Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13148
Tipo do documento: Dissertação
Title: Políticas públicas educacionais na infância: um olhar para a questão das crianças refugiadas em Nova Iguaçu
Other Titles: Educational public policies in childhood: a look at the issue of refugee children in Nova Iguaçu
Authors: Hora, Tamara Cabral da
Orientador(a): Motta, Flávia Miller Naethe
Primeiro membro da banca: Motta, Flávia Miller Naethe
Segundo membro da banca: Santos, Ana Maria Marques
Terceiro membro da banca: Souza, Kelly Cristina Russo de
Keywords: Infâncias;Crianças refugiadas;Políticas Públicas;Baixada Fluminense;Childhoods;Refugee Children;Public Policies
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 31-Jan-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: HORA, Tamara Cabral da. Políticas públicas educacionais na infância: um olhar para a questão das crianças refugiadas em Nova Iguaçu, 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.
Abstract: O presente trabalho busca compreender as políticas educacionais voltadas às crianças que vivenciam a experiência do refúgio, que em vários aspectos, trata-se de um campo ainda a ser aprofundado. A pesquisa se volta à compreensão da oferta dos direitos educacionais, garantidos a partir de legislações em âmbito nacional, assim como às políticas públicas municipais de acolhimento nas redes públicas de ensino no município de Nova Iguaçu na Baixada Fluminense. Chegamos a este campo através de um mapeamento das instituições nos municípios que compõem a Baixada, a fim de encontrar nossos sujeitos, através de contato direto com as Secretarias Municipais de Educação. Para tal, além da análise dos aspectos legais, utilizamos a conversa, como opção metodológica, com as equipes pedagógicas e os docentes da unidade que atendem as crianças, assim como a equipe da Secretaria Municipal de Educação do município. Os conceitos teóricos se apoiam nos pressupostos de Mikhail Bakhtin (2003, 2014, 2017) que revela o “não álibi do existir”, afirmando assim a atitude responsiva, e Freire (1987, 1996) que aponta o processo do “ser mais” que deve se concretizar na comunhão e na solidariedade dos existires. Perpassa este estudo os conceitos de crianças e infâncias fundamentados nos estudos da infância (ARIÉS, 1986; SARMENTO, 2005; CORSARO, 2011 e LOPES, 2006, 2008, 2018). E dialoga ainda com os conceitos de Rua (1997) e Mainardes (2006) na compreensão das políticas públicas, sua natureza e suas relações. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa na qual buscou-se evidências em dados verbais e visuais para a compreensão dos eventos. Diante do que foi observado neste estudo, percebe-se que embora com toda a legislação vidente, ainda existem lacunas para a efetivação do acesso e permanência dos sujeitos no sistema educacional brasileiro.
Abstract: This paper seeks to understand the educational policies aimed at children who live the refuge experience, which in many aspects, is a field still to be deepened. The research is focused on the understanding of the offer of educational rights, guaranteed by legislation at the national level, as well as the municipal public policies of shelter in the public school system in the city of Nova Iguaçu in Baixada Fluminense. We arrived at this field through a mapping of the institutions in the municipalities that make up the Baixada, in order to find our subjects, through direct contact with the Municipal Education Departments. To this end, in addition to the analysis of the legal aspects, we used the conversation, as a methodological option, with the pedagogical teams and the teachers of the units that attend the children, as well as the staff of the Municipal Secretary of Education of the municipality. The theoretical concepts are based on the assumptions of Mikhail Bakhtin (2003, 2014, 2017) who reveals the "no alibi of existence", thus affirming the responsive attitude, and Freire (1987, 1996) who points out the process of "being more" that should be realized in the communion and solidarity of existents. The concepts of children and childhood based on childhood studies (ARIÉS, 1986; SARMENTO, 2005; CORSARO, 2011 and LOPES, 2006, 2008, 2018) permeate this study. It also dialogues with the concepts of Rua (1997) and Mainardes (2006) in the understanding of public policies, their nature and relationships. The present research has a qualitative approach in which evidence was sought in verbal and visual data for the understanding of the events. In view of what was observed in this study despite all the legislation, there are still gaps for the effective access and permanence of the subjects in the Brazilian educational system.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13148
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Tamara Cabral da Hora.Pdf3.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.