Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13210
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGiudice, Gilliatt Moraes
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:23Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:23Z-
dc.date.issued2013-02-20
dc.identifier.citationGIUDICE, Gilliatt Moraes. Imaginário e práticas artísticas nas culturas fragmentadas/fragmentadoras das juventudes.. 2013. 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13210-
dc.description.abstractFocando nas insistências reveladas pelas realizações artísticas dos alunos do ensino técnico de nível médio do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR-UFRRJ), a presente dissertação investiga algumas dessas manifestações e a sua inserção nos cotidianos do colégio. Compreendendo tais manifestações como material dos mais relevantes para nos auxiliar na compreensão do mundo, sua formação e projeto em curso, levantamos alguns problemas em aberto, observados nesse processo, na intenção de nos aprofundarmos em tais debates. Pretendemos com este trabalho pensar o papel desempenhado pelas mais diversificadas instituições artísticas na conformação do imaginário e de disposições de pensamento artístico, assim como a carência de tempos e espaços para esse pensamento na escola. Pensar as dinâmicas entre o pensamento que se constitui e se irradia verticalmente, em contraponto às possibilidades abertas pelas práticas artísticas, pela reflexão, pela vivência sensível e pensamento horizontal, solidária e coletivamente constituído, aparece como uma preocupação que acompanha nossas atividades docentes. A carência, ou insuficiência de espaços/tempos escolares destinados ao desenvolvimento artístico enquanto área do conhecimento essencial para a formação humana, de tais discussões, ao mesmo tempo em que os atravessamentos estéticos múltiplos se fazem cada vez mais presentes e constantes nos cotidianos, justifica essa preocupação. Procuramos nos inserir no debate suscitado pelos tensionamentos entre escola e mundo, entre as solidariedades horizontais e as solidariedades verticais colocadas pelo mercado global, entre as potências emancipatórias oferecidas pelo mundo da confiança que a imaginação criante disponibiliza e as ações normatizantes verificadas no ethos da realidade da cultura do consumo e da mercantilização da vida, nos valores necessários à reprodução das relações socioeconômicas que regem a lógica do atual estágio da civilização que participamos.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectimagináriopor
dc.subjectpráticas artísticaspor
dc.subjectjuventudespor
dc.subjectImaginaryeng
dc.subjectartistics praticeseng
dc.subjectyouthseng
dc.titleImaginário e práticas artísticas nas culturas fragmentadas/fragmentadoras das juventudespor
dc.title.alternativeImaginary and artistics pratices in the fragmented/fragmentizing cultures of youthseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherFocusing on the insistence revealed by the artistic achievements of students in technical level os the Technical College of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (CTUR-UFRRJ), this work investigates some of these manifestations and its inclusion in the school everyday. Understanding such as material manifestations of the most important to help us understand the world and his project, we raise some problems opened, with the intention of debate. We intend to work with this thinking the role of the most diverse institutions in shaping the artistic imagination and artistic arrengements of thought, as well as lack of time and space for this in school. Thinking about the dynamics between thought and what constitutes radiates vertically, as opposed to the possibilities opened up by artistic practices, by reflection, by living and thinking horizontal, collectively constituted, appears as a concern that accompanies our teaching activities. The lack or insufficiency of space / time in school for the artistic development as an area of knowledge essential to the human formation, while the aesthetic multiple crossings are made increasingly present in daily justifies this concern. We seek to enter into the debate sparked by tensions between school and world solidarity, between vertical and horizontal solidarities, among the powers of emancipation offered by the world confidence that imagination provides criante normatizantes analysis and actions in the ethos of reality Consumer culture and the commodification of life, the values necessary for the reproduction of socioeconomic relations that govern the logic of the current stage of civilization which we participate.eng
dc.contributor.advisor1Berino, Aristóteles de Paula
dc.contributor.advisor1ID898.221.707-00por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079382084565252por
dc.contributor.referee1Linhares, Célia Frazão
dc.contributor.referee2Espírito Santo, Denise
