Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13189
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorZephiro, Kátia Antunes
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:01Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:01Z-
dc.date.issued2017-08-09
dc.identifier.citationZEPHIRO, Kátia Antunes. Processo de construção do currículo para/da educação escolar indígena no Rio de Janeiro: limites e aproximações de uma prática decolonial. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13189-
dc.description.abstractA Educação Escolar Indígena no Brasil se constituiu a partir das lutas e movimentos indígenas a partir dos anos 1980, consolidando-se enquanto direito na Constituição Federal brasileira em 1988. Considerando que a educação escolar, até então alheia aos povos indígenas, foi utilizada historicamente como instrumento colonizador, este trabalho tem como objetivo investigar o movimento contrário à colonialidade do saber, identificando possíveis práticas decoloniais na Educação Escolar Indígena, a partir da construção curricular dos anos finais do ensino fundamental no Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda. Este Colégio atende ao povo indígena Guarani Mbya das aldeias nos Municípios de Angra dos Reis e Paraty, localizadas no Estado do Rio de Janeiro. Nosso campo de estudos é o curso de formação para professores não indígenas oferecido pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro e coordenado pelo Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense, no período de implementação da primeira turma de anos finais do ensino fundamental deste Colégio, de 2015 a 2016. Sendo assim, para a realização desta pesquisa, utilizamos a metodologia qualitativa, com base em estudo de caso utilizando entrevista, observação participante e análise de documentos como procedimentos metodológios. Nossos referenciais teóricos são as discussões do grupo Modernidade/Colonialidade, da Teoria Crítica do Currículo e da atual legislação da Educação Escolar Indígena Específica, Intercultural, Diferenciada e Bilínguepor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Escolar Indígenapor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subjectDecolonialidadepor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectIndigenous School Educationeng
dc.subjectInterculturality. .eng
dc.subjectDecolonialityeng
dc.subjectCurriculum.eng
dc.subjectTeacher Training.eng
dc.titleProcesso de construção do currículo para/da educação escolar indígena no Rio de Janeiro: limites e aproximações de uma prática decolonialpor
dc.title.alternativeCurricular construction and guarani mbya Indian school education in the state of Rio de Janeiro: limits and approximations of a decolonial practiceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe Indigenous School Education in Brazil was constituted from the struggles and indigenous movements from the 80s, consolidating itself as a entitlement in the Brazilian Federal Constitution in 1988. Considering that school education, up to now,unrelated to indigenous peoples, was historically used as colonizing instrument. This study has as aims to investigate the movement against the coloniality of knowledge, identifying possible decolonial practices in Indigenous School Education, based on the curricular construction of the final years of elementary education at the Guarani Karai Kuery State Indigenous College . This school serves the Guarani Mbya indigenous people of the villages in the city of Angra dos Reis and Paraty, located in the State of Rio de Janeiro. Our area of study is the training course for nonindigenous teachers offered by the State Department of Education of the State of Rio de Janeiro and coordinated by the Angra dos Reis Institute of Education of the Fluminense Federal University during the implementation period of the first group of final years of the basic education of this College, from 2015 to 2016. Therefore, to carry out this research, we use the participatory methodology and the research, using investigative tools such as semistructured interviews and participant observation. Our theoretical references are the group discussions of the Modernity / Coloniality, the Critical Theory of Curriculum and the current legislation of Specific, Intercultural, Differentiated and Bilingual Indigenous School Educationeng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
dc.contributor.advisor1IDCPF: 632.956.957-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934201639828808por
dc.contributor.referee1Oliveira, Luiz Fernandes de
dc.contributor.referee2Russo, Kelly
