Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13159
Tipo do documento: Dissertação
Title: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): análise sobre a formação continuada no município de Belford Roxo, RJ
Other Titles: National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC): analysis on continued formation in the municipality of Belford Roxo, RJ
Authors: Maciel, Márcia Regina de Sant' Ana
Orientador(a): Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
Primeiro membro da banca: Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho Ramos
Segundo membro da banca: Gouvêa, Fernando César Ferreira
Terceiro membro da banca: Costa, Ana Valéria de Figueiredo da
Keywords: Educational policy;National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC);continued formation;Política Educacional;Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC);Formação Continuada;Belford Roxo
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 21-Feb-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: MACIEL, Márcia Regina de Sant' Ana. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): análise sobre a formação continuada no município de Belford Roxo, RJ. 2017. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.
Abstract: O presente estudo analisa a política educacional denominada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, no que tange às suas contribuições para a formação continuada, a melhoria da qualidade do processo de alfabetização e as práticas docentes no município de Belford Roxo, localizado na região metropolitana da Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. O PNAIC se desdobra em um curso de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores e no acompanhamento sistemático de sua execução, por meio de uma estrutura organizacional sugerida pelo MEC. A temática da pesquisa foi definida a partir da necessidade de compreender se esta formação tem sido importante para o professor e quais contribuições podem ser consideradas significativas em termos de sua práxis pedagógica. Para tanto tomamos como referência os princípios gerais propostos nessa formação, que incidem sobre a prática da reflexividade, mobilização dos saberes docentes, a constituição da identidade profissional, a socialização, o engajamento e a colaboração. Objetivou-se nesta pesquisa contemplar, além dos resultados mensurados a partir das provas aplicadas aos alunos, os resultados qualitativos da formação com foco no professor. Para isso, foram analisados os diferentes contextos de produção e de operacionalização da referida política, cotejada com os discursos dos envolvidos diretamente nesta formação: Coordenadora local, os Orientadores de estudo e os Professores locais. Seu referencial teórico básico é a abordagem analítica do ciclo de políticas educacionais, proposta Stephen Ball. Portanto, realizamos um estudo sobre o contexto de produção do texto que informa a referida política educacional, o contexto da influência e o contexto da prática da formação continuada do PNAIC. Este trabalho se constitui de pesquisa de campo do tipo qualitativa. Utilizamos como procedimentos de pesquisa a observação participante e a pesquisa bibliográfica, tendo por métodos de coleta de dados: entrevista e questionário semi-estruturado, diário de bordo e análise documental. Concluímos que, na realidade estudada, a formação continuada do PNAIC, mesmo no pouco tempo em que se sucedeu, trouxe contribuições à melhoria da qualidade do ensino através de mudanças nas práticas docentes. Estas mudanças repercutiram em melhor motivação, participação e atenção dos alunos trazendo com isso, avanços nas suas aprendizagens. A formação segue característica problematizadora, onde por meio das trocas de experiências e saberes, os cursistas são incentivados a refletir sobre as situações problemas e a construir estratégias de intervenção. Porém alguns entraves causados por fatores externos e internos foram identificados, merecendo atenção, principalmente por parte das autoridades políticas e da equipe central municipal do PNAIC, para o sucesso dessa política na rede.
Abstract: The present study analises the educational policy named National Pact for Literacy in the Right Age - PNAIC, regardingit’s contributions to the continued formation, the improvement of quality of alphabetization process and the teaching practices in the city of Belford Roxo, located in the State of Rio de Janeiro. The PNAIC is a course of continued formation of literacy teachers and the sistematic monitoring of its execution, by an organization structure suggested by MEC. The subject of this research was defined from the need of understanding if this continued formation has been important for the teacher, and which contributions can be considered significant in terms of their pedagogical praxis. For this we take as a reference the general principles proposed in this formation, which focus on the practice of reflexivity, mobilization of teaching knowledge, the constitution of professional identity, the socialization, the engagement and the collaboration. It was aimed in this research to contemplate,beyond the results measured through exams applied to the students, the qualitative results of the continued formation focusing the teacher. For so, different contexts of production and operationalization of the referred policy, compared with the speech of those involved directly with the continued formation: the coordinators, the advisors, and the local teachers. The basic theoretical reference is the analytical approach of the educational policies cycle, proposed by Stephen Ball. Therefore, we accomplished an study about the context of text production that informs about the referred educational policy, the context of its influence and the context of the continued formation practices of PNAIC. The present work consists of qualitative field research. We used as research methods the participant observationand bibliographical research, using the following resources for collecting data: interview and semi-structured questionnaire, logbook, and documental analysis. We concluded that, in the studied reality, the PNAIC continued formation, in the short period that happened, brought contributions to the improvement of the teaching quality through changes in the teaching practices, and these changes resulted in higher motivation, attention and participation from the students, bringing with it, advances in their learning. The continued formation follows problematizing characteristics, in which by way of exchanges of experiences and knowledges, the students are encouraged to think over the problem situation and to construct intervention strategies. However, some obstacles caused by external and internal factors were identified, requiring attention, mainly by the political authorities and the central PNAIC team, for the success of this policy in the network.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13159
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Márcia Regina de Sant'Ana Maciel.pdfDocumento principal2.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.