Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13226
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCabral, Larissa Aparecida da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:42Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:42Z-
dc.date.issued2015-03-18
dc.identifier.citationCABRAL, Larissa Aparecida da Silva. Licenciatura em educação do campo: relações entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e os movimentos sociais. 2015. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13226-
dc.description.abstractO debate da efetiva universalização da Educação passou décadas sem o reconhecido destaque nas políticas públicas do Estado brasileiro. Dentre os vários motivos que revelam este fato, aparece no eixo central da discussão a estrutura política de organização da sociedade, que se sustenta na desigualdade social. A Educação do Campo surge, então, como uma forma de resistência protagonizada pelos atores e movimentos sociais, que exigem um modelo de educação que faça relação com a cultura, com valores, com o jeito de produzir e com a formação para o trabalho. Neste contexto, torna-se importante a investigação sobre os efeitos da implantação do curso de graduação de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), considerando as relações entre a instituição, os movimentos sociais e os atores envolvidos nesta experiência, que cobriu o período de 2009 a 2013. Para tanto, trabalhamos com a percepção que estes atores têm do fenômeno educacional e as suas relações dialéticas no âmbito de construção, implantação, implementação e institucionalização do referido curso, analisado através de uma metodologia de cunho qualitativo e de caráter bibliográfico, documental e histórico incluindo os aportes teóricos da História Cultural e da História Política. As entrevistas foram utilizadas na perspectiva da História Oral como instrumento fundamental para a consecução desta pesquisa. Assim, pretendemos com esta dissertação trazer à luz a memória dos envolvidos no processo de instalação do curso e com isso sistematizar a história da Licenciatura em Educação no Campo na Universidade, como a primeira experiência no estado do Rio de Janeiro. A partir deste olhar, esperamos ter deixado pistas e linhas de indagações que podem e devem desprender-se deste trabalho.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectMovimentos Sociaispor
dc.subjectUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectEducación del Campospa
dc.subjectMovimientos Socialesspa
dc.subjectUniversidad Federal Rural de Río de Janeirospa
dc.subjectBrasilspa
dc.subjectCountryside Educationeng
dc.subjectSocial Movementseng
dc.subjectRural Federal University of Rio de Janeiroeng
dc.titleLicenciatura em educação do campo: relações entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e os movimentos sociaispor
dc.title.alternativeDegree in rural education: relations between the Federal Rural University of Rio de Janeiro and social movementspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherEl debate de la efectiva universalización de la educación pasó décadas sin el reconocimiento de las políticas públicas del Estado brasileño. Entre las muchas razones que revelan este hecho, aparece en el centro de la discusión la organización de la estructura política de la sociedad, que se mantiene por la desigualdad social. La Educación del Campo, surge entonces como una forma de resistencia protagonizada por los actores y movimientos sociales, que requieren un modelo de educación que haga relación con la cultura, con los valores, con la forma de producir y con la formación para el trabajo. En este contexto, toma importancia la investigación sobre los efectos de la ejecución de la carrera de Licenciatura en Educación del Campo de la Universidad Federal Rural de Río de Janeiro (UFRRJ), teniendo en cuenta la relación entre la institución, los movimientos sociales y los actores involucrados en esta experiencia, que abarcó el período 2009-2013. Para eso, trabajamos con la percepción que estos actores tienen del fenómeno educativo y sus relaciones dialécticas al ámbito de la construcción, implantación, implementación e institucionalización de ese curso, analizado a través de una metodología cualitativa, y de enfoque bibliográfico, documental e histórico incluyendo los aportes teóricos de la Historia cultural y la Historia política. Las entrevistas fueron utilizadas en la perspectiva de la Historia oral como una herramienta clave para lograr esta investigación. Con esta disertación buscamos traer a la luz la memoria de los que participan en el proceso de instalación del curso y así sistematizar la historia de la Licenciatura en Educación en el Campo de la Universidad, como la primera experiencia en el estado de Río de Janeiro. Desde esta mirada, esperamos haber dejado pistas y líneas de indagaciones que pueden y deben desprenderse de este trabajo.spa
dc.description.abstractOtherThe debate about the effective Education universalization went for decades without being featured in the Brazilian state public policies. Among the many motivations that reveal this fact, in the central line of the discussion, the political structure that organizes the society appears, a structure sustained by the social inequality. The Education in the Countryside emerges, then, as a kind of resistance having as protagonists the social actors and movements, who require an Education model that relates to culture, values and with the way of producing and with the formation for the labor. In that context, the investigation on the effects of implantation of the major on Countryside Education at Rural Federal University of Rio de Janeiro (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRRJ) becomes important, considering the relations between the institution, the social movements and actors involved in this experience, which took