dc.creator.IDCPF: 069.172.627-22por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6971634509508654por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesARGUELLO, Carlos. Etnoconhecimento na escola indígena. In: Cadernos de Educação Escolar Indígena 1 n.01, volume 01. Barra dos Bugres, 2002. ALVES-MAZZOTI, Alba Judith e GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2000. 47 Tradução da autora. 128 ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013. ______. Ações Coletivas e Conhecimento: Outras Pedagogias? Disponível em: h. Acesso 5 de jul. 2015. BRASIL. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para as escolas indígenas/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1999. BRASIL. Parecer 14/99 do Conselho Nacional de Educação. Brasília: MEC, 1999. BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Educação Escolar Indígena: um modo próprio de recriar a escola nas aldeias guarani. Caderno Cedes, Campinhas, vol.27, p. 197-213, maio/agosto 2007. Disponível em http:\\www.cedes.unicamp.br. Acesso em 10 de out. 2016. BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Nembo’e: educação escolar nas aldeias guarani. Revista Educação: Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 1 (61), p. 109-132, jan./abr. 2007b. Disponível:http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/542/378. Acesso em 10 de dez. 2016. BENITES, Sandra. Nhe'e, reko porã: nhemboea oexakare. Fundamento da pessoa guarani, nosso bem-estar futuro (educação tradicional): o olhar distorcido da escola. Monografia de conclusão de curso. UFSC, Florianópolis, 2015. BORGES, Paulo. Ymã Y: ano de mil e quinhentos. Dissertação de mestrado. BRASIL. LDBEN n°9394/96, Brasília, 1996. Disponível: bd.camara.gov.br/bd/bitstre am/handle/bdcamara/19339/ldb_13ed.pd em 30 de jun. 2016. CARVALHO, Ediléia. “Tem que partir daqui, é da gente”: a construção . de uma escola “outra” no quilombo do Campinho da Independência, Paraty: Imperial Novo Milênio, 2016. CASTRO-GÓMEZ, Santiago & GROSFOGUEL, Ramón. El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global – Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontifi cia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. D’ANGELIS, Wilmar da Rocha. Contra a ditadura da escola. In: Cadernos Cedes, ano XIX, nº 49, Dezembro/1999, pp.18-25. Disponível em: http://www. scielo.br/pdf/ccedes/v19n49/a03v1949.pdf. Acesso em 13 de jun. 2016. D’ANGELIS, Wilmar da Rocha. Childhood & Indian´s School: A Brief Look at the Intercultural and Bilingual School for a Guarani Mbya Community in the State of Rio de Janeiro, de: Nobre, Vasconcelos & D’Angelis, 2005. In: NOBRE, Domingos. Escola indígena 129 Guarani no Rio de Janeiro na perspectiva da autonomia: sistematização de uma experiência de formação continuada. Tese (Doutorado), Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, Niterói, 2005. DIAZ M., Cristhian James. Hacia una pedagogia em clave decolonial: entre aperturas, búsquedas y posibilidades. In: Tabula Rasa, núm. 13, julio-diciembre, 2010, pp. 217-233 Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca Bogotá, Colombia DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. In: Educar em Revista. Curitiba: Editora UFPR, n. 24, 2004. p. 213-225. ______.Pesquisa Social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004. FERREIRA, Mariana Kawall Leal. A Educação Escolar Indígena: um diagnóstico crítico da situação no Brasil. In: SILVA, Aracy Lopes & FERREIRA, Mariana Kawall Leal. Antropologia, história e educação. SP: Global Editora, 2001. FORQUIM, Jean-Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. FREIRE, P., SHOR, I. Medo e ousadia: O cotidiano do professor. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREITAS, Wesley & JABBOUR, Charbel. Revista Estudo & Debate, Lajeado, v. 18, n. 2, p. 07-22, 2011. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2148238/mod_re source/content/1/Protocolo%20de%20estudo%20de%20caso.pdf. Acesso em 15 nov. 2017. HENRIQUES, R., GESTEIRA, K., Grilo, S., CHAMUSCA, A. Educação Escolar Indígena: diversidade sociocultural indígena ressignificando a escola. In: Cadernos Secad, SECAD/MEC: Brasília-DF, 2007. http://docplayer.com.br/9419555-Historia-do-povoguarani- no-brasil-1-domingos-nobre.html LADEIRA, Maria Inês. O caminhar sob a luz: território Mbya à beira do oceano. São Paulo: Unesp, 2007. LLEWELLYN, S.; NORTHCOTT, D. The “singular view” in management case studies qualitative research in organizations and management. An International Journal, v. 2, n. 3, p. 194-207, 2007. MELIÁ, Bartolomeu. Educação Indígena e Alfabetização. São Paulo: Ed. Loyola, 1979. MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarollo de un concepto. IN: CASTRO-GOMEZ, Santiago: GROSFOGUEL, Ramón (orgs.) El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistêmica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar/Universidad Central/IESCO/Siglo del 130 Hombre Editores, 2007. MIGNOLO, Walter. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 71-103 MONTE, Nieta. Lindenberg. Textos para o currículo escolar indígena. In: SILVA, Aracy Lopes & FERREIRA, Mariana Kawall Leal. Práticas Pedagógicas na escola indígena. São Paulo: Global Editora, 2001. MOREIRA, Antônio Flávio & SILVA, Tomaz Tadeu da. (Orgs). Currículo Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 1995. NOBRE, Domingos. Uma pedagogia indígena Guarani numa escola, pra quê?. Campinas: Curt Nimuendajú, 2009. ________. Escola Indígena Guarani Mbya: resistência e subordinação. Disponível em : www.anped.org.br/site/deafault/files/gt02-2227pdf. Acesso em 22 ago. 2016 ________. Infância Indígena Guarani Mbya. In: VASCONCELOS, Vera & SARMENTO, Manoel (org). Infâncias (In) Visíveis, São Paulo: Junqueira & Marin, 2014. ______. História do povo Guarani no Brasil. In: “Escola Indígena Guarani no Rio de Janeiro na Perspectiva da Autonomia: Sistematização de Uma Experiência de Formação Continuada”, tese de Doutorado em Educação. UFF. Niterói. 