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dc.contributor.authorAlcantara, Gabriela Queiroz de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:26Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:26Z-
dc.date.issued2015-02-24
dc.identifier.citationAlcantara, Gabriela Queiroz de. Rompendo paradigmas: os caminhos da área de Educação em uma instituição de tradição agrária. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Instituto de Educação/ Instituto Multidisciplinar. Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13213-
dc.description.abstractA presente pesquisa investigou a criação, trajetória e consolidação da área de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), tomando como referência empírica a criação do Instituto de Educação (IE) e seus cursos de Licenciatura. A Reforma Universitária (Lei 5.540/68) determinou que todas as instituições de educação superior que quisessem continuar como Universidades deveriam criar cursos em todos os campos do saber. Para adaptar-se à nova lei a UFRRJ viu-se na obrigação de criar o IE, mesmo diante de resistências nos Conselhos Superiores e discriminação de professores e alunos. O Instituto foi preterido por muitos anos e pouco se desenvolveu. No entanto, atualmente, conta com dois Programas de Mestrado e cinco cursos de Graduação. A questão que procuramos responder com essa pesquisa é a seguinte: Como se deu o estabelecimento da área de Educação na UFRRJ? Utilizamos o método Indutivo, pois ele é baseado na experiência. Para conhecermos em detalhes nosso objeto de estudo utilizamos o procedimento Estudo Caso, a partir das técnicas de revisão bibliográfica, documental e entrevistas semi estruturadas. As revisões foram baseadas no recorte temporal de 1968 até 2010. As entrevistas foram feitas com dois professores de cada Curso (LICA, EF e Pedagogia), os professores selecionados contribuíram para criação dos seus respectivos cursos, ou foram alunos e atualmente são professores dos mesmos. Concluímos que a Instituição se sentiu obrigada a criar a área de Educação para manter seu status de Universidade e que seu estabelecimento e a criação de seus cursos se deram a partir de um processo que envolveu a mudança nas legislações educacionais, as imposições da Ditadura Militar e por último a ação de professores do IE, principalmente do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE), em benefício da área.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistoriografiapor
dc.subjectUFRRJpor
dc.subjectInstituto de Educaçãopor
dc.subjectLicenciaturaspor
dc.subjectHistoriographyeng
dc.subjectInstitute of Educationeng
dc.subjectDegreeseng
dc.titleRompendo paradigmas: os caminhos da área de educação em uma instituição de tradição agráriapor
dc.title.alternativeRethinking: the paths of Education area in agrarian tradition institutioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research investigated the creation, trajectory and consolidation of the area of Education, Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), taking as empirical reference the creation of the Institute of Education (IE) and their degree courses. The University Reform (Law 5.540 / 68) determined that all higher education institutions that they wanted to continue as universities should create courses in all fields of knowledge. To adapt to the new law the UFRRJ found himself obliged to create IE, even in the face of resistance in Superior Councils and discrimination from teachers and students. The Institute was passed over for many years and little developed. However, currently, has two Master's programs and five graduate courses. The question we seek to answer with this research is: How did the establishment of the Education area in UFRRJ? We use the inductive method, because it is based on experience. To know in detail our object of study used the Case Study procedure, from the techniques of literature review, document and semi structured interviews. The revisions were based on the time frame of 1968 to 2010. The interviews were conducted with two teachers from each course (LICA , EF and Pedagogy), the selected teachers contributed to the creation of the respective courses , or were students and teachers are currently the same. We conclude that the institution felt compelled to create the area of Education to keep your University status and that its establishment and the creation of their courses are given from a process involving a change in educational law, the impositions of the military dictatorship and Finally the action of IE professors, especially the Department of Theory and Education Planning (DTPE) for the benefit of the area.eng
dc.contributor.advisor1Otranto, Celia Regina
dc.contributor.advisor1ID443.476.507-87por
dc.contributor.referee1Otranto, Celia Regina
dc.contributor.referee2Gouvêa, Fernando César Ferreira
dc.contributor.referee3Martins, Ângela Maria S.
dc.creator.ID111.009.647-03por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7913059951152218por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3193
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-12-26T16:14:11Z No. of bitstreams: 1 2015 - Gabriela Queiroz de Alcantara.pdf: 2074086 bytes, checksum: ae0ddaecb0a9ba0a9cb2cbf7200690eb (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-26T16:14:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Gabriela Queiroz de Alcantara.pdf: 2074086 bytes, checksum: ae0ddaecb0a9ba0a9cb2cbf7200690eb (MD5) Previous issue date: 2015-02-24eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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