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Tipo do documento: Dissertação
Title: Relações étnico-raciais e perspectiva docente: um olhar sobre a prática educativa em escolas da zona oeste do município do Rio de Janeiro
Other Titles: Ethnic-racial relations and the teaching perspective: A look at educacional practice in schools in the west side of the city of Rio de Janeiro
Authors: Esteves, Fernanda Brandão da Silva
Orientador(a): Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
Primeiro membro da banca: Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
Segundo membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Terceiro membro da banca: Alves, Luciana Pires
Keywords: Diferença étnico-racial;Educação escolar;África;Lei 10.639/03;Ethnic-racial difference;school education;Africa;Law 10.639 / 03
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 20-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: ESTEVES, Fernanda Brandão da Silva. Relações étnico-raciais e perspectiva docente: um olhar sobre a prática educativa em escolas da zona oeste do município do Rio de Janeiro. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2019
Abstract: Nos últimos anos, em meio a avanços e retrocessos a temática racial vem galgando uma amplitude propulsora de novas discussões, perspectivas e práticas na sociedade em geral e com reflexos significativas dentro dos muros escolares. Sabe-se da existência do racismo na sociedade brasileira. Portanto, é necessário que docentes e discentes questionem, reflitam sobre essa temática na escola. Refletir sobre tal temática é fomentar um exercício de dialogar com a história de um povo. Dos povos africanos, dos povos indígenas, do povo brasileiro, é seguir caminho para a busca de construção e ressignificação da própria identidade, sobretudo na escola, local onde essa temática assume, inclusive com o advento da Lei 10.639/2003 e 11645/2008 contornos que tecem discussões sobre currículo, estratégias educativas e formação continuada, respostas a gritos velados, vozes escondidas, clamantes no seu âmago pela superação de práticas históricas de hierarquização e sujeição, esse movimento tem acontecido? Nesse sentido, o presente estudo pretende analisar as práticas de educadores, que atuam, em três escolas públicas localizadas em comunidades periféricas na zona oeste do Rio de Janeiro que tem características em comum como: maioria da população afro-brasileira, áreas caracterizadas por alto índice de violência, vulnerabilidade social e abandono do poder público. Pretende-se analisar a existência de práticas educativas antirracistas no cotidiano escolar bem como refletir sobre a importância destas na construção das identidades perpassando por considerações acerca da diferença, equidade, racismo, cotidiano escolar. Para um melhor tratamento dos objetivos e melhor apreciação do trabalho, observou-se a necessidade de realizar uma pesquisa qualitativa, com visitas de ambientação. O dispositivo de coleta de dados é questionário virtual aplicado aos educadores. Com essa pesquisa identificamos o perfil étnico da população do recorte da zona oeste carioca que está em estudo, observamos a existência de material significativo para suporte de práticas aos docentes, porém notamos que há muito que avançar na tecitura de práticas educativas antirracistas. É relevante a reflexão acerca do exercício de uma prática de ensino para além de dados quantificáveis resumidos em notas e metas. Prática de ensino que considere a diferença na sala de aula e fortaleça a igualdade de direitos, tratamento e oportunidade. Espera-se com este estudo refletir e colaborar na construção/discussão de uma pedagogia e uma prática educativa que respeite e valorize a construção da identidade das crianças negras e não negras valorizando a diferença e não alimentando a desigualdade em meio a um constante transbordamento da prática docente. O ambiente escolar tem uma demanda urgente
Abstract: In recent years, amidst advances and setbacks, the racial theme has been reaching a propelling amplitude of new discussions, perspectives and practices in society in general and with significant reflexes within the school walls. Racism is known to exist in Brazilian society. Therefore, it is necessary that teachers and students question, reflect on this theme in school. To reflect on such a theme is to foster an exercise in dialogue with the history of a people. From African peoples, indigenous peoples, Brazilian people, it is necessary to follow the path towards the search for the construction and resignification of their own identity, especially at school, where this theme assumes, including the advent of Law 10.639 / 2003 and 11645/2008. that weave discussions about curriculum, educational strategies and continuing education, answers to veiled screams, hidden voices, clamoring at their core for overcoming historical practices of hierarchization and subjection, has this movement been happening? In this sense, the present study aims to analyze the practices of educators, who work in three public schools located in peripheral communities in the west of Rio de Janeiro that have characteristics in common as: majority of the Afro-Brazilian population, areas characterized by high index violence, social vulnerability and abandonment of public power. It is intended to analyze the existence of anti-racist educational practices in school daily life as well as to reflect on their importance in the construction of identities, passing by considerations about difference, equity, racism, school daily life. For a better treatment of the objectives and a better appreciation of the work, it was observed the need to conduct a qualitative research, with environment visits. The data collection device is a virtual questionnaire applied to educators. With this research we identified the ethnic profile of the population of the carioca west zone that is under study, we observed the existence of significant material to support practices for teachers, but we note that there is much to advance in the weaving of anti-racist educational practices. It is relevant to reflect on the exercise of a teaching practice beyond quantifiable data summarized in grades and goals. Teaching practice that considers the difference in the classroom and strengthens equal rights, treatment and opportunity. It is hoped with this study to reflect and collaborate in the construction / discussion of a pedagogy and an educational practice that respects and values the construction of the identity of black and non-black children valuing the difference and not feeding the inequality amidst a constant overflow of the practice. teacher. The school environment has an urgent demand
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13218
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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