place between the years of 2009 and 2013. In order to do that, we’ve worked with the actor’s perception of the educational phenomenon and its dialectic relations in the fields of construction, implantation, implementation and institutionalization of the referred major, analyzed trough a qualitative methodology and with a bibliographical, documentary and historical character, including the theoretical contributions from Cultural History and Political History. The interviews were utilized in the Oral History perspective as a fundamental instrument for the attainment of this research. Therefore, this dissertation intends to bring the spotlight to the memory of the involved in the process of the major’s implementation and, with that, systematize the history of the Graduation in Countryside Education at the University, as the first experience in the state of Rio de Janeiro. From that perspective, we hope to have left some clues and quest paths that can and should go beyond this work.eng
dc.contributor.advisor1Gouvêa, Fernando César Ferreira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186337020612168por
dc.contributor.referee1Leite Filho, Aristeo Gonçalves
dc.contributor.referee2Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.creator.ID130.995.987-07por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1211604241832973por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesANDRADE, Márcia Regina; DI PIERRÔ, Márcia Clara (2004). Relatório Geral. Avaliação Externa do programa PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. São Paulo, 2004. ANDRADE, Márcia Regina; DI PIERRÔ, Márcia Clara. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária: dados básicos para avaliação. I ed. Ação educativa. São Paulo, 2003. ARROYO, M.G. Pedagogias em Movimento - o que temos que aprender com os movimentos sociais? In: Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, pp. 28-49, Jan/Jun 2003. ARROYO, M. G. & FERNANDES, B. M. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo, 1998. Coleção por uma educação básica do campo, nº 2. AVRITZER, Leaonardo. Las institucinoes participativas en el Brasil democrático, México: Biblioteca Universidadd Veracruzan, 2010. BOGO, A. Mística (verbete). In: CALDART, R.S.; PEREIRA, I.B,; ALENTEJANO, P. FRIGOTTO, G. (Orgs). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012. BOURDIEU, Pierre. Algunas propiedades de los campos. In: Sociología y cultura (trad. M. Pou), México: Grijalbo-Conaculta, 1990. BOURDIEU, Pierre. A economía das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2009. BRASIL. Decreto Lei nº 12.960, de 27 Março de 2014. BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro (1996) ]. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 5. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010. Disponível em: <http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara /2762/ldb_5ed.pdf>. 129 BRASIL. Ministério da Educação – Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Brasília, DF, 2002. BRASIL. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera): manual de operações. Brasília, 2004.Disponívelem<http://www.incra.gov.br/portal/arquivos/projetos_programas/0127102302.pdf>. BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Panorama da Educação do Campo. Brasília: Inep/MEC, 2006. BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispões sobre a Política Nacional de Educação do Campo e sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Diário Oficial da União, Brasília, 5 nov. 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm>. BRASIL. Resolução nº 4 CNE/CEB de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf> BRASIL. Resolução CD/FNDE nº 32 de 02 de agosto de 2013. Dispõe sobre a guia de orientações operacionais do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Disponível em: <http://pdeinterativo.mec.gov.br/escolacampo/manuais/202013_08_05.pdf> CALDART, R.S. A escola do campo em movimento. Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, pp.60-81, Jan/Jun 2003. CALDART, R.S. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 3 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2004. CALDART, R.S. Intencionalidades na formação de educadores do campo. Cadernos do ITERRA, maio de 2007. CALDART, R. S. Educação do Campo (verbete). In: CALDART, R.S.; PEREIRA, I.B,; ALENTEJANO, P. FRIGOTTO, G. (Orgs). Dicionário da Educação do Campo. Rio de 130 Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012. CAMPOS, M. (org.). Percursos Formativos dos Educandos da Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ. Turma Oséas de Carvalho. 1ª ed. Brasília: Gráfica e Editora F&F, 2014. CASTRO, Gilda. Professor submisso, aluno cliente: reflexões sobre a docência no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, 16(02), pp. 221-236. Braga, Portugal. 2003. FERREIRA, F. J.; BRANDÃO, E. C. Educação do campo: um olhar histórico, uma realidade concreta. In Revista Eletrônica de Educação. Ano V. Nº. 09, jul. /Dez. 2011. FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO (FONEC). Carta de criação do Fórum [...] na sede da Contag, durante os dias 16 e 17 de agosto de 2010. Brasília, 2010. Disponível em: http://www.frecsupa.net.br/p/documentos_29.html>. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra (17ª ed.), 1987. FREIRE, P. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1979. FREITAS, H. C. A. Rumos da Educação do Campo. In: MOLINA, M. C.; FREITAS, H. C. A. (Orgs). Educação do Campo: em aberto. Brasília, v. 24, n. 85, p. 1-177, abr. 2011. GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e Educação. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção questões da nossa época, v. 5.) GOUVÊA, F. C. F. Um percurso com os boletins da CAPES: a contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da pós-graduação no Brasil. Dissertação de Mestrado, Departamento de Educação, PUC-Rio, 2001. 