Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13148
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorHora, Tamara Cabral da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:23Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:23Z-
dc.date.issued2023-01-31
dc.identifier.citationHORA, Tamara Cabral da. Políticas públicas educacionais na infância: um olhar para a questão das crianças refugiadas em Nova Iguaçu, 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13148-
dc.description.abstractO presente trabalho busca compreender as políticas educacionais voltadas às crianças que vivenciam a experiência do refúgio, que em vários aspectos, trata-se de um campo ainda a ser aprofundado. A pesquisa se volta à compreensão da oferta dos direitos educacionais, garantidos a partir de legislações em âmbito nacional, assim como às políticas públicas municipais de acolhimento nas redes públicas de ensino no município de Nova Iguaçu na Baixada Fluminense. Chegamos a este campo através de um mapeamento das instituições nos municípios que compõem a Baixada, a fim de encontrar nossos sujeitos, através de contato direto com as Secretarias Municipais de Educação. Para tal, além da análise dos aspectos legais, utilizamos a conversa, como opção metodológica, com as equipes pedagógicas e os docentes da unidade que atendem as crianças, assim como a equipe da Secretaria Municipal de Educação do município. Os conceitos teóricos se apoiam nos pressupostos de Mikhail Bakhtin (2003, 2014, 2017) que revela o “não álibi do existir”, afirmando assim a atitude responsiva, e Freire (1987, 1996) que aponta o processo do “ser mais” que deve se concretizar na comunhão e na solidariedade dos existires. Perpassa este estudo os conceitos de crianças e infâncias fundamentados nos estudos da infância (ARIÉS, 1986; SARMENTO, 2005; CORSARO, 2011 e LOPES, 2006, 2008, 2018). E dialoga ainda com os conceitos de Rua (1997) e Mainardes (2006) na compreensão das políticas públicas, sua natureza e suas relações. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa na qual buscou-se evidências em dados verbais e visuais para a compreensão dos eventos. Diante do que foi observado neste estudo, percebe-se que embora com toda a legislação vidente, ainda existem lacunas para a efetivação do acesso e permanência dos sujeitos no sistema educacional brasileiro.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInfânciaspor
dc.subjectCrianças refugiadaspor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectBaixada Fluminensepor
dc.subjectChildhoodseng
dc.subjectRefugee Childreneng
dc.subjectPublic Policieseng
dc.titlePolíticas públicas educacionais na infância: um olhar para a questão das crianças refugiadas em Nova Iguaçupor
dc.title.alternativeEducational public policies in childhood: a look at the issue of refugee children in Nova Iguaçueng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis paper seeks to understand the educational policies aimed at children who live the refuge experience, which in many aspects, is a field still to be deepened. The research is focused on the understanding of the offer of educational rights, guaranteed by legislation at the national level, as well as the municipal public policies of shelter in the public school system in the city of Nova Iguaçu in Baixada Fluminense. We arrived at this field through a mapping of the institutions in the municipalities that make up the Baixada, in order to find our subjects, through direct contact with the Municipal Education Departments. To this end, in addition to the analysis of the legal aspects, we used the conversation, as a methodological option, with the pedagogical teams and the teachers of the units that attend the children, as well as the staff of the Municipal Secretary of Education of the municipality. The theoretical concepts are based on the assumptions of Mikhail Bakhtin (2003, 2014, 2017) who reveals the "no alibi of existence", thus affirming the responsive attitude, and Freire (1987, 1996) who points out the process of "being more" that should be realized in the communion and solidarity of existents. The concepts of children and childhood based on childhood studies (ARIÉS, 1986; SARMENTO, 2005; CORSARO, 2011 and LOPES, 2006, 2008, 2018) permeate this study. It also dialogues with the concepts of Rua (1997) and Mainardes (2006) in the understanding of public policies, their nature and relationships. The present research has a qualitative approach in which evidence was sought in verbal and visual data for the understanding of the events. In view of what was observed in this study despite all the legislation, there are still gaps for the effective access and permanence of the subjects in the Brazilian educational system.eng
