Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13160
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLemos, André de Souza
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:34Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:34Z-
dc.date.issued2023-02-28
dc.identifier.citationLEMOS, André de Souza. Grupo Globo e a crítica conservadora ao I PEE-CIEP: Conflitos nos campos educacional, político e da produção cultural. 2023. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13160-
dc.description.abstractO trabalho analisa o comportamento crítico do Grupo Globo (antes Organizações Globo) ao Primeiro Programa Especial Educação dos Centros Integrados de Educação Pública (I PEE - CIEP), ocorrido no período do primeiro governo do Leonel Brizola, 1983-1987, no Rio de Janeiro. Emprega-se como referencial teórico os conceitos sociológicos de Pierre Bourdieu e procura-se incorporar elementos da teoria da hegemonia de Antônio Gramsci. Utilizou-se também elementos dos debates relativos à “teoria da dependência”, à “teoria do conhecimento” (de inspiração frankfurtiana), e à sociologia da educação brasileira. Ou seja, conceitos e debates que ajudam a identificar os determinantes da atuação do Grupo Globo, correlatos ao seu campo social, inerentes a sua expansão de poder político e econômico a nível nacional, resultando no domínio da indústria cultural. Prima-se, contudo, por não relegar a importância do setor cultural na sua vasta atividade (inclusive econômica), seja nos âmbitos de produção, disseminação ou arte, e nem fazer juízo de valor dos funcionários do Grupo Globo, nos diversos segmentos, do jornalismo aos auditórios, pois ela é uma empresa precisamente fonte de trabalho e renda. Procura-se contextualizar o conflito entre o Grupo Globo e o governo Leonel Brizola, considerando as características do campo político brasileiro em momentos finais da ditadura militar, em que se delineiam diferentes visões políticas e econômicas sobre os rumos possíveis do país. Realizou-se exaustivo levantamento de matérias jornalísticas, inclusive editoriais, de O Globo sobre o I PEE-CIEP a partir, principalmente, do próprio Acervo Digital de O Globo. Foram contatados e entrevistados agentes sociais atuantes no I PEE-CIEP e no setor de comunicação do primeiro governo Leonel Brizola, que para além de relatarem a experiência, indicaram bibliografia, documentos e matérias da mídia alternativa. Os resultados da pesquisa evidenciam um comportamento crítico nas centenas de matérias do jornal O Globo dirigidas ao I PEE – CIEP, com argumento mais geral relacionado a “má” eficiência da gestão pública, visando desqualificar o modelo de ensino público que se demonstrava contrário aos seus interesses em dois sentidos preponderantes, ainda que indiretos, o de incorporar uma pedagogia socialmente crítica e por consequência gerar maior resiliência cultural na nova geração carioca. Por consequência, e, simultaneamente ao resultado imediato, cristalizou-se o antagonismo entre a mídia hegemônica e a educação pública de qualidade, ou mais diretamente entre a indústria cultural e a educação popular.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCampo Socialpor
dc.subjectI PEE-CIEPpor
dc.subjectGrupo Globopor
dc.subjectSocial Fieldeng
dc.subjectGlobo Groupeng
dc.titleGrupo Globo e a crítica conservadora ao I PEE-CIEP: conflitos nos campos educacional, político e da produção culturalpor
dc.title.alternativeGrupo Globo and the conservative criticism of the I PEE-CIEP: conflicts in the educational, political and cultural production fieldseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe work analyzes the critical behavior of Grupo Globo (formerly Organizações Globo) towards the First Special Education Program of the Integrated Public Education Centers (I PEE - CIEP), which took place during the first Leonel Brizola government, 1983-1987, in Rio de Janeiro. Pierre Bourdieu's sociological concepts are used as a theoretical framework and an attempt is made to incorporate elements of Antônio Gramsci's theory of hegemony. Elements of debates related to the “theory of dependency”, the “theory of knowledge” (inspired by Frankfurt) and the sociology of Brazilian education were also used. That is, concepts and debates that help to identify the determinants of Grupo Globo's performance, correlated to its social field, inherent to its expansion of political