Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13217
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlves, Pablo Oliveira dos Santos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:31Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:31Z-
dc.date.issued2013-07-30
dc.identifier.citationALVES, Pablo Oliveira dos Santos. Passeios escolares: redes, navegações e aventuras do existir para jovens expedicionários. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13217-
dc.description.abstractObjetivamos nessa pesquisa refletir sobre o universo dos passeios escolares como um importante elemento dentro da prática escolar contemporânea. Por pesquisa bibliográfica e cruzamento de conceitos de Milton Santos, pensadores da Escola de Frankfurt, também autores participantes dos Estudos Culturais em Educação e uso de metodologia Cotidiana, com Nilda Alves, visamos ter um instrumental para melhor de melhor discutir acerca desse rico universo de grande potencial estético e suas possíveis reverberações no cotidiano escolar. Pensamos os passeios como uma oportunidade de quebrar inércias e relações desgastadas a abrir mais espaço para uma interação sob o desafio de ser e estar em espaços externos ao controle e as rotinas estudantis. Na tentativa de garantir uma relação não-hierárquica na utilização das fontes de pesquisa, que vão de fontes primárias, relatos de experiências às nossas próprias percepções sobre a realidade, organizamos uma sequencias de ensaios sobre o tema. É destaque a abordagem do passeio escolar como estimulante estético e oportunidade dos estudantes e equipe pedagógica de estar junto, para além de pragmatismos e pressões produtivistas, em direção do explorar a realidade. Espaço de desafio coletivo frente à realidade como fonte de informações fora do controle dos materiais didáticos e oportunidade de desafio epistemológico de tecer conhecimento, relações interpessoais e viver. Assim sendo focamos em contribuir com pensamentos, ideias reflexões a fim de estimular outras indagações e somar na construção de uma educação contemporânea popular que respeite e inclua as diferentes formas de ser e estar no mundo, diferentes formas de perceber e pensar, diferentes formas de pensar e construir conhecimento e noções de mundo.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpasseio escolarpor
dc.subjectjuventudepor
dc.subjectexperiênciapor
dc.subjectestética juvenilpor
dc.titlePasseios escolares: redes, navegações e aventuras do existir para jovens expedicionáriospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherWe aimed in this study reflect on the universe of school trips as an important element within the contemporary school practice. For literature and crossover concepts Milton Santos, thinkers of the Frankfurt School, also participating authors and Cultural Studies in Education Everyday use of methodology, with Nilda Alves, we aim to have an instrumental best of best to discuss about this rich universe of great aesthetic potential and its possible reverberations in school life. We think the tours as an opportunity to break inertia and relations worn open more space for interaction under the challenge of being and in spaces outside the control routines and student. In an attempt to ensure a non-hierarchical in the use of research sources, ranging from primary sources, accounts of experiences to our own perceptions of reality, organized a sequences of essays on the topic. It highlighted the approach of the school trip as aesthetic and stimulating opportunity for students and teaching staff of being together, beyond pragmatism and productivist pressures in the direction of exploring reality. Space collective challenge facing reality as a source of information beyond the control of the teaching materials and opportunity to epistemological challenge of weaving knowledge, relationships and life. Therefore we focus on contributing thoughts, ideas, reflections to stimulate other questions and add in building a popular contemporary education that respects and includes the different ways of being in the world, different ways of perceiving and thinking, different ways of thinking and build knowledge and notions of the world.eng
dc.contributor.advisor1Berino, Aristóteles de Paula
dc.contributor.referee1Berino, Aristóteles de Paula
dc.contributor.referee2Costa, Ana Valéria de Figueiredo da
dc.contributor.referee3Victório Filho, Aldo
dc.creator.ID104.904.457-64por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0532508907563054por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12654/2013%20-%20Pablo%20Oliveira%20dos%20Santos%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17088/2013%20-%20Pablo%20Oliveira%20dos%20Santos%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23386/2013%20-%20Pablo%20Oliveira%20dos%20Santos%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29798/2013%20-%20Pablo%20Oliveira%20dos%20Santos%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36172/2013%20-%20Pablo%20Oliveira%20dos%20Santos%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42564/2013%20-%20Pablo%20Oliveira%20dos%20Santos%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48932/2013%20-%20Pablo%20Oliveira%20dos%20Santos%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55354/2013%20-%20Pablo%20Oliveira%20dos%20Santos%20Alves.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3270
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2020-01-31T16:23:06Z No. of bitstreams: 1 2013 - Pablo Oliveira dos Santos Alves.pdf: 748883 bytes, checksum: ceb85ba6142d0f3622b781e101150032 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-31T16:23:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Pablo Oliveira dos Santos Alves.pdf: 748883 bytes, checksum: ceb85ba6142d0f3622b781e101150032 (MD5) Previous issue date: 2013-07-30eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Pablo Oliveira dos Santos Alves.pdfDocumento principal731.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.