131 GOUVÊA, F. C. F. O impresso como estratégia de legitimação do centro brasileiro de pesquisas educacionais (1955-1964) in: II encontro de história da educação do estado do Rio de Janeiro, 2010. Rio de janeiro: HP comunicações, 2010. V.1. P.129. GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 9ª ed. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1995. HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA (INCRA). Dispnivél:http://www.incra.gov.br/media/servicos/publicacao/livros_revistas_e_cartilhas/O%20InCRA%20e%20o%20Assentamento.pdf acesso em:28/01/2015. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE Censo Demográfico 2010. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 10 outubro de 2014. ISUNZA, Ernesto. Relaciones sociedade civil-Estado en Mexico. Un ensayo de interpretación. In: Cuadernos para la democratización, nº 4, ciesas-uv, Xalapa, 2006. KOLLING, E. J.; VARGAS, M. C. CALDART, R. S. MST e Educação (verbete). In: Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012. LEC/UFRRJ. Relatório de um ano de atividades para implementação do curso Desafios e demandas. Aprovado no Colegiado do curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFRRJ em 24 de novembro de 2010. LEC/UFRRJ. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ. Seropédica, maio de 2010. LOBO, R. et al. Elementos para a Filosofia da Educação na Contemporaneidade. In: V CINFE - Congresso Internacional de Filosofia e Educação, 2010, Caxias do Sul, RS. V CINFE - Congresso Internacional de Filosofia e Educação, 2010. v. 1. p. 1-11. 132 LOCKS, G.A. & MUNARIMX, A. Educação do Campo: Contexto e desafios desta política pública. In: Olhar de professor, Ponta Grossa, 15(1), p. 77-89, 2012. LÜDKE, Menga & ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, pp. 25-44, 1986. MARTINS, F. J. A Pedagogia da Terra: Os sujeitos do campo e do ensino superior. In: Educação, Sociedade & Culturas, nº 36, 2012. (p. 103-119). MINAYO, M. C. de S. (org). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 6ª Edição. Petrópolis: Editora Vozes, 1996. MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra <http:/www.mst.org.br> Acesso em 03 de abril de 2014. MST. Princípios da Educação no MST. Cadernos de Educação nº 08. São Paulo: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Julho/1996. OLVEIRA, L. M. T.; CAMPOS, M.; PAULA, A. S. Dimensões múltiplas da formação de educação do campo: percursos da construção da licenciatura na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. In: BEREMBLUM, A. & OLIVEIRA, L. M. T. Educação: diálogos do cotidiano. Rio de Janeiro: Outras letras, 2011. OLIVEIRA, D.A. Das políticas de governo à política de Estado: reflexões sobre a atual agenda educacional. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 115, p. 323-337, abr.-jun. 2011. OTRANTO, C. R.; GOUVÊA,F; FAZOLO.E. Muito além do jardim: educação e formação nos mundos rurais. Seropédica, RJ: EDUR, 2012. PEREIRA, A.A. Pedagogia do Movimento Camponês na Paraíba: das ligas aos assentamentos rurais. João Pessoa: Idéia/Editora Universitária, 2009. SANDRONI, Paulo. Novíssimo Dicionário de Economia, São Paulo: Best Seller, 1999. SANTOS, Clarice A. dos. (org). Por uma educação do campo. Campo – Políticas Públicas – Educação. Cad.7. Brasília: DF, Incra; MDA, 2008. SECAD/ MEC. Projeto base. Brasília: MEC, 2008a. 133 SILVA, W. C. A reforma da formação de professores no Brasil e o lugar social da universidade. In: LINHARES, C. (org.) Os professores e a reinvenção da escola. São Paulo: Cortez, 2001. p. 115-136. SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In: REMOND, Réne (org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. SOUZA, M.A. de. O Movimento da Educação do Campo, as tensões na luta por um direito social e os sinais da construção de políticas públicas. In: Revista ECCOS, São Paulo, v. 11, n. 1. p. 39-56, jan/jun. 2009. STEDILE, João Pedro (org.) A Questão Agrária no Brasil. O debate tradicional 1500-1960. São Paulo: Expressão popular, 2005. p. 15-31. TEIXEIRA, Anísio. Valores proclamados e valores reais nas instituições escolares brasileiras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 37, n. 86, abr./jun. 1962. p. 59-79. UFRRJ. Licenciatura em Educação do Campo: Projeto Político Pedagógico. Seropédica, maio de 2010.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12881/2015%20-%20Larissa%20Aparecida%20da%20Silva%20Cabral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17338/2015%20-%20Larissa%20Aparecida%20da%20Silva%20Cabral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23656/2015%20-%20Larissa%20Aparecida%20da%20Silva%20Cabral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30034/2015%20-%20Larissa%20Aparecida%20da%20Silva%20Cabral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36408/2015%20-%20Larissa%20Aparecida%20da%20Silva%20Cabral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42786/2015%20-%20Larissa%20Aparecida%20da%20Silva%20Cabral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49166/2015%20-%20Larissa%20Aparecida%20da%20Silva%20Cabral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55612/2015%20-%20Larissa%20Aparecida%20da%20Silva%20Cabral.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3321
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-02-18T13:04:27Z No. of bitstreams: 1 2015 - Larissa Aparecida da Silva Cabral.pdf: 1394215 bytes, checksum: 037e9d90e43fe7ab1871235a928a35c7 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-18T13:04:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Larissa Aparecida da Silva Cabral.pdf: 1394215 bytes, checksum: 037e9d90e43fe7ab1871235a928a35c7 (MD5) Previous issue date: 2015-03-18eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Larissa Aparecida da Silva Cabral.pdfLarissa Aparecida da Silva Cabral1.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.