dc.creator.ID086.689.787-99por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4530507536411903por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesAMARAL, Aracy. Arte pra quê? A preocupação social na arte brasileira 1930-1970: subsídios para uma história social da arte no Brasil. São Paulo: Studio Nobel, 2003. ARNHEIM, Rudolf. Arte & Percepção Visual: Uma Psicologia da Visão Criadora. Rio de Janeiro: Pioneira, 2000. ______. Intuição e Intelecto na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2004. BARRETO, Lima. Os Bruzundangas. Rio de Janeiro: Ática, 1998. BACHELARD, Gaston. A Poética do Devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2009. ______. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993. BERINO, Aristóteles & SOARES, Conceição. Tessitura dos currículos na produção do comum – Conversas com Michel Hardt e Antônio Negri. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; GABRIEL, Carmem Tereza; AMORIM, Antônio Carlos (orgs.). Teóricos e o campo do currículo. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2012. (E-book GT Currículo) CANEVACCI, Massimo. Culturas eXtremas. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. COCCHIARALE, Fernando & GEIGER, Ana Bella (Orgs.). Abstracionismo; geométrico e informal: a vanguarda brasileira nos anos cinquenta. Rio de Janeiro: FUNARTE, Instituto Nacional de Artes Plásticas, 2004. DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo: Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998. FERNANDES. Florestan. A Revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 5.ed. São Paulo: Globo, 2005. ______. Sociedade de Classes e Subdesenvolvimento. São Paulo: Globo, 2008. FERRAÇO, Carlos Eduardo. Teóricos e Currículos: percorrendo linhas de pensamentos e de políticas com algumas ideias de Homi Bhabha e Michel de Certeau. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; GABRIEL, Carmem Tereza; AMORIM, Antônio Carlos (orgs.). Teóricos e o campo do currículo. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2012. (E-book GT Currículo) FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000. 67 GOETHE, Johann Wolfgang von. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. São Paulo : Ed. 34,2006. JAMESON, Frederic. A virada cultural: reflexões sobre o pós-modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. KLEE, Paul. Sobre a arte moderna e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 2001. KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. LINHARES, Célia. Enluarar amnésias, abrir atalhos para educar. In: GARCIA, LEITE, Regina et. al (orgs.). Cotidiano: diálogos sobre diálogos. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. MENDES, Madalena Rodrigues. In: AnaLúcia et. al (Org.). Raízes Literárias. 1 Ed. Rio de Janeiro: Talagarça, 2011. MILLIET, Sérgio. In: As Artes de Carybé: pintura, desenho, gravura e escultura. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Museu Afro Brasil; Salvador: Instituto Carybé, 2009. MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da cultura brasileira. 3 ed. São Paulo: Ed.34, 2008. PAZ, Octavio. O Arco e a Lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2008. SCHWARZ, Roberto. Cultura e Política. São Paulo: Paz e Terra, 2009. ______. Martinha versus Lucrécia: ensaios e entrevistas. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. SODRÉ, Muniz. Mestre Bimba: corpo de mandinga. Rio de Janeiro: Manati, 2002. TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo: Ed 34, 1998. VALERY, Paul. Degas, Dança e Desenho. São Paulo: Cosacnaify, 2008. WILLIAMS, Raymond. Política do modernismo: contra os novos conformistas. São Paulo: Unesp, 2011. WU, Chin Tao. Privatização da cultura: a intervenção corporativa na arte desde os anos 1980. São Paulo: Boitempo, 2006. WUNENBURGUER, Jean Jacques. Educação e Imaginário: introdução a uma filosofia do imaginário educacional. São Paulo: Cortez, 2006.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/14720/2013%20-%20Gilliatt%20Moraes%20Giudice.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17108/2013%20-%20Gilliatt%20Moraes%20Giudice.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23438/2013%20-%20Gilliatt%20Moraes%20Giudice.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29778/2013%20-%20Gilliatt%20Moraes%20Giudice.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36196/2013%20-%20Gilliatt%20Moraes%20Giudice.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42554/2013%20-%20Gilliatt%20Moraes%20Giudice.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48908/2013%20-%20Gilliatt%20Moraes%20Giudice.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55378/2013%20-%20Gilliatt%20Moraes%20Giudice.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3498
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-05-06T12:55:43Z No. of bitstreams: 1 2013 - Gilliatt Moraes Giudice.pdf: 2936338 bytes, checksum: ccab0c6ec9e75db3ac6b9da391c33320 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-06T12:55:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Gilliatt Moraes Giudice.pdf: 2936338 bytes, checksum: ccab0c6ec9e75db3ac6b9da391c33320 (MD5) Previous issue date: 2013-02-20eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Gilliatt Moraes Giudice.pdf2013 - Gilliatt Moraes Giudice2.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.