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dc.contributor.authorFerreira, Danielle Milioli
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:36Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:36Z-
dc.date.issued2023-02-28
dc.identifier.citationFERREIRA, Danielle Milioli. Que é ser uma Professora Articuladora? Conheça a ti mesma. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13162-
dc.description.abstractA Intenção deste texto é o de desvelar minhas experiências enquanto Professora Articuladora. Experiências vividas por mim no Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) em uma das unidades da rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Neste pretendi registrar, examinar, identificar praticas pedagógicas favoráveis à boa convivência que assegurem seja na ciência, seja na arte os direitos inalienáveis da criança que está sob nossa responsabilidade. Dada a magnitude e a importância da questão, fui impelida a refletir sobre o meu próprio oficio e papel social: a de ser-estar-sendo no meu sendo uma “professora articuladora”. Mas que é ser? Como se chega a ser que se é...? A dissertação nasce, então, da questão do ser. Que é ser? Da pergunta sobre o ser também nasce o método intuitivo, introspectivo, imanente- método fenomenológico que nos obriga a uma decisão, qual seja: ver as coisas mesmas, nelas mesmas, sem a priores... Foi assim que tudo começou a fazer sentido, a ter um sentido... um caminho de pensamento na e com a linguagem.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectprofessora articuladorapor
dc.subjectexperiências de vidapor
dc.subjectEarly Childhood Educationeng
dc.subjectarticulating teachereng
dc.subjectlife experiencespor
dc.titleQue é ser uma Professora Articuladora? Conheça a ti mesmapor
dc.title.alternativeWhat does it mean to be an Articulating Teacher? Know thyselfeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe intention of this text is to reveal my experiences as an Articulating Teacher. Experiences lived by me in the Child Development Space (EDI) in one of the units of the Municipal Education Network in Rio de Janeiro. In this one, I intended to register, examine, identify pedagogical practices favorable to good coexistence that ensure, whether in science or in art, the inalienable rights of the child that is under our responsibility. Given the magnitude and importance of the issue, I was impelled to reflect on my own profession and social role: that of being-being-being in mine, being an “articulating teacher”. But what is to be? How does one come to be that one is...? The dissertation is born, then, from the question of being. What is to be? From the question about being, the intuitive, introspective, immanent method is also born - phenomenological method that forces us to a decision, namely: to see the things themselves, in themselves, without a priores... That's how everything started to make sense, to have a meaning... a way of thinking in and with language.eng
dc.contributor.advisor1Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596por
dc.contributor.referee1Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.referee2Silva, Rosana Pinto Plasa
dc.contributor.referee3Cruz, Letícia Santos da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3095238473303918por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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