Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13228
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMarçal y Guthierrez, Carla Cordeiro
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:45Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:45Z-
dc.date.issued2014-05-28
dc.identifier.citationMarçal y Guthierrez, Carla Cordeiro. Cinema, imagens e narrativas com jovens da Baixada Fluminense. 2014. [68 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13228-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta e analisa a relação de jovens da Baixada Fluminense com o cinema. A pesquisa investiga a possibilidade de perceber e aprender com as imagens. Mas também a relação do cinema e da educação com a alteridade e gestos criativos dentro e fora da escola. A pesquisa atuou com três turmas de uma escola pública no município de Nova Iguaçu, com as quais houve convivência durante o ano de 2013. A experiência foi centrada na exibição de quatro filmes. Para reflexão e análise dos filmes e de outros assuntos desencadeados a partir das imagens, criou-se a “roda de conversa”, momento em que percebeu-se os objetivos da pesquisa e (re)criaram-se alguns sentidos e significados. Para refletir sobre as propostas, práticas e desafios da pesquisa, três partes estruturam a dissertação: a primeira faz a apresentação da pesquisa, a delimitação, justificativa do tema e os novos caminhos que surgiram a partir das narrativas dos jovens; a segunda parte sinaliza os procedimentos metodológicos com a exibição dos filmes, as reações das juventudes, suas narrativas e algumas imagens; a terceira parte apresenta a vivência como unidade de análise do sujeitomundo com a experiência do cinema. Detalhou-se como os filmes foram assistidos e o ato de assistir filmes dentro e fora da escola. Analisou-se a potência do gesto criativo, a alteridade dos jovens e o cinema como arte na escola. Um aspecto relevante foi perceber que a maioria dos jovens não frequenta cinemas, mesmo os filmes de bilheterias, porém a prática de assistir filmes é bastante comumpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectJuventudespor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectImagenspor
dc.subjectCotidiano escolar.por
dc.subjectYouthseng
dc.subjectNarrativeseng
dc.subjectImages,eng
dc.subjectEveryday school lifeeng
dc.titleCinema, imagens e narrativas com jovens da Baixada Fluminensepor
dc.title.alternativeCinema, images and narratives with young people from Baixada Fluminenseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis thesis presents and analyzes the relationship between the young’s people of Baixada Fluminense with cinema. The research investigates the possibility to perceive and learn from the images. But also studies the relationship of cinema and education with otherness and creative gestures in and out of school. The research worked with three classes at a public school in Nova Iguaçu, which were investigated during the year 2013. Experience was centered in the display of four films. For reflection and analysis of film and other issues triggered from the images, it was created the "conversation wheel", at which point realizes the research objectives and (re)creates some senses and meanings. To reflect on the proposals, practices and research challenges, three shares structure the dissertation: the first one presents the research, the definition, the justification of the topic and the new paths that emerged from the narratives of the young; the second part signs the methodological procedures with the films, the reactions of youth, their narratives and some images; the third part presents the experience as the unit of analysis of subject – the world with the movie experience . It details how the films were watched and the act of watching movies in and out of school. It analyzes the power of otherness and creative gesture of the young and the cinema as an art at school. A relevant aspect was the realization that most young people do not attend movies, even movies box office, but the practice of watching movies is quite commoneng
dc.contributor.advisor1Berino, Aristóteles de Paula
dc.contributor.advisor1ID89822170700por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079382084565252por
dc.contributor.referee1Fernandes, Mônica Pinheiro
dc.contributor.referee2Cruz, Jorge Luiz
