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dc.contributor.authorEvangelista, Bárbara Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:29Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:29Z-
dc.date.issued2022-02-25
dc.identifier.citationEVANGELISTA, Bárbara Silva. Confederação Nacional da Indústria e o projeto pedagógico para a formação da classe trabalhadora: uma análise dos anos do governo do Partido dos Trabalhadores (2003-2010). 2022. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13155-
dc.description.abstractEsta pesquisa se propõe a identificar e analisar o pensamento pedagógico da burguesia industrial brasileira, a partir das propostas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no decorrer dos anos do governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores. Isto posto, considerando sua capacidade de transformar interesses privados em políticas públicas, dando importância para sua atuação frente às educacionais. Desta forma, foi feita a investigação das principais características do projeto de educação básica influenciada pelas políticas formuladas pelo empresariado industrial brasileiro, reunido na Confederação Nacional da Indústria – CNI, nos anos 2000. Parte-se do pressuposto de que o empresariado industrial brasileiro tem papel mediador e preponderante na proposição e prática das políticas públicas de educação, sendo expressão de parte da luta ideológica pela hegemonia no que tange ao projeto educativo como parte das lutas de classes. Propomo-nos a dialogar com um conjunto de pesquisas produzidas, a partir de outro recorte temporal e que compreendem a CNI como um Partido da fração industrial da classe dominante. Assim sendo, foram analisados os principais documentos da CNI no período assinalado, com o objetivo de buscar respostas que identifiquem a intensa participação da burguesia no âmbito nacional da educação e seus posicionamentos, em especial, por meio da análise das relações da entidade com outras organizações, como o Movimento Brasil Competitivo e Movimento Todos Pela Educação. Também se englobam pesquisas das atas do Conselho Econômico e Social e junto aos documentos oriundos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), no período de recorte desta pesquisa. O material produzido pela CNI tem sido desenvolvido à luz de pesquisa qualitativa, com base em análise documental, a partir do referencial teórico marxista e gramsciano. Entendemos que a atuação da instituição junto à formação para o trabalho se insere no projeto de hegemonia do partido dos industriais e se expressa nas políticas de conformação social e formação para o trabalho simples. Neste sentido, esta dissertação se insere num conjunto amplo de trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Investigação em Estado, Poder e Educação (LIEPE) acerca da classe dominante e sua atuação na educação.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConfederação Nacional da Indústriapor
dc.subjectHegemoniapor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectNational Confederation of Industryeng
dc.subjectHegemonyeng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.titleConfederação Nacional da Indústria e o projeto pedagógico para a formação da classe trabalhadora: uma análise dos anos do governo do Partido dos Trabalhadores (2003-2010)por
dc.title.alternativeNational Confederation of Industry and the pedagogical project for the formation of the working class: an analysis of the years of the Workers' Party government (2003-2010)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIt proposes to identify and analyze the pedagogical thinking of the industrial bourgeoisie, based on the proposals of the National Confederation of Industry (CNI), during the Brazilian years of the Luís Inácio Lula da Silva government, of the Workers' Party. That said, considering its ability to transform private interests into public policies, giving importance to its performance vis-à-vis institutions. In this way, an investigation was made of the main characteristics of the basic education project through the policies formulated by the industrial business community, gathered in the National Confederation of Industry - CNI, in the 2000s. mediator and preponderant in the proposition and practice of public education policies, being an expression part of the ideological struggle for hegemony regarding the educational project as part of class struggles. We propose a dialogue with a set of researches of temporal attention, from another time frame and that starts the CNI a Party of the dominant industrial classification. Therefore, the main documents of the CNI in the above mentioned were searched, with the objective of identifying the intense participation of education and its positions, in particular, through the entity with other organizations, such as the Movimento Brasil Competitivo and Movimento Todos pela Educação. Research from the minutes of the Economic and Social Council and documents from the Education Development Plan (PDE) in the period covered by this research are also included. The material produced by the CNI was developed in the light of qualitative research, based on document analysis, a Marxist theoretical framework and grammar. We understand that the institution's action in training or work is part of the hegemony project of the industrialists' party and is expressed in the policies of social conformation and training for simple work. In this sense, this dissertation is part of a broad set of works developed by the Laboratory of Investigation in Power and Education (LIEP) about the ruling class and its role in education.eng
dc.contributor.advisor1Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
dc.contributor.advisor1ID094.656.607-01por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1913716021055272por
dc.contributor.referee1Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
dc.contributor.referee1ID094.656.607-01por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1913716021055272por
dc.contributor.referee2D'Avila, Eduardo da Costa Pinto
dc.contributor.referee2ID106.310.477-78por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9691653221113456por
dc.contributor.referee3Lamarão, Marco Vinícius Moreira
dc.contributor.referee3ID072.004.577-01por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9677011443280347por
dc.contributor.referee4Siqueira, Thiago Vasquinho
dc.contributor.referee4ID105.642.637-37por
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8571745523558612por
dc.creator.ID059.851.437-67por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5418504883252377por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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