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dc.contributor.authorSantos, Franciane Torres dos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:21Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:21Z-
dc.date.issued2019-08-29
dc.identifier.citationSantos, Franciane Torres dos . “ComVivência pedagógica com jovens quilombolas da Santa Rita do Bracuí: a formação da identidade, sentimento de pertencimento e reencontro com o natural. 2019.76 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13209-
dc.description.abstractA modernidade forma seres “individualizados” em que o senso de comunidade torna-se cada vez menos presente. Essa hierarquização, gera um sentimento de superioridade do indivíduo moderno em relação ao meio natural, que contribuiu para que chegássemos ao caos socioambiental que vivemos na atualidade. Para tentar romper a hierarquização que promove profundas desigualdades, hierarquias e subjugação de saberes culturais buscamos processos formativos de Educação Ambiental que estimule o diálogo entre diferentes visões de mundo através de experiências vivenciais com outras epistemologias, em que o sentido de integração ser humano, coletividade e natureza estejam presentes. Este trabalho tem por objetivo investigar, a partir de jovens da comunidade de Remanescentes de Quilombolas de Santa Rita do Bracuí, o processo de construção de sua identidade, as relações com o sentimento de pertencimento e a perspectiva do resgate do natural, para referenciar processos formativos de educação ambiental. Alguns questionamentos nos inquietaram durante essa pesquisa: “como se dá a construção da identidade da juventude quilombola e qual a relação dessa construção com o sentimento de pertencimento?” “Pode a cultura quilombola trazer contribuições para a construção de um ambiente educativo que auxilie no processo formativo de educação ambiental?” Para tentar responder esses questionamentos utilizamos como estratégia metodológica a “ComVivência Pedagógica. As reflexões a partir da ComVivência Pedagógica, do sentimento de pertencimento e do reencontro com o natural nos permite pensar em processos formativos que causam uma real transformação das questões socioambientais que a sociedade moderna nos impõe. O presente trabalho nos indica diferentes formas de consolidar uma Educação Ambiental que quebra paradigmas e contrapõe –se a uma educação eurocêntrica, hegemônica e colonialpor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectSentimento de pertencimentopor
dc.subjectProcessos formativospor
dc.subjectComVivência pedagógicapor
dc.subjectReencontro com o naturalpor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectsense of belongingeng
dc.subjecttraining processeseng
dc.subjectComVivência pedagógicaeng
dc.subjectReunion with the naturaleng
dc.title“ComVivência pedagógica com jovens quilombolas da Santa Rita do Bracuí: a formação da identidade, sentimento de pertencimento e reencontro com o naturalpor
dc.title.alternative“ComVivência pedagógica” with young kilombolas from Santa Rita do Bracuí: the formation of identity, feeling of belonging and reconnection with naturaleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherModernity creates “individualized” beings, in which the sense of community is less and less present. This allows a feeling of superiority in the modern individual towards the natural environment, which has contributed to the arousal of the socio-environmental chaos we presently live. In order to break such a hierarchy that promotes deep inequality and subjugation of cultural knowledge, training processes in environmental education were sought in order to foster the dialogue between different world views, through experience with other epistemologies in which the sense of integration between humanity, collectivity and nature are present. This paper aims to investigate, from young people living in the quilombo-reminiscent community of Santa Rita do Bracuí, their identity-building process, the relation with their sense of belonging and their perspective of rescue of the natural, to be the reference to environmental education training processes. Some questions disturbed us along the research, such as “how is the identity of the quilombo youth built and what is its relation with their sense of belonging?” and “Can the quilombo culture contribute to the construction of an educational environment that helps environmental education training processes?”. As a strategy, “ComVivência Pedagógica”, a learning approach based on dialogue, was used in an attempt to answer these questions. This approach led to reflections on the sense of belonging and the reunion with nature, which made possible thoughts on training processes and educational practices which could cause real transformations on the socio-environmental questions modern society imposes, and how the meeting with this “natural being” may oppose to the man x nature dichotomy. This paper directs to different approaches on how to consolidate an environmental education that breaks paradigms and oppose to an eurocentric, hegemonic, colonial educationeng
dc.contributor.advisor1Guimarães, Mauro
dc.contributor.advisor1ID899.194.597-04por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5382444630321221por
dc.contributor.advisor-co1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2991-7106por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.referee1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2991-7106por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.referee2Campos, Marilia Lopes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4058430310291204por
dc.contributor.referee3Benácchio, Rosilda Nascimento
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2594773732066382por
dc.creator.ID123.139.467-62por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4611600045472268por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesABBONIZIO, Aline Cristina de Oliveira; DE SOUZA, Amanda; RAMOS, Emerson Luiz. A afirmação Quilombola no Quilombo Santa Rita do Bracuí. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.02, p. 393 – 413 abr./jun.2016 e-ISSN: 1809-3876 Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP, 2016. ABREU, Martha; MATTOS Hebe; DANTAS, Carolina Viana. O Negro no Brasil: trajetórias e lutas em dez aulas de história – 1 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. BOTH, Agostinho. Educação Gerontológica: posições e preposições. Erechin: São Cristóvão, 2001. BRASIL. Presidência da República. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto 4.887, de 20 de novembro de 2003. Regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4887.htm>. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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