Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13218
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorEsteves, Fernanda Brandão da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:32Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:32Z-
dc.date.issued2019-12-20
dc.identifier.citationESTEVES, Fernanda Brandão da Silva. Relações étnico-raciais e perspectiva docente: um olhar sobre a prática educativa em escolas da zona oeste do município do Rio de Janeiro. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2019por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13218-
dc.description.abstractNos últimos anos, em meio a avanços e retrocessos a temática racial vem galgando uma amplitude propulsora de novas discussões, perspectivas e práticas na sociedade em geral e com reflexos significativas dentro dos muros escolares. Sabe-se da existência do racismo na sociedade brasileira. Portanto, é necessário que docentes e discentes questionem, reflitam sobre essa temática na escola. Refletir sobre tal temática é fomentar um exercício de dialogar com a história de um povo. Dos povos africanos, dos povos indígenas, do povo brasileiro, é seguir caminho para a busca de construção e ressignificação da própria identidade, sobretudo na escola, local onde essa temática assume, inclusive com o advento da Lei 10.639/2003 e 11645/2008 contornos que tecem discussões sobre currículo, estratégias educativas e formação continuada, respostas a gritos velados, vozes escondidas, clamantes no seu âmago pela superação de práticas históricas de hierarquização e sujeição, esse movimento tem acontecido? Nesse sentido, o presente estudo pretende analisar as práticas de educadores, que atuam, em três escolas públicas localizadas em comunidades periféricas na zona oeste do Rio de Janeiro que tem características em comum como: maioria da população afro-brasileira, áreas caracterizadas por alto índice de violência, vulnerabilidade social e abandono do poder público. Pretende-se analisar a existência de práticas educativas antirracistas no cotidiano escolar bem como refletir sobre a importância destas na construção das identidades perpassando por considerações acerca da diferença, equidade, racismo, cotidiano escolar. Para um melhor tratamento dos objetivos e melhor apreciação do trabalho, observou-se a necessidade de realizar uma pesquisa qualitativa, com visitas de ambientação. O dispositivo de coleta de dados é questionário virtual aplicado aos educadores. Com essa pesquisa identificamos o perfil étnico da população do recorte da zona oeste carioca que está em estudo, observamos a existência de material significativo para suporte de práticas aos docentes, porém notamos que há muito que avançar na tecitura de práticas educativas antirracistas. É relevante a reflexão acerca do exercício de uma prática de ensino para além de dados quantificáveis resumidos em notas e metas. Prática de ensino que considere a diferença na sala de aula e fortaleça a igualdade de direitos, tratamento e oportunidade. Espera-se com este estudo refletir e colaborar na construção/discussão de uma pedagogia e uma prática educativa que respeite e valorize a construção da identidade das crianças negras e não negras valorizando a diferença e não alimentando a desigualdade em meio a um constante transbordamento da prática docente. O ambiente escolar tem uma demanda urgentepor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiferença étnico-racialpor
dc.subjectEducação escolarpor
dc.subjectÁfricapor
dc.subjectLei 10.639/03por
dc.subjectEthnic-racial differenceeng
dc.subjectschool educationeng
dc.subjectAfricaeng
dc.subjectLaw 10.639 / 03eng
dc.titleRelações étnico-raciais e perspectiva docente: um olhar sobre a prática educativa em escolas da zona oeste do município do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeEthnic-racial relations and the teaching perspective: A look at educacional practice in schools in the west side of the city of Rio de Janeiropor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn recent years, amidst advances and setbacks, the racial theme has been reaching a propelling amplitude of new discussions, perspectives and practices in society in general and with significant reflexes within the school walls. Racism is known to exist in Brazilian society. Therefore, it is necessary that teachers and students question, reflect on this theme in school. To reflect on such a theme is to foster an exercise in dialogue with the history of a people. From African peoples, indigenous peoples, Brazilian people, it is necessary to follow the path towards the search for the construction and resignification of their own identity, especially at school, where this theme assumes, including the advent of Law 10.639 / 2003 and 11645/2008. that weave discussions about curriculum, educational strategies and continuing education, answers to veiled screams, hidden voices, clamoring at their core for overcoming historical practices of hierarchization and subjection, has