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dc.contributor.authorMonteiro, Sara Rodrigues
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:29Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:29Z-
dc.date.issued2021-12-08
dc.identifier.citationMONTEIRO, Sara Rodrigues. A agenda educacional da frente liberal ultraconservadora: uma análise das propostas do movimento Brasil Livre. 2021. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13154-
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo investigar a agenda educacional da frente liberal ultraconservadora através do Movimento Brasil Livre (MBL). Identificamos, por meio da revisão de literatura, o crescimento desta frente a partir da expressão da crise estrutural do capital desencadeada em 2008, inflada pela onda de protestos mundiais. No Brasil, mapeamos a origem destes protestos em 2013, contexto no qual foi criado o MBL, e identificamos o protagonismo da Nova Direita, sobretudo a partir das manifestações ocorridas em 2015 e 2016, com o destaque do MBL, VPR e Revoltados Online. Trata-se de um trabalho qualitativo, onde foram analisados como fontes primárias: o manual para abertura de filiais do MBL, as propostas aprovadas no primeiro congresso nacional do MBL, materiais disponibilizados no site e na rede social do MBL, MBL Estudantil e UniLivres, as aulas de alinhamento disponibilizadas no YouTube, e o material divulgado no canal do MBL Estudantil. Em relação às fontes secundárias, foram utilizadas dissertações, teses e artigos de jornais e revistas que abordam o MBL. A investigação foi realizada tomando o Estado Ampliado enquanto ferramenta teórica e metodológica, partindo da investigação da atuação do MBL na sociedade civil, qualificando-o enquanto um Aparelho Privado de Hegemonia e identificando seus membros, intelectuais orgânicos, fonte de financiamento, estratégias e alianças políticas. A pesquisa constatou, ainda, a atuação dos membros do MBL em âmbito parlamentar, e investigou quais projetos educacionais foram implementados ou elaborados por eles. Atualmente, como composição da frente da guerra cultural, o MBL desenvolveu o MBL estudantil (2018), projeto de curta duração. Identificamos um projeto com a mesma finalidade, denominado UniLivres (2017), que tem por objetivo realizar oposição ao esquerdista Diretório Central dos Estudantes (DCE). Como modelo de atualização do MBL Estudantil, foi criada a Academia do MBL, visando formar os futuros membros e candidatos políticos do Movimento. Concluímos que a agenda educacional defendida pelo MBL procura representar os empresários liberais do ensino e que os novos projetos do MBL buscam fortalecer o movimento no âmbito político.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMovimento Brasil Livrepor
dc.subjectFrente Liberal Ultraconservadorapor
dc.subjectMBL Estudantilpor
dc.subjectFree Brazil Movementeng
dc.subjectUltraconservative Liberal Fronteng
dc.subjectStudent MBLeng
dc.titleA agenda educacional da frente liberal ultraconservadora: uma análise das propostas do movimento Brasil Livrepor
dc.title.alternativeThe ultraconservative liberal front educational agenda: an analysis of the proposals of Free Brazil movementpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation aims to investigate the educational agenda of the ultraconservative liberal front by analyzing the Free Brazil Movement (MBL). Based on literature review, we identified the growth of this front based on the expression of the structural crisis of capital triggered in 2008, inflated by the wave of worldwide protests. In Brazil, we mapped the origin of these protests in 2013, context of creation of the MBL. However, we identified the role of New Right only in the demonstrations that took place in 2015 to 2016, with the conduction carried out by the MBL, VPR and Revoltados Online. This is a qualitative work, where the manual for opening MBL branches, analysis of the proposals approved at the first national congress, material available on the website and social network of MBL, MBL Estudantil and UniLivres, and alignment classes, available on YouTube, are analyzed as primary sources, in addition to the material published on the MBL Estudantil channel. As a secondary source, we analyzed dissertations and thesis, articles from newspapers and magazines which took MBL as their object. As a theoretical and methodological procedure, we approached the Expanded State, starting from the investigation of MBL’s performance and identification of the members, organic intellectuals and funding sources. The second phase of the research sought to identify the MBL members’ performance in political sphere, investigating which educational projects were implemented or designed. For a better understanding of this deprived apparatus of hegemony, we work with the concept of Expanded State and organic intellectual. Currently, as a composition of the cultural war front, the MBL developed Student MBL (2018), a project of short duration. We identified a project with the same purpose called UniLivres (2017), which aims to oppose the leftist Central Directory of Students (DCE). As a model for updating Student MBL, Academia do MBL was created to train future members and political candidates of the Movement. We conclude that the educational agenda defended by MBL seeks to represent liberal education entrepreneurs and that the new MBL projects seek to strengthen the movement in political sphere.eng
dc.contributor.advisor1Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
dc.contributor.advisor1ID094.656.607-01por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1913716021055272por
dc.contributor.referee1Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
dc.contributor.referee1ID094.656.607-01por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1913716021055272por
dc.contributor.referee2Nascimento, Luciane da Silva
dc.contributor.referee2ID083.859.887-00por
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5809-5597por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0950951467818362por
dc.contributor.referee3Lamarão, Marco Vinícius Moreira
dc.contributor.referee3ID072.004.577-01por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9677011443280347por
dc.contributor.referee4Costa, Regis Eduardo Coelho Argüelles da
dc.contributor.referee4ID028.936.127-33por
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0075852341880711por
dc.creator.ID149.952.917-17por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9160228017463678por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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