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dc.contributor.authorCosta, Luciana das Neves Rosa
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:23Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:23Z-
dc.date.issued2021-04-08
dc.identifier.citationCOSTA, Luciana das Neves Rosa. Quilombo Santa Rita do Bracuí: entre luta, trocas e saberes. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares ) Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13147-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo compreender como os processos de luta em defesa do território da Comunidade Quilombola Santa Rita do Bracuí estão vinculados a produção de saberes e luta pela educação. Para alcançar o objetivo geral, foi delimitado como objetivo específico: a) Conhecer historicamente como se deu a ocupação e permanência no território, e reconhecer quais ferramentas foram utilizadas para defendê-lo de acordo com o momento histórico e geracional; b) Descrever a importância das trocas entre os mais velhos e a juventude quilombola nos processos de construção identitária, na valorização dos saberes e manutenção da cultura produzida pela comunidade; c) Identificar como a Comunidade Quilombola Santa Rita do Bracuí construiu a sua própria concepção de educação quilombola. O desenvolvimento desta pesquisa ocorreu a partir de conversas informais, entrevistas, análise de documentários e literaturas especializadas de acordo com as temáticas discutidas. O trabalho foi dividido em três momentos: no primeiro, foi traçado um breve histórico de como se deram os processos de resistência no território baseado no relatório antropológico que compôs o processo que garantiu o reconhecimento da fundação cultural palmares em 2011; no segundo momento, mostra-se como a atuação da juventude em troca com os mais velhos agrega elementos que fortaleceram a identidade coletiva e do território; e no terceiro e último, o que a comunidade entende como educação quilombola e como ela se organiza para desenvolvê-la.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQuilombo Santa Rita do Bracuípor
dc.subjectEducação quilombolapor
dc.subjectTerritório de saberespor
dc.subjectQuilombo Santa Rita do Bracuíeng
dc.subjectQuilombola educationeng
dc.subjectTerritory of knowledgepor
dc.titleQuilombo Santa Rita do Bracuí: entre luta, trocas e saberespor
dc.title.alternativeQuilombo Santa Rita do Bracuí: between struggle, exchanges and knowledgeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work aims to comprehend how the processes of struggle in the defense of the Santa Rita do Bracuí Quilombola Community territory are bound up with the production of knowledge and the fight for education. In order to attain the general objective, some specific objectives were delimited: a) To know the occupation and permanency in there took place historically and to recognize which tools were used to defend it according to the generational historical moment; b) To describe the importance of the changes among the elderly and the quilombola youth in the process of constrcution of identity, the aprreciation of knowledges and the maintenance of the culture generated by the community; c) To identify how the Santa Rita do Bracuí Quilombola Community built its own conception of quilombola education. The development of this work happened during informal conversations, interviews, evaluations of documents and specialized literature, according to the issues discussed. The study was divided into three moments, the first one sets a brief record of how the processes of resistance took place in the territory based on the anthropologic report that build the process and guaranteed the acknowledgement of the Palmares Cultural Foundation in 2011; The second moment shows the youth acting, making exchanges, adding elements that strengthen the collective identity and the territory; And the third and last moment is what the community undertands as quilombola education, and how it is organized in order to be developed.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Amauri Mendes
dc.contributor.advisor1ID244.315.087-97por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2005836026921987por
dc.contributor.referee1Pereira, Amauri Mendes
dc.contributor.referee1ID244.315.087-97por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2005836026921987por
dc.contributor.referee2Silva, Joselina da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1785433331883652por
dc.contributor.referee3Almeida, Mariléa de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7690414229704018por
dc.contributor.referee4Ribeiro, Matilde
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1384417185342430por
dc.creator.ID116.738.457-11por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237336193610895por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesFILMES E DOCUMENTÁRIOS BRACUÍ: velhas lutas, jovens histórias. Direção: Paulo Carrano. Realização: Observatório Jovem do Rio de Janeiro – UFF. Niterói: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense - UFF, 2007. 1vídeo (43 min.). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2uyGxKpfs-s>. Acesso em 18 Set. 2019. ORI. Direção: Raquel Gerber. São Paulo: Angra Filmes, 1989. 1 vídeo (93min.). Disponível em: <https://negrasoulblog.wordpress.com/2016/08/25/309/>. Acesso em 14 dez. 2019. Patrimônio Negro e Universidade: Pontos e toques. Observatórios do Patrimônio. 1 vídeo (28min.). Disponível em: < http://observatoriodopatrimonio.com.br/site/index.php/itens-de-patrimonio/jongo>. Acesso em:18 set. 2020. SOU de jongo. Direção: Paulo Carrano. Produção: Observatório Jovem – UFF. Niterói: Pontão do Jongo e do Caxambu - UFF, 2009. Disponível em<http://observatoriodopatrimonio.com.br/site/index.php/itens-de-patrimonio/jongo>. Acesso em 15. 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Altera a Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em 12. Agos. 2020. BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e 87 bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF, 2008. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em 12. Ago. 2020. SITES ACESSADOS ACERVO Petrobrás Cultural/UFF. Niterói. 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