Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13141
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dc.contributor.authorMedeiros, Fabricia Cristina Araujo de Souza
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:18Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:18Z-
dc.date.issued2021-04-28
dc.identifier.citationMEDEIROS, Fabricia Cristina Araujo de Souza. O ensino de música como fortalecedor das leis nos10.639/03 e 11.645/08 nos anos iniciais da educação básica. 2021. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13141-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo a investigação da produção de trabalhos acadêmicos sobre o ensino de música e a demanda legal pertinente às relações étnico- raciais na educação, demandadas pelas Leis nos 10.639 e 11.645. A pesquisa foi realizada na Plataforma Sucupira, principal repositório de trabalhos acadêmicos das pós-graduações, com objetivo de investigar o quantitativo de dissertações e teses sobre o tema proposto. A análise considera que o preconceito sobre matrizes de conhecimento não europeias, afasta o olhar dos professores de música para práticas musicais e aulas que contemplem a história e a cultura, principalmente, a afro-brasileira. Os dados levantados foram analisados considerando a produção acadêmica sobre o tema, finalizando em uma proposta de um programa para o ensino de música, baseado Afroperspectividade.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Músicapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAfroperspectividadepor
dc.subjectMusic teachingeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectAfroperspectivityeng
dc.titleO ensino de música como fortalecedor das leis nos10.639/03 e 11.645/08 nos anos iniciais da educação básicapor
dc.title.alternativeMusic teaching as a strengthener of laws n. 10639 and 11645 in the early years of basic educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation aims to investigate the production of academic papers on music education and the legal demand pertaining to ethnic-racial relations in education, demanded by Laws 10.639 and 11.645. The research was carried out at Plataforma Sucupira, the main repository of postgraduate academic works, with the aim of investigating the number of dissertations and theses on the proposed topic. The analysis considers that the prejudice about non-European knowledge matrices, diverts the gaze of music teachers to musical practices and classes that contemplate history and culture, especially Afro-Brazilian. The data collected were analyzed considering the academic production on the subject, ending in a proposal for a program for music education, based on Afroperspectivity.eng
dc.contributor.advisor1Santos Junior, Renato Nogueira dos
dc.contributor.advisor1ID016.745.477-30por
dc.contributor.referee1Santos Junior, Renato Nogueira dos
dc.contributor.referee2Siss, Ahyas
dc.contributor.referee3Câmara, Andrea Albuquerque Adour da
dc.contributor.referee4Alves, Luciana Pires
dc.creator.ID082.013.527-50por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5371469496572840por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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