and economic power at the national level, resulting in the dominance of the cultural industry. It strives, however, for not relegating the importance of the cultural sector in its vast activity (including economic activity), whether in the spheres of production, dissemination or art, nor making a value judgment of Grupo Globo employees, in the various segments, of the journalism to audiences, as it is precisely a source of work and income. It seeks to contextualize the conflict between Grupo Globo and the Leonel Brizola government, considering the characteristics of the Brazilian political field in the final moments of the military dictatorship, in which different political and economic views on the possible paths of the country are outlined. An exhaustive survey was carried out of journalistic articles, including editorials, by O Globo about the I PEE-CIEP, based mainly on O Globo's own Digital Collection. Social agents active in the I PEE-CIEP and in the communication sector of the first Leonel Brizola government were contacted and interviewed, who, in addition to reporting the experience, indicated bibliography, documents and materials from the alternative media. The research results show a critical behavior in the hundreds of articles in the newspaper O Globo addressed to the I PEE - CIEP, with a more general argument related to the "poor" efficiency of public management, aiming to disqualify the model of public education that proved to be contrary to its interests in two preponderant, albeit indirect, directions, that of incorporating a socially critical pedagogy and consequently generating greater cultural resilience in the new generation in Rio de Janeiro. Consequently, and simultaneously with the immediate result, the antagonism between the hegemonic media and quality public education, or more directly between the cultural industry and popular education, crystallized.eng
dc.contributor.advisor1Masson, Máximo Augusto Campos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1132398987153174por
dc.contributor.referee1Masson, Máximo Augusto Campos
dc.contributor.referee2Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee3Faria, Lia
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898897872800556por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesADORNO, T; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. AMORIM, P.H.; O quarto poder: uma outra história. São Paulo: Hedra, 2015. AMORIM, P. H.; PASSOS, M. H. Plim-Plim: a peleja de Brizola contra a fraude eleitoral. São Paulo: Conhad, 2005. ARANTES, A. Alma em fogo: memórias de um militante político. São Paulo: Anita Garibaldi, Fundação Maurício Grabóis, 2013. ARÊAS, J. Batalhas de O GLOBO (1989-2002): o neoliberalismo em questão. Niterói: UFF, CEGICHF, 2012. BARAN, P. A Economia Política do Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1977. BICALHO, R; FREITAS, M. História da Educação Brasileira:1964 a 1985. In: BICALHO, Ramofly (Org.). Políticas públicas de educação do campo: experiências do PET educação do campo e movimentos sociais na UFRRJ. Rio de Janeiro: Letras e Versos, 2022. BONNEWITZ, P. Primeiras lições sobre a sociologia de P. Bourdieu. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 1ª Reimpr. São Paulo: Perspectiva, 2007. _________. As duas faces do Estado. 54ª Edª. Le Monde Diplomatique Brasil, 2012. _________. A miséria do mundo. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003. _________. A Distinção: Crítica Social do Julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2008. _________. O Poder Simbólico. Lisboa: DIFEL; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. _________. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. BOURDIEU, P; CHAMBOREDON, J; PASSERON; J. A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. BOURDIEU, P; PASSERON, J. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992. BOURDIEU, P; PASSERON, J. Los herederos: los estudiantes y la cultura. 2ª Ed. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2009. BOURDIEU, P; WACQUANT, L. Una invitación a la sociología reflexiva. 1ª Ed. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2005. CARDOSO, F. H. e FALETTO, E. Dependência e Desenvolvimento na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. CARVALHO, G. Introdução. In: Marco de referência da educação popular para as políticas públicas. Departamento de Educação Popular e Mobilização Cidadã/SNAS/SG (ORG). 