dc.contributor.advisor1Motta, Flávia Miller Naethe
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208144781873134por
dc.contributor.referee1Motta, Flávia Miller Naethe
dc.contributor.referee2Santos, Ana Maria Marques
dc.contributor.referee3Souza, Kelly Cristina Russo de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3085346023525420por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesACNUR. Protegendo Refugiados no Brasil e no Mundo. 2018. Disponível em: https://www.acnur.org/fileadmin/Documentos/portugues/Publicacoes/2018/Cartilha_Protegen do_Refugiados_No_Brasil_2018.pdf?file=fileadmin/Documentos/portugues/Publicacoes/201 8/Cartilha_Protegendo_Refugiados_No_Brasil_2018 Acesso em 10 jul, 2022. ACNUR. Stepping Up: Refugee Education in Crisis. 2019. Disponível em: https://www.unhcr.org/steppingup/wp-content/uploads/sites/76/2019/09/Education-Report- 2019-Final-web-9.pdf Acesso em: 22 fev, 2021. ACNUR. Relatório do ACNUR revela que 65% dos indígenas venezuelanos registrados no Brasil são solicitantes de refúgio. 2020. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/2020/06/03/relatorio-do-acnur-revela-que-maioria-dosindigenas- venezuelanos-registrados-no-brasil-sao-solicitantes-de-refugio/ Acesso em: 25 agos, 2021. ACNUR. Relatório de Atividades para Populações Indígenas. Edição 8. Março/Abril 2021. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/wpcontent/ uploads/2021/05/210527_ACNUR_Informativo_Indigena_mar-abr-21.pdf Acesso em: 25 agos, 2021. ACNUR. Os Warao no Brasil: Contribuições da antropologia para a proteção de indígenas refugiados e migrantes. 2021. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/wpcontent/ uploads/2021/04/WEB-Os-Warao-no-Brasil.pdf Acesso em: 25 agos, 2021. ALANEN. Leena. Teoria do bem-estar das crianças. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.751-775, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/pJ9QJp33NgBrFdgthytpHjP/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 14 agos, 2021. ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Editora Guanabara. 2º Ed. 1986. AUSUBEL, David. A Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo, Moraes, 1982. AZEVEDO, Janete Lins de. A educação como política pública. 3ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich.Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira, com a colaboraçãode Lucia Teixeira Wisnik e Carlos Henrique D. Chagas Cruz.3ª ed.São Paulo: Hucitec, 1986. BAKHTIN, Mikhail. Metodologia das ciências humanas. In: Bakhtin, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução Paulo Bezerra. 4ªed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008 BAKHTIN, Mikhail. Formas de tempo e de cronotopo no romance. In: Bakhtin, M. Questões de Estética e de Literatura. 5. ed. São Paulo: Annablume/Hucitec, 2014. BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. (Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco). São Carlos: Pedro & João Editores, 2017. BAKHTIN, Mikhail. Por uma metodologia das ciências humanas. In Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas (pp. 57-79). São Paulo: Editora 34, 2017. BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: As Socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. In: Educ. Soc, Campinas, v.28, n.100- Especial, p.1059-1083, out.2007. BARROS, Diana Luz Pessoa de. Dialogismo, Polifonia e Enunciação. In: BARROS, Diana Luz Pessoa de. FIORIN, José Luiz (Orgs.). Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade. 2ª ed. 1ª reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003. p. 1-9. BHABHA, Jacqueline. Child Migration and Human Rights in a Global Age. Princeton: Princeton University Press, 2014. BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura e políticas públicas. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 15, n. 2, 2001. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? 49. ed. São Paulo: Brasiliense, 2007. BRASIL. Lei Nº 11.645, de 10 Março de 2008. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 22 fev, 2021. BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 14 mar, 2021. BRASIL. Decreto n. 99.710, de 21 de novembro de 1990. Promulga a Convenção sobre os Direitos da Criança. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990- 1994/D99710.htm Acesso em 02 mar, 2021. BRASIL, Lei nº 9.474, 22 de julho de 1997. Disponível em: http://www.planalto .gov.br/ccivil_03/leis/l9474.htm BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural, Orientação Sexual / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Lei n. 13.005, de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543- plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 Acesso em: 25 abr, 2021 BRASIL. Ministério da Educação. O Plano Municipal de Educação – Caderno de Orientações. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/SASE), 2014. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CAMPOS, Maria Malta. Para que serve a pesquisa em educação? Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 136, p. 269-283, 2009. CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. CANDAU, Vera Maria. Concepção de educação intercultural. Rio de Janeiro: Editora PUCRio, 2014. CANDAU, Vera Maria. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa v.46 n.161 p.802-820 jul./set. 2016 CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de. Políticas públicas e gestão da educação no Brasil. Maringá: Eduem, 2012. CORSARO, William. Sociologia da Infância. 2º Ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. COUTINHO. Carlos Nelson. Perspectivas, São Paulo, 22: 41-59, 1999. DE ANGELO, Adilson. Que infância, para que criança? Nas sendas da história. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 10, n. 18, p. 74-105, dez. 2008. ISSN 1980-4512. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2008n18p74 Acesso em: 13 ago. 2021. DURKHEIM. Emile. Educação e Sociologia. 8 Ed. São Paulo: Melhoramentos, 1972. ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu. Plano Municipal de Educação da cidade de Nova Iguaçu (2015-2015). Disponível em: https://www.mprj.mp.br/documents/20184/174657/Nova_Iguacu_Lei_4.504_15_Plano_Muni cipal_de_Educacao.pdf Acesso em: 25 jul, 2021. FIORIN, José Luiz. Interdiscursividade e intertextualidade. In: BRAITH, Beth (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 161-193. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996. FREIRE. Paulo. Uma educação para a liberdade. 3.ed. Porto: textos marginais, 1974. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17º. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GOBBI, Izabel. A Temática Indígena e a Diversidade Cultural nos Livros Didáticos de História: uma análise dos livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Dissertação de Mestrado. São Carlos: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFSCar, 2006. GONÇALVES, Jean Carlos. Avaliação em teatro: Reflexões a partir das vozes dos alunos. Revista Portuguesa de Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 79–94, 2014. DOI: 10.21814/rpe.4298. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/4298 Acesso em: 18 ago. 2021. GUIMARÃES, Daniela de Oliveira. Educação Infantil: Espaços e experiências. In: Educação Infantil: cotidiano e políticas. Autores associados. Campinas, SP, 2009, p. 89-99. HOBBES, Thomas. O Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. São Paulo: Abril Cultural, 1974. HÖFLING, Eloísa de Matos. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, Campinas, v. 21, n. 55, p. 30-41, nov./2001. HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013. HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2007. KOZINETS, Robert V. What Can Anthropology Add to Marketing?, 2002. KRAMER, Sônia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. São Paulo: Cortez, 1982. LOCKE, John. Ensaio sobre o entendimento humano. Tradução de Eduardo Abranches de Soveral. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, v. 1, 1999. LOPES, Jader Janer Moreira; VASCONCELLOS, Tânia. Geografia da Infância: territorialidades infantis. Currículo sem Fronteiras, Países de língua portuguesa, v. 06, n.01, p. 103-127, 2006. LOPES, Jader Janer Moreira. Geografia das Crianças, Geografia das Infâncias: as contribuições da Geografia para os estudos das crianças e suas infâncias. Contexto & Educação, p.65-82, janeiro/junho, 2008. LOPES, Jader Janer Moreira; MELLO, Marisol. Tinha cebola desmaiada: Bakhtin e o pesquisar com. In: Revista Aleph. n.25, maio de 2016. LOPES. Jader Janer Moreira. Geografia e Educação Infantil: espaços e tempos desacostumados. Porto Alegre: Mediação, 2018. LOPES, Ana Lúcia Adriana Costa e. Um novato lá na sala, tem que pegar ele também, tia. Escreve tudo agarrado! A escuta das enunciações sobre o aprender nas conversas com crianças. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2018. MAINARDES, Jefferson. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br MAGALHÃES, Giovanna Modé. O direito humano à educação e as migrações internacionais contemporâneas: notas para uma agenda de pesquisa. Cadernos Cenpec, v. 2, nº 2, dez. 2012. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/178/206 Acesso em: 25 abr, 2021. MAHER, Terezinha Machado. A educação do entorno para a interculturalidade e o plurilinguismo. In: KLEIMAN, A. B.; CAVALCANTI, M. C. (orgas.). Linguística aplicada: suas faces e interfaces. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril Cultural, 1978. MARTINS, José de Souza. A Sociabilidade do Homem Simples: cotidiano e história na modernidade anômala. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.172p MENDES, Leila; RUSSO, Kelly; ALVES, Luciana. As diferentes infâncias que habitam a escola: brincadeiras, territórios e a importância da escola no acolhimento de crianças em situação de imigração na escola pública brasileira. Revista Inter-Ação, 2021). MOREIRA, Luciano Accioly Lemos. Os parâmetros curriculares nacionais (PCN) e a educação brasileira sob a supremacia do mercado. Revista Cidadania & Movimentos Sociais. Campinas, v.9, n.2, p.31-51, jun. 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/815 Acesso em: 19 abr, 2021. MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. CANDAU, Vera Maria. Educação Escolar e Cultura(s): construindo caminhos. In: SECAD. Educação como Exercício de Diversidade. Brasília: UNESCO: MEC: ANPEd, 2005, Coleção Educação para Todos, v.6. MOTTA, Flávia Miller Naethe. FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Descolonizando a pesquisa com a criança – uma leitura póscolonial de pesquisa. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Salvador, v.22, n.40, p.187-197, jul./dez. 2013. NUNES, Ângela. O lugar da criança nos estudos sobre sociedades indígenas. In: SILVA, Aracy Lopes da et al. (Orgs.). Crianças indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: Global, 2002. OLIVEIRA, Adão Francisco. Políticas públicas educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática. In: OLIVEIRA, A. F.; PIZZIO, A.; FRANÇA, G. Fronteiras da Educação: desigualdades, tecnologias e políticas. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2010. p. 93-99. ONU. Assembléia Geral. Declaração Universal dos Direitos do Homem. 1948. PIAGET. Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução de Maria Alice M. D’Amorim. 24 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002. POIRIER, Marie-Pierre. Os direitos da criança em situação de emergência. UNICEF. Jornal Correio Brasiliense: Brasília, 2011. POLONIA, Ana da Costa. DESSEN, Maria Auxiliadora. (2005). Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, 9 (2), 303-312. PONZIO, Augusto. A revolução bakhtiniana: o pensamento de Bakhtin e a ideologia contemporânea. Coordenação de tradução Valdemir Miotello. São Paulo: Contexto, 2008. PONZIO, Augusto. Dialogando sobre diálogo na perspectiva Bakhtiniana. 2º Ed. São Paulo: Pedro & João, 2016 PRIORE, Mary Del. História das crianças no Brasil. : Contexto, 1999. PRISZKULNIK. Léia. A criança sob a ótica da Psicanálise: algumas considerações. PSIC - Revista de Psicologia da Vetor Editora, Vol. 5, n. 1, p. 72-77, 2004. CNE. Resolução CEB 1/99. Diário Oficial da União, Brasília, 13 de abril de 1999. Seção 1, p. 18. Fixa Diretrizes Nacionais para o funcionamento das escolas indígenas e dá outras providências. Resolução CEB/CNE nº 5 de 17/12/2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. RUA, Maria Das Graças. 