2005. Disponível em http://docplayer.com.br/9419555-Historia-do-povo-guarani-no-brasil-1-domingos-nobre.html. Acesso em 20 dez. 2016. ______. Entrevista concedida a Kátia Antunes Zephiro. Diário de Campo, Angra dos Reis, em dezembro de 2016. ______. Escola indígena Mbya Guarani: resistência e subordinação, 2006. Disponível em: www.anped.org.br/sites/default/files/gt02-2227.pdf. OLIVEIRA, Luiz Fernandes. História da África e dos Africanos na escola. Desafios políticos, epistemológicos e identitários para formação dos professores de História. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2012. PAULA. E.D. A interculturalidade no cotidiano da escola indígena. In: Cadernos Cedes, ano XIX, nº 49, Dezembro/99. São Paulo, 1999. PENNA, Camila. Paulo Freire no pensamento decolonial: um olhar pedagógico sobre a teoria Pós-colonial latino-americana. In: Revista de Pesquisa e estudos sobre as Américas. V.8.N2, 2014. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/repam/article/view/12 609. Acesso em 30 jan. 2017. 131 PRADA, F., LOPEZ E. Educación Superior y descentralización epistemológica. In: Anais da I Conferência Internacional sobre o Ensino Superior Indígena. Construindo novos paradigmas na educação. Barra do Bugres: UNEMAT Editora, 2005 PRADA, Fernando & LOPEZ Enrique. Educación Superior y descentralización epistemológica. In: Anais da I CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE ENSINO SUPERIOR INDÍGENA. Construindo novos paradigmas na educação. Barra do Bugres: UNEMAT Editora, 2005 PROFESSOR H. Entrevista concedida a Kátia Antunes Zephiro. Diário de Campo, Angra dos Reis, em novembro de 2016. PROFESSOR E. Entrevista concedida a Kátia Antunes Zephiro. Diário de Campo, Angra dos Reis, em novembro de 2016. PROFESSOR I. Entrevista concedida a Kátia Antunes Zephiro. Diário de Campo, Angra dos Reis, em novembro de 2016. PROFESSOR M. Entrevista concedida a Kátia Antunes Zephiro. Diário de Campo, Angra dos Reis, em novembro de 2016. SANTOS, Boaventura de Souza (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo; Cortez, 1998. SACRISTÁN, Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000. SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. SILVA, Algemiro Karai Mirim da. Entrevista concedida a Kátia Antunes Zephiro. Diário de Campo, Angra dos Reis, em novembro de 2016. URQUIZA, A. H. A.; BANDUCCI, JR. A.; Culturas e Relações Interétnicas: algumas aproximações conceituais. In: URQUIZA, A. H. A. Culturas e Histórias dos Povos Indígenas em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: UFMS, 2013. WALSH, Catherine. Interculturalidad critica/pedagogia decolonial. In: Anais do Seminário Internacional Diversidad, Interculturalidad y Construccion de Ciudad. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, 2007. YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. ZEPHIRO, Katia Antunes & MARTINS, Norielem de Jesus. Educação Escolar Indígena Diferenciada e Intercultural entre os Guarani Mbya do Rio de Janeiro: entre o legítimo e o real. Revista Periferias, V.7, N.1, jan-jun/2015. 132 ZEPHIRO, Katia Antunes. Diário de Campo, 2015-2016. Aldeia Sapukai e Itaxi, Angra dos Reis, RJ. Manuscrito, 2016.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7758/2017%20-%20K%c3%a1tia%20Antunes%20Zephiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15014/2017%20-%20K%c3%a1tia%20Antunes%20Zephiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21312/2017%20-%20K%c3%a1tia%20Antunes%20Zephiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27676/2017%20-%20K%c3%a1tia%20Antunes%20Zephiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34038/2017%20-%20K%c3%a1tia%20Antunes%20Zephiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40420/2017%20-%20K%c3%a1tia%20Antunes%20Zephiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46788/2017%20-%20K%c3%a1tia%20Antunes%20Zephiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53200/2017%20-%20K%c3%a1tia%20Antunes%20Zephiro.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2329
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2018-07-25T17:25:46Z No. of bitstreams: 1 2017 - Kátia Antunes Zephiro.pdf: 1727546 bytes, checksum: 1db01baad1b2efcd68945ffab4ee272c (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-25T17:25:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Kátia Antunes Zephiro.pdf: 1727546 bytes, checksum: 1db01baad1b2efcd68945ffab4ee272c (MD5) Previous issue date: 2017-08-09eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Kátia Antunes Zephiro.pdfDocumento principal1.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.