professional formation in dancing: the innovative proposal of integrated education in a public school in Rio de Janeiro, Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn Rio de Janeiro , in a scene full of technical courses in many areas , the professionalization in dance in the high school was presented until 2010 only by schools of dance, concurrent or subsequent to this level of education. In 2011, the first technical course in dance integrated to high school was opened by a state technical school. The research pretends to analyze the structure and operation of this course, social relevance, educational proposal, and the limits and possibilities for the adoption of integration between high school and professional education. This study presents, at first, a literature review that includes a history of the relation between high school and professional education in Brazil, that search for an integration that has not yet been consolidated in practice, followed by an analysis of the relation between dance and education with focus on professional education in this area. In the third chapter, we present information about the implementation of the Integrated Curriculum in Fundação Estadual de Apoio a Escola Técnica (FAETEC), that occurred after the opening of the first technical course in dance network, offered by Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB). The fourth chapter presents the results of the study in the school, including observation of lessons, events, questionnaires with students and teachers, and interviews with administrative and teaching staff of the school and the network. At the end of the survey we consider that the integration as a totality has not yet been reached, but it is undeniable the differential that the course of dance ETEAB are trying to build, having already climbed some stairs, still small, but important for the integration that, we believe, may one day come true . However, the study also led to confirmation of the challenges that will arise with the further expansion of the integrated format for all FAETEC, since neither the teachers nor the schools are prepared to work in integrated courses. However, some differentiated actions that appeared in ETEAB may come to light a small light in the end of the tunnel, although we realize that the way to go is still long and difficult.eng
dc.contributor.advisor1Otranto, Celia Regina
dc.contributor.advisor1ID443.476.507-87por
dc.contributor.referee1Otranto, Celia Regina
dc.contributor.referee2Souza, José dos Santos
dc.contributor.referee3Rummert, Sônia Maria
dc.creator.ID122.742.607-02por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4145855141962034por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12736/2014%20-%20Amanda%20Santos%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17222/2014%20-%20Amanda%20Santos%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23532/2014%20-%20Amanda%20Santos%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29910/2014%20-%20Amanda%20Santos%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36284/2014%20-%20Amanda%20Santos%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42678/2014%20-%20Amanda%20Santos%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49058/2014%20-%20Amanda%20Santos%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55504/2014%20-%20Amanda%20Santos%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3290
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2020-02-11T16:59:25Z No. of bitstreams: 1 2014 - Amanda Santos de Lima.pdf: 4297775 bytes, checksum: 6f57addfd6349ea7fe9c6006c8c771a2 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-11T16:59:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Amanda Santos de Lima.pdf: 4297775 bytes, checksum: 6f57addfd6349ea7fe9c6006c8c771a2 (MD5) Previous issue date: 201-03-27eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Amanda Santos de Lima.pdfDocumento principal4.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.