dc.creator.ID09323476730por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5062002502458018por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesADÃO, Adriene do Nascimento. Cinema e Educação: a relação dos jovens com o cinema e o papel desempenhado pelos filmes na formação do educando na contemporaneidade. 2013. 119p. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares – PPGEDUC, Instituto Multidisciplinar/Instituto de Educação. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Rio de Janeiro, RJ - 2013. ADÃO, Adriene do Nascimento; MARÇAL Carla Cordeiro; VERDAM, Mônica; SILVA, Monique de Oliveira; CONCEIÇÃO, Rafaela Rodrigues da. O cinema e educação: uma reflexão pedagógica acerca do livro o clube do filme. In: PLETSH, Márcia, RIZO, Gabriela; (org) Cultura e formação: contribuições para a prática docente. 1ͣ edição – Seropédica: Editora da UFRRJ, 2010. AFFERGAN, F. Exotisme et Altérité. Paris, Puf, 1987. AGAMBEN, G. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007. AMORIM, Marilia. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa Editora, 2004. ARAÚJO, Inácio. Prefácio. In: COSTA, Antônio. Compreender o cinema. Rio de Janeiro: Globo, 1987. AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas, São Paulo: Papirus, 2004. AUTHIER, J. Hétérogéneité(s) énonciative(s)”, in Langages, no 73, Larousse, mars, 1984. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 3 ͣ ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. BENJAMIN, Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. BERGALA, Alain. Alteridade. In: FRESQUET, A. M. NANCHERY, C. Abecedário de cinema com Alain Bergala. Rio de Janeiro: LECAV, 2012. DVD. 36, cor. _________________. L’hipothèse cinema. Petit traité de transmission du cinema à l’école et ailleurs. Paris: Petit Bibliothèque des Cahiers du Cinéma, 2006. _________________. La Hipótesis Del Cine. Pequeño tratado sobre la transmisión Del cine em la escuela y fuera del ella. Tradução Núria Aidelman e Laia Colell. Barcelona: Laerte, 2007. BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. BERINO, Aristóteles de Paula. A economia política da diferença. São Paulo: Cortez, 2007. 65 BERINO, Aristóteles de Paula; CARVALHO, Carlos Roberto de; PASSOS, Mailsa; ALVES, Nilda; SGARBI, Paulo; Sobre conversas. In: MACEDO, Elizabeth; MACEDO, Roberto Sidnei; AMORIM, Antonio Carlos (org) Discurso, texto, narrativa nas pesquisas em currículo – Campinas, SP: E/UNICAMP, 2009. BERINO, Aristóteles de Paula. Iconografia escolar: algumas imagens para conversas sobre as juventudes. Anais do III Encontro Nacional de Estudos da Imagem (III Eneimagem), Londrina, maio de 2011. BERINO, Aristóteles de Paula. Linha de passe: juventudes e os jogos da vida. Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas, Seropédica, v.I, n.02, p. 151-163, 2010. BERINO, Aristóteles de Paula. Quem quer ser um milionário? Um olhar do cinema às alternativas dos cotidianos no aprender. Ensaio sobre Cinema, Revista Espaço Acadêmico – Ano XI, 2012. BERNADET. Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2006. CANCLINI, Néstor García. Ser diferente é desconectar-se? Sobre as culturas juvenis. In: ______. Diferentes, desiguais e desconectados. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2005, p. 209-224. CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Tradução de Fernando Albagli e Benjamin Albagli. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. CASTRO, M.G, ABRAMOVAY, M. Por um novo paradigma do fazer políticas – políticas de/ para/com juventudes. Revista Brasileira de Estudos de População, v.19, n.2, jul./dez. 2002. CATANI, Afrânio Mendes; GILIOLI, Renato de Sousa Porto. Culturas juvenis: múltiplos olhares. São Paulo: Editora UNESP, 2008. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1994. 12 ͣ edição. COMOLLI, J. L. Ver e poder: a inocência perdida – Cinema, Televisão, Ficção, Documentário. Belo Horizonte: UFMG, 2008. COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação. Campinas, n.23, p. 36-61, maio/jun/jul/ago. 2003. CRUZ, Jorge Luiz e MENDONÇA, Leandro. Cinema e outras artes. 17̊ Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa em Artes Plásticas. Panorama da Pesquisa em Artes Visuais. Florianópolis: anpap, 2008. DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, n. 24, set/out/nov/dez, 2003. 66 DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Paralelo 32, 1992. DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988. DUARTE, Rosália. Cinema & educação. 3ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. DUARTE, Rosália. Cinema & educação: refletindo sobre cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Discutindo sentidos da palavra ‘intervenção’ na pesquisa de abordagem histórico-cultural. In: ______ & RAMOS, Bruna Sola. Fazer pesquisa na abordagem histórico-cultural. Juiz de Fora/BH: Editora da UFJF, p. 13-24. FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. (Coleção Alteridade e Criação, 2). FRESQUET, Adriana (org). Dossiê Cinema e Educação≠1: uma relação sob a hipótese de alteridade de Alain Bergala. Rio de Janeiro: Booklink. CENEAD – LISE – FE/UFRJ:2011. (Coleção Cinema e Educação). FRESQUET, A. M.; NANCHERY, M. R. (Org.). Abecedário de cinema com Alain Bergala. Rio de Janeiro: LECAV, 2012. DVD. 36’, cor. GIROUX, Henry A. Os Professores como Intelectuais. Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. GONÇALVES, Marco Antonio e Head, Scott. Devires imagéticos: a etnografia, o outro e suas imagens. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. HALL, S. Estudos culturais e seu legado teórico. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte, UFMG, 2003. História da Educação no Brasil - Período da Segunda República: O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). JOHNSON, Richard; ESCOSTEGUY, Ana Carolina e SCHULMAN, Norma. O que é, afinal, Estudos Culturais? / organização e tradução de Tomaz Tadeu da Silva. – 4.ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. JUNIOR, Otavio. O livreiro do alemão. - 1. ed. – Rio de Janeiro: Panda Books (edição digital), 2011. KASTRUPF, V. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1273-1288, set.,/dez. 2005. KILANI, Mondher. “Les anthropologues et leur savoir: Du terrain au texte”, in Adam et al. Le discours anthropologique, Paris, Meridiens Klincksieck, 1990. LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Editora Ática, 1980. 67 MACEDO, Elizabeth; MACEDO, Roberto Sidnei; AMORIM, Antonio Carlos (org) Discurso, texto, narrativa nas pesquisas em currículo – Campinas, SP: E/UNICAMP, 2009. MARÇAL, Carla Cordeiro. “3x4: Juventudes compondo identidades no cotidiano escolar – Algumas imagens”. Nova Iguaçu (RJ): 2010. 40p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura) – Curso de Licenciatura em Pedagogia, UFRRJ. MELLUCCI, Alberto. Juventude, tempo e movimentos sociais. Disponível em http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE05_6/RBDE05_6_03_ALBERTO_MELUCCI.p df Acesso em 03/03/2009. METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 2006. MIGLIORIN, C. Cinema e escola sob o risco da democracia. Dossiê: Cinema e educação: uma relação sob a hipótese de alteridade. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v.5, n.9, p. 104-110, jan./jul. 2010. OLIVEIRA, Inês Barbosa de e ALVES, Nilda (orgs). Pesquisa no / do cotidiano das escolas – sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DPeA, 2001. Coleção Metodologia e pesquisa do cotidiano. OLIVEIRA, Inês Barbosa; SGARBI, Paulo. Estudos do Cotidiano e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. OLIVEIRAS, I.B. de. GERALDI, J.W. Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. Petrópolis, RJ: DP ET ALii: Rio de Janeiro: FAPERJ, 2010. 208 p. PESAVENTO, Sandra Jatahi. Em busca de uma outra história: Imaginando o imaginário In Representações – Revista Brasileira de História – ANPUH, São Paulo: Contexto, 1995. SCHUARCZ, Lilia Moritz e NOGUEIRA, Thiago. Por trás daquela foto: contos e ensaios a partir de imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. SILVA, Roseli Pereira. Cinema e educação. São Paulo: Cortez, 2007. TODOROV, T., Mikhail Bakhtin – Le principe dialogique, Paris, Ed. Du Seuil, 1981. VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001. XAVIER, Ismail. Cinema: revelação e engano. In: NOVAES, Adauto (Org). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras: 1988. p.367-383.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12758/2014%20-%20Carla%20Cordeiro%20Mar%c3%a7al%20Y%20Guthierrez.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17242/2014%20-%20Carla%20Cordeiro%20Mar%c3%a7al%20Y%20Guthierrez.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23554/2014%20-%20Carla%20Cordeiro%20Mar%c3%a7al%20Y%20Guthierrez.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29932/2014%20-%20Carla%20Cordeiro%20Mar%c3%a7al%20Y%20Guthierrez.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36306/2014%20-%20Carla%20Cordeiro%20Mar%c3%a7al%20Y%20Guthierrez.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42700/2014%20-%20Carla%20Cordeiro%20Mar%c3%a7al%20Y%20Guthierrez.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49080/2014%20-%20Carla%20Cordeiro%20Mar%c3%a7al%20Y%20Guthierrez.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55526/2014%20-%20Carla%20Cordeiro%20Mar%c3%a7al%20Y%20Guthierrez.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3299
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-02-13T18:40:21Z No. of bitstreams: 1 2014 - Carla Cordeiro Marçal Y Guthierrez.pdf: 2390397 bytes, checksum: ae91172a9d3d1dd42309dac6dc9ae761 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-13T18:40:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Carla Cordeiro Marçal Y Guthierrez.pdf: 2390397 bytes, checksum: ae91172a9d3d1dd42309dac6dc9ae761 (MD5) Previous issue date: 2014-05-28eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Carla Cordeiro Marçal Y Guthierrez.pdfCarla Cordeiro Marçal Y Guthierrez2.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.