1º Seminário Nacional da Política de Educação Popular/Secretaria-geral da Presidência da República. Brasília-DF: 2014. CUNHA, L. Educação, Estado e Democracia no Brasil. São Paulo: Cortez; Niterói, RJ: Universidade Federal Fluminense; Brasília, DF: FLACSO do Brasil, 2001. CAVALIERE, Ana; COELHO, Lígia. Para onde caminham os CIEPs? Uma análise após 15 anos. Cadernos de Pesquisa, n. 119, julho de 2003. DANTAS, M. A lógica do capital-informação. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. FARIA, L. CIEP, a utopia possível. São Paulo: Livros Tatu, 1991. FARIA, L. Chaguismo e Brizolismo: territorialidades políticas da escola fluminense. Rio de Janeiro: FAPERJ: Quartet, 2011. FERNANDES, M. Os centros integrados de educação pública: histórias da animação cultural. In: NASCIMENTO, Jussara; FARIA, Lia (Org.). Instituições escolares: memórias e narrativas. Curitiba: CRV, 2020. FONSECA, F. O consenso forjado. São Paulo: Hucitec, 2005. FREIRE. P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FURTADO, C. O Mito do Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974. GOMES, A. Darcy Ribeiro. Recife: Massangana, 2010. GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, volume 2. Rio De Janeiro: Civilização Brasileira, 2016. GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, volume 3. Rio De Janeiro: Civilização Brasileira, 2020. GRUPPI, L. Conceito de hegemonia em Gramsci. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1978. HERZ, D. A história secreta da Rede Globo. Santa Maria - RS: Tchê,1988. HYPÓLITO, Á. Estado gerencial, reestruturação educativa e gestão da educação. RBPAE – v.24, n.1, p. 63-78, jan./abr, 2008. LAMBERT, J. Os dois Brasis. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959. LENIN, V. I. Que fazer: Problemas candentes de nosso movimento. 2ºed. São Paulo: Expressão Popular, 2015. MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Expressão popular, 2008. MARINI, R. M. A Dialética da Dependência. Roberta Traspadini e João Pedro Stedille (orgs.). São Paulo: Expressão Popular, 2011. MASSON, M A. C. A situação dos professores na sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UFRJ, PPGE, 1997. MASSON, M. A. C. Magistério e sindicalismo a trajetória do Centro de Professores do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, IFCS, 1988. MATOS, Sheila. Nos Bastidores dos CIEPs: Entrevista com Silas Ayres, assessor de Maria Yedda Linhares na SME-RJ (1983-1986). RHHE – v. 1, n. 2, p. 285-303, maio/agosto de 2017. MAURÍCIO, L. O que se diz sobre a escola pública de horário integral. Cadernos Cenpec, n. 2, 2006. PEREIRA, Bresser. As três interpretações da dependência. Perspectivas, São Paulo, v. 38, p. 17-48, jul./dez, 2010. PINHEIRO, C et al. A Rádio Nacional: alguns dos momentos que contribuíram para o sucesso da Rádio Nacional. PINHEIRO, Cláudia (Org.) Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. RIBEIRO, D. Nossa escola é uma calamidade. Rio de Janeiro: Salamandra, 1984. RIBEIRO, D. O livro dos CIEPs. Rio de Janeiro: Bloch, 1986. RIBEIRO, D. Gabinete do Senador. Carta, n°5. Brasília: Senado Federal, 1992. QUEIRÓS, V. A Lei Nº 5692/71 e o Ensino de 1º Grau: Concepções e Representações. Curitiba: XI Educere, 2013. SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2019. SOUZA, K; SANTOS, M; PINA, J.; MARIA, B; CARMO, M; JENSEN, M. A trajetória do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ) Na luta pela saúde no trabalho. Manguinhos-RJ, RJ: Cesteh/Ensp/Fiocruz, SOUZA; 2003, p. 1057-1061. SOUZA, J. A tolice da inteligência brasileira: ou como o país se deixa manipular pela elite. São Paulo: LeYa, 2015.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/74450/2023%20-%20Andr%c3%a9%20de%20Souza%20Lemos.Pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6851
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-08-16T19:03:54Z No. of bitstreams: 1 2023 - André de Souza Lemos.Pdf: 1324011 bytes, checksum: b6fc1b5578366e9df9805219ea491b7a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-16T19:03:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023 - André de Souza Lemos.Pdf: 1324011 bytes, checksum: b6fc1b5578366e9df9805219ea491b7a (MD5) Previous issue date: 2023-02-28eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - André de Souza Lemos.Pdf1.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.