Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13172
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCabral, Rosangela Costa Soares
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:45Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:45Z-
dc.date.issued2018-02-22
dc.identifier.citationCABRAL, Rosangela Costa Soares. Processo de inclusão do público-alvo da educação especial na educação de jovens e adultos (EJA) em Belford Roxo/RJ: desafios político-pedagógicos. 2018. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares).Instituto de Educação e Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13172-
dc.description.abstractEssa dissertação de mestrado elegeu como objeto de estudo pesquisar os desafios da inclusão da pessoa com deficiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), por intermédio das lentes da Teoria Crítica, que permite problematizar as questões históricas, sociais, econômicas e culturais que contribuíram para o estudo, relacionando-as à educação inclusiva nessa modalidade de ensino. Como objetivos de pesquisa definimos: discutir sobre a concepção e os impactos da “inclusão contrária” em uma unidade escolar que historicamente se destinou exclusivamente a Educação Especial; caracterizar a política de inclusão de estudantes jovens e adultos, público-alvo da Educação Especial, na Escola Municipal Albert Sabin, no Município de Belford Roxo/RJ; caracterizar, no âmbito das Políticas Públicas de educação do Município de Belford Roxo/RJ, a concepção e a implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE); caracterizar a formação de professores, em vista o atendimento das demandas educacionais e pedagógicas dos estudantes público-alvo da Educação Especial na Educação de Jovens e Adultos; e refletir acerca da formação de professores e sua implicação na inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial na EJA. Esta pesquisa destaca como referencial teórico e metodológico a Teoria Crítica, com ênfase para os pensadores Theodor Adorno e Hellmut Becker. Contudo, vale destacar que outros estudiosos, como Costa, Damasceno e Freire, são considerados na discussão e análise do objeto de estudo. Como procedimentos/instrumentos metodológicos foram utilizados a análise documental referente à EJA, observação do campo, questionário de caracterização e entrevista semiestruturada. Os resultados desta investigação revelam que a escola locus do estudo está caminhando neste processo, principalmente na EJA, onde se percebe ainda uma resistência por parte dos estudantes adultos, que não conseguem entender o espaço como ambiente escolar, mas atribuindo-lhe o valor assistencial, fazendo com que a resistência aumente.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectInclusive Educationeng
dc.subjectEducation of Youths and Adultseng
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.titleProcesso de inclusão do público-alvo da educação especial na educação de jovens e adultos (EJA) em Belford Roxo/RJ: desafios político-pedagógicospor
dc.title.alternativeProcess of inclusion of the target audience of special education in youth and adult education (EJA) in Belford Roxo / RJ: challenges political-pedagogical.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThat master's degree dissertation chose as study object to research the challenges of the person's inclusion with deficiency in the Education of Youths and Adults (EJA), through the lenses of the Critical Theory, that allows to problematize the subjects historical, social, economical and cultural that they contributed to the study, relating them to the inclusive education in that teaching modality. As research objectives defined: to discuss on the conception and the impacts of the "contrary inclusion" in a school unit that historically was destined, exclusively the Special Education; To characterize the politics of young and adult students' inclusion, target audience of the Special Education, in the Municipal School Albert Sabin, in the Municipal district of Purple Belford / RJ; To characterize, in the extent of the Public Politics of education of the Municipal district of Purple Belford / RJ, the conception and the implementation of the Specialized (AEE) Education Service; to characterize the teachers' formation, in view the service of the students target audience's of the Special Education and pedagogic demands in the Education of Youths and Adults; and to contemplate concerning the teachers' formation and his/her implication in the students target audience's of the Special Education inclusion in EJA. This research stands out as theoretical and methodological referencial in the Critical Theory, with prominence for the thinkers Theodor Adorno and Hellmut Becker. However, it is worth to highlight that other studious, like Costa, Damasceno and Freire, they are considered in the discussion and analysis of the study object. As methodological procedures / instruments were used documental analysis regarding EJA, observation of the field, characterization questionnaire and glimpsed half structured. The results of this investigation reveal that the school is walking to slow steps in this process, mainly in EJA, where he/she still notices a resistance on the part of the adult students, that you/they don't get to understand the space as school atmosphere, but attributing him/her the assistencial value, doing with that the resistance increases.eng
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.advisor1ID074158237-61por
dc.contributor.advisor1Lattes0177717397152120por
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee2Mello, Mirian Morelli Lima de
dc.contributor.referee3Rocha, Fatima Niemeyer da
dc.creator.ID819494997-15por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3814318054220401por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesADORNO, Theodor. Educação para Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2012. ARROYO, Miguel Gonzales. Educação de Jovens-Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. BRASIL. Conselho Estadual de Educação. Leis nº 1132/97 e 1158/98. _________. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. ________. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96; ________. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos. Parecer 11/2000 de 10/05/2000; ________. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer nº 36/2004 de 07/12/2004; CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO do Município de Belford Roxo. Deliberação nº 18/CME/2010. Estabelece normas para a Educação Inclusiva na Educação Básica em todas as suas etapas e modalidades no Sistema Municipal de Ensino de Belford Roxo. – Estados do Rio de Janeiro CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO do Município de Belford Roxo. Deliberação nº 21/CME/2014. Estabelece normas e procedimentos de matrícula para ingresso e permanência de alunos nas Unidades de Ensino de Educação Infantil, ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, na Rede Municipal de Ensino e nas Instituições de Educação Infantil Conveniada (Creches Comunitárias, Filantrópicas e Confessionais) e dá outras providências. DAMASCENO, Allan Rocha, Educação Inclusiva e organização da escola: perspectivas críticas e desafios políticos do Projeto Pedagógico. Rio de Janeiro: Abrace um Aluno Escritor, 2015. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2006. PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO do Município de Belford Roxo. Lei nº 1529, de 24 de junho de 2015. – Estado do Rio de Janeiro. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, Escola Municipal Albert Sabin. Adendos 2016. SHIROMA, Eneida Oto (orgs.). Política Educacional. 4ª ed., Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. 156por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66345/2018%20-%20Rosangela%20Costa%20Soares%20Cabral.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4936
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-08-23T13:18:45Z No. of bitstreams: 1 2018 - Rosangela Costa Soares Cabral.pdf: 6367226 bytes, checksum: 6c25d8955dd5ba241ec930eb557261ba (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-23T13:18:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Rosangela Costa Soares Cabral.pdf: 6367226 bytes, checksum: 6c25d8955dd5ba241ec930eb557261ba (MD5) Previous issue date: 2018-02-22eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Rosangela Costa Soares Cabral.pdf2018 - Rosangela Costa Soares Cabral6.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.