Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13149
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dc.contributor.authorSoares, Renata Corrêa
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:24Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:24Z-
dc.date.issued2017-02-21
dc.identifier.citationSOARES, Renata Corrêa Soares. Extensão Universitária no Brasil e na UFRRJ: quando e como estas histórias se entrelaçam. 2017. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / /Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13149-
dc.description.abstractA presente pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) traz como tema a Extensão Universitária, seu percurso no Brasil e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Buscou registrar a trajetória histórica da extensão na UFRRJ, comparando-a com diretrizes traçadas nacionalmente. O objetivo geral foi: contextualizar e conceituar historicamente a extensão universitária no Brasil e na UFRRJ no bojo das políticas públicas de educação superior. Foram identificadas algumas ações de extensão propostas na UFRRJ ao longo dos anos, investigando os registros nos documentos localizados. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, básica e descritiva. Os procedimentos metodológicos partiram da busca em fontes primárias, que incluíram os livros de registros e demais documentos localizados na Pró-Reitoria de Extensão, na Secretaria dos Órgãos Colegiados e no Auditório Gustavo Dutra (Gustavão). Optamos por fazer um recorte das propostas que tivessem relação com a linha temática “Educação”, e analisamos a partir de três das cinco diretrizes apontadas pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX): a) interação dialógica, b) interdisciplinaridade e interprofissionalidade e c) indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. Adotamos como referenciais teórico-metodológico: o registro historiográfico, abordando a importância do campo da história para a pesquisa educacional e o paradigma indiciário, método interpretativo que busca as pistas pelo caminho e faz a leitura levando em consideração detalhes muitas vezes desprezados, mas que escondem a chave para a interpretação de um contexto social. Dialogamos com autores e documentos oficiais que proporcionaram a reflexão sobre a trajetória da Extensão no Brasil, resgatando aspectos relevantes da história e memória da UFRRJ, de forma contextualizada e fundamentada. Comparamos com documentos oficiais que trazem as políticas de Extensão Universitária elaborados pelo FORPROEX e, ainda, com legislações e diretrizes nacionais e institucionais que tratam não só a extensão universitária, mas também da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. Como resultados, podemos apontar que a sistematização de informações a respeito da extensão universitária na UFRRJ, acabou se transformando em grande desafio, uma vez que os documentos localizados não estavam organizados e ainda apresentavam descontinuidade e lacunas nos registros. Pudemos distinguir que a cada gestão de abrangência do estudo houve práticas diferentes de sistematização das informações, demonstrando que as anotações sobre as diversas atividades de extensão não seguem um modelo institucionalizado, cabendo ao pesquisador que desejar fazer um levantamento histórico, o trabalho de “garimpagem” em livros, atas, deliberações, relatórios e demais fontes primárias que possa lhe auxiliar no registro da memória institucional. O caminho percorrido nos permitiu constatar que a história da UFRRJ apresenta características peculiares e, diante das dificuldades de localização e sistematização das fontes, tivemos a certeza de que este é somente o passo inicial que abrirá caminhos para outras pesquisas voltadas para a reconstrução histórica e registro da historiografia da extensão universitária na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectuniversity extensioneng
dc.subjecthistoriographyeng
dc.subjectextensão universitáriapor
dc.subjectUFRRJpor
dc.subjecthistoriografiapor
dc.titleExtensão Universitária no Brasil e na UFRRJ: quando e como estas histórias se entrelaçampor
dc.title.alternativeUniversity Extension in Brazil and UFRRJ: when and how these stories intertwineeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present research developed in the Master Course of the Postgraduate Program in Education, Contemporary Contexts and Popular Demands (PPGEduc) of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ) brings as a theme the University Extension, its course in Brazil and in the University Federal Rural of Rio de Janeiro (UFRRJ). It sought to record the historical trajectory of the extension in UFRRJ, comparing it with guidelines drawn nationally. The general objective was: to contextualize and conceptualize historically the university extension in Brazil and UFRRJ in the context of public higher education policies. Some extension actions proposed in UFRRJ have been identified over the years, investigating the records in the localized documents. As for the methodology, it is a qualitative, basic and descriptive research. The methodological procedures were based on the search of primary sources, which included the records books and other documents located in the Extension Office, the Secretariat of the Collegiate Organs and the Gustavo Dutra Auditorium (Gustavo). We opted to cut proposals related to the "Education" theme, and analyzed from three of the five guidelines pointed out by the Pro-Rectors Forum of Extension of Brazilian Public Universities (FORPROEX): a) dialogic interaction, b) Interdisciplinarity and interprofessionality and c) teaching-research-extension indissociability. We adopt as a theoretical-methodological reference: the historiographic record, addressing the importance of the field of history for educational research and the indiciary paradigm, an interpretative method that searches the clues along the way and makes the reading taking into account details often despised but hiding The key to the interpretation of a social context. We spoke with authors and official documents that provided the reflection on the trajectory of the Extension in Brazil, rescuing relevant aspects of the history and memory of the UFRRJ, in a contextualized and grounded way. We compare with official documents that include the University Extension policies elaborated by FORPROEX and also with national and institutional legislations and guidelines that deal not only with university extension, but also with teaching-research-extension indissociability. As results, we can point out that the systematization of information regarding university extension in UFRRJ, became a great challenge, since the documents located were not organized and still presented discontinuities and gaps in the records. We were able to distinguish that each management of the scope of the study had different practices of systematization of information, demonstrating that the notes on the various extension activities do not follow an institutionalized model, it being the responsibility of the researcher who wishes to make a historical survey, the work of " In books, minutes, deliberations, reports and other primary sources that can assist in the recording of institutional memory. The path taken has allowed us to verify that the history of the UFRRJ has peculiar characteristics and, given the difficulties of locating and systematizing the sources, we have been sure that this is only the initial step that will open the way to other research aimed at the historical reconstruction and registration Of the historiography of university extension at the Federal Rural University of Rio de Janeiro.eng
dc.contributor.advisor1Otranto, Celia Regina
dc.contributor.advisor1ID443.476.507-87por
dc.contributor.referee1Otranto, Celia Regina
dc.contributor.referee2Fonseca, Lana Cláudia de Souza
dc.contributor.referee3Moura, Ana Paula de Abreu Costa de
dc.creator.ID034.402.624-80por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2856456875597506por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1899
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-07-21T18:10:03Z No. of bitstreams: 1 2017 - Renata Corrêa Soares.pdf: 3708165 bytes, checksum: 955aceb77f66708423c718c863dc4d42 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T18:10:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Renata Corrêa Soares.pdf: 3708165 bytes, checksum: 955aceb77f66708423c718c863dc4d42 (MD5) Previous issue date: 2017-02-21eng
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