this movement been happening? In this sense, the present study aims to analyze the practices of educators, who work in three public schools located in peripheral communities in the west of Rio de Janeiro that have characteristics in common as: majority of the Afro-Brazilian population, areas characterized by high index violence, social vulnerability and abandonment of public power. It is intended to analyze the existence of anti-racist educational practices in school daily life as well as to reflect on their importance in the construction of identities, passing by considerations about difference, equity, racism, school daily life. For a better treatment of the objectives and a better appreciation of the work, it was observed the need to conduct a qualitative research, with environment visits. The data collection device is a virtual questionnaire applied to educators. With this research we identified the ethnic profile of the population of the carioca west zone that is under study, we observed the existence of significant material to support practices for teachers, but we note that there is much to advance in the weaving of anti-racist educational practices. It is relevant to reflect on the exercise of a teaching practice beyond quantifiable data summarized in grades and goals. Teaching practice that considers the difference in the classroom and strengthens equal rights, treatment and opportunity. It is hoped with this study to reflect and collaborate in the construction / discussion of a pedagogy and an educational practice that respects and values the construction of the identity of black and non-black children valuing the difference and not feeding the inequality amidst a constant overflow of the practice. teacher. The school environment has an urgent demandeng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
dc.contributor.advisor1ID632.956.957-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934201639828808por
dc.contributor.referee1Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
dc.contributor.referee1ID632.956.957-68por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934201639828808por
dc.contributor.referee2Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0571-6481por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee3Alves, Luciana Pires
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1905146156271147por
dc.creator.ID083.121.117-27por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885659231261753por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesARROYO, Miguel Gonzáles. A pedagogia multirracial popular e o sistema escolar. In: GOMES, Nilma Lino. Um olhar além das fronteiras: educação e relações sociais. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. _________________ Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. BARBOSA, Ricardo Tadeu; MONTEIRO, Aloísio Jorge Jesus. Poder, Relações Étnico- Raciais e Exclusão: diálogos entre Foucault e a educação instituinte de negros no Brasil. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009. BHABHA, Homi. K. O local da Cultura. Trad. Myriam Ávila; Eliana Lourenço de Lima Reis; Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BENTO, Maria Aparecida Silva; IRAY Carone, (Organizadoras). Branqueamento e branquitude no Brasil. In: Psicologia social do racismo – estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil / Petrópolis, RJ: Vozes, 2002 p. (25-58). BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2003a, p. 01. (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm) ______. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Raciais Étnico-Raciais e para o ensino de História e cultura Afro-brasileira e Africana. Parecer CNE/CP No.003/2004, Brasília, 10 de mar. 2004. ______. Resolução CNE/CP No. 001/2004. ______. Orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Ministério da Educação/Secretaria da Educação continuada, alfabetizada e Diversidade, Brasília: SECAD. 2006. _______. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o ensino de História e cultura Afro-brasileira e Africana – Lei 10.639/03 (10 anos). Ministério da Educação/Secretaria da Educação Continuada, Alfabetizada e Diversidade, Brasília: SECAD. 2006. CANDAU, Vera Maria F. Diferenças Culturais, Cotidiano Escolar e Práticas Pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp.240-255, Jul/Dez 2011. 95 Disponível em: < http://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss2articles/candau.pdf> Acesso em: 20/09/ 2018. __________. Educação Escolar e Cultura(s): multiculturalismo, universalismo e currículo; In: (2009b) __________. A diferença está no chão da escola (2008a). In: Anais IV Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões curriculares e VIII Colóquio sobre Questões Curriculares. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Editora UFMG – 2001 FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976), tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999. ____________. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 24. Ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007. ____________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007c. ____________. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura F. A. Sampaio. Campinas: Loyola, 1998. FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12ª Edição. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1979. ___________Pedagogia da esperança. São Paulo, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993 ___________Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra, 2004. GOMES, Nilma Lino. Cultura negra e educação. In: Revista Revista Brasileira de Educação versão On-line (ISSN 1809-449X) nº23 Rio de Janeiro May/Aug. 2003 Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000200006 . Acesso em: 10/06/2019 GOMES, Nilma Lino (Org.). Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. HENRIQUES, R. Raça e gênero do sistema de ensino: os limites da política universalista. Brasília: UNESCO, 2002. LIBANEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública – A Pedagogia Crítica-social dos conteúdos. 20o ed. São Paulo, Edições Loyola, 1985 MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Pesquisa social Teoria, Método e Criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. 96 MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008 MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na Escola. 2o ed. Brasília, Ministério da Educação/Secretaria de Educação continuada, alfabetização e diversidade. 2008. NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. NOGUERA, Renato. Afrocentricidade e educação: os princípios gerais para um currículo afrocentrado. Revista África e Africanidades n.11, novembro, 2010. _________________. Denegrindo a filosofia: O pensamento como coreografia. UFRRJ, 2011. NOVOA, Antônio. Educação 2021: Para uma história do futuro. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/670/1/21232_1681-5653_181-199.pdf Desafio do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Sindicato dos professores de São Paulo, São Paulo. OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera M. F. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista (UFMG. Impresso) , v. 26, p. 15/1-40, 2010. QUIJANO, Aníbal. Colonialidade, poder, globalização e democracia. Novos Rumos, Marília, ano 17, n. 37, p. 4-28, 2002. SANTOS, Augusto dos Santos. A Lei no 10.639/03 como fruto da luta antirracista do Movimento Negro. (s/d). Mimeo. SILVA, Claudilene y SANTIAGO, Eliete. História e cultura afro-brasileira: uma política curricular de afirmação da população negra no Brasil. Educación [online]. 2016, vol.25, n.48, pp.53-66. ISSN 1019-9403. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18800/educacion.201601.003. acessado em 25/08/2019. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 156 p SISS, Ahyas. Interculturalismo, multiculturalismo e formação de professores (artigo). Publicado originalmente em: RELAÇÕES INTERCULTURAIS NO CONTEXTO DE INCLUSÃO. Casaro, A. N; Bittar, M; e Lopes, M.C.P.L. (orgs.). Campinas, Mercado de Letras (2012) 97 SOUSA SANTOS, Boaventura (org.) Reconhecer para Libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Reinventar a Emancipação Social. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. ___________ As Vozes do Mundo. Reinventar a Emancipação Social. Porto: Afrontamento. __________ Epistemologia do Sul. SP: Cortez, 2012 TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. 2. ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 160 p. (Pensadores & Educação, 5). WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y pedagogia de-colonial: apuestas (des) de El insurgir, re-existir y re-vivir. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/13582/13582.PDFXXvmi=di9ixOJob3xjBuscxZPZhgoEsplxlhlzBvSzkDZvGWP acessado em 25/08/2019. SITES CONSULTADOS http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/686-escolas-tombadas-do-rio-contam-a-historia-da-educacao-publica. http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/ http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=6536642. http://portal.mec.gov.br/conheca-o-ideb http://www.data.rio/app/bairros-cariocas.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/69729/2019%20-%20Fernanda%20Brand%c3%a3o%20da%20Silva%20Esteves.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5764
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-06-14T14:53:29Z No. of bitstreams: 1 2019 - Fernanda Brandão da Silva Esteves.pdf: 1845086 bytes, checksum: ad6a1d8730daab755de459ebe85fb29d (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-14T14:53:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Fernanda Brandão da Silva Esteves.pdf: 1845086 bytes, checksum: ad6a1d8730daab755de459ebe85fb29d (MD5) Previous issue date: 2019-12-20eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Fernanda Brandão da Silva Esteves.pdf2019 - Fernanda Brandão da Silva Esteves1.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.