1997. Análise de Políticas Públicas: conceitos básicos. Manuscrito, elaborado para el Programa de Apoyo a la Gerencia Social en Brasil. Banco Interamericano de Desarrollo: INDES. ROUSSEAU, Jean Jaques. Emílio ou Da Educação. Tradução Roberto Leal Ferreira. – 4ed. São Paulo: Martins Fontes – selo Martins, 2014. RUSSO, Kelly. MENDES, Leila de Carvalho. FERNANDES, Gabriela Nunes. Alfabetização e o processo de apropriação da língua materna: políticas, formação de professores e práticas pedagógicas. Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, 25: e204928, 2020. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/4928/3136 SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina S.A., 2020. SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da Sociologia da Infância. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 26, n.91, p. 361-378, 2005. SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da Infância: Correntes e Confluências. In: Sarmento, Manuel Jacinto e Gouvêa, Maria Cristina Soares de (org.) 2008. Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis. Vozes (17-39). SAVE THE CHILDREN. Heridas Invisibles: El impacto de seis años de guerra sobre la salud mental de los niños e las niñas sírios. Save the Children España: Marzo, 2017. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, Sp: Autores Associados. 2011. SILVA, E. A.; BARBOSA, R. B.; MARQUES, L. S. O processo de integração social de crianças e adolescentes indígenas Warao na escola pública em Mossoró-RN. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp. 4, e022113,2022. e-ISSN: 1519-9029. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.4.17128 SILVA, G. J; CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T; COSTA, L. F. L; MACEDO, M. Refúgio em Números, 6ª Edição. Observatório das Migrações Internacionais; Ministério da Justiça e Segurança Pública/ Comitê Nacional para os Refugiados. Brasília, DF: OBMigra, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/casacivil/ptbr/ acolhida/transparencia/informativos/refugio_em_numeros_6a_edicao.pdf/view SILVA, Lúcia Helena Oliveira; XAVIER, Regina Célia Lima. Pensando a Diáspora Atlântica. Dossiê Escravidão e Liberdade na Diáspora Atlântica. História (São Paulo) v.37, 2018, e2018020, ISSN 1980-4369 SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais/ Tomaz Tadeu da Silva (org.). –15ªed. –Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. SILVA, Suelen de Aguiar. Desvelando a Netnografia: Um guia teórico e prático. Intercom - RBCC São Paulo, v.38, n.2, p. 339-342, jul./dez. 201 SILVEIRA, Regina Célia Pereira. (org.). Português língua estrangeira perspectivas. São Paulo: Cortez, 1998. SKLAR, Sérgio. A pedagogia Freudiana? Revista Espaço Acadêmico, n. 112. São Paulo, mar/2001. SOUZA, Solange Jobim; Albuquerque, Elaine Deccache Porto. A pesquisa em ciências humanas: uma leitura bakhtiniana. Bakhtiniana, São Paulo, 7 (2): 109-122, Jul./Dez. 2012. TEBET. Gabriela Guarnieri de Campos. Isto não é um criança! Teorias e métodos para o estudo de bebês nas distintas abordagens da sociologia da infância de língua inglesa. (Tese Doutorado) São Carlos: UFScar, 2013. UNICEF. Informe Anual 2016. Estados Unidos da América: Nova York, 2017. VALENTE, A. La. Conhecimentos Antropológicos nos Parâmetros Curriculares Nacionais: para uma discussão sobre a pluralidade cultural. In: GUSMÃO, Neusa (Org.). Diversidade, cultura e educação: olhares cruzados. São Paulo: Biruta, 2003. VOLOCHINOV, Valentin Nikolaevich. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013. VYGOTSKY. Lev Semionovitch. A Formação social da mente. 4º Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/73619/2023%20-%20Tamara%20Cabral%20da%20Hora.Pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6678
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-06-12T14:50:07Z No. of bitstreams: 1 2023 - Tamara Cabral da Hora.Pdf: 3865205 bytes, checksum: b85d64410961c317d97b9c5cae223a0c (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-12T14:50:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023 - Tamara Cabral da Hora.Pdf: 3865205 bytes, checksum: b85d64410961c317d97b9c5cae223a0c (MD5) Previous issue date: 2023-01-31eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Tamara Cabral da Hora.Pdf3.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.