Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13138
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCavalcante, Crystiane Alves
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:16Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:16Z-
dc.date.issued2021-04-27
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Crystiane Alves. Os processos de gestão escolar da rede municipal de Duque de Caxias: uma análise sobre a Educação de Jovens e Adultos. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13138-
dc.description.abstractA gestão democrática tem o potencial de exercitar uma formação emancipatória na qual educandos, educadores e comunidade escolar, ao assumirem os espaços decisórios, atuam como protagonistas da luta política em defesa da escola pública e contra as práticas autoritárias que ainda persistem. Além disso, a participação por meio das instâncias colegiadas, como o conselho escolar, a (re)elaboração coletiva do Projeto Político-Pedagógico e processo de eleição de diretores, potencialmente, constituem movimentos de resistência no interior das escolas visando uma intervenção na realidade social. A presente pesquisa aborda a temática da gestão escolar e suas reverberações na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no que se refere à participação dos educandos, motivada pelas seguintes questões: A participação dos estudantes tem se dado efetivamente? Se sim, de que forma? A pesquisa tem como principal objetivo analisar a participação coletiva dos estudantes da EJA nos processos de gestão escolar na rede pública de Educação do Município de Duque de Caxias (SME/DC) no contexto pós eleição de diretores e suas possíveis implicações técnico-administrativas/político-pedagógicas. Foi realizada pesquisa documental em três etapas: a primeira, consistiu na análise de relatórios produzidos pela equipe de implementadores da SME/DC, para identificar entre as escolas da rede que ofertavam a modalidade aquelas que possuíam a participação de estudantes da EJA em práticas democráticas de gestão escolar; na segunda etapa, foi realizada análise do projeto político-pedagógico para averiguar como a modalidade é retratada e para selecionar escolas que participariam da etapa seguinte; e a terceira etapa voltou-se à retomada dos relatórios das unidades escolares selecionadas na etapa anterior. Para sistematização dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Como principais resultados da pesquisa, verificou-se que havia escassez de produção acadêmica sobre gestão escolar e EJA relacionada ao nível micro, da escola. Em relação à análise do PPP das escolas pesquisadas, foi observada a ausência de informações sobre o desenvolvimento do processo de elaboração e/ou atualização dos mesmos acerca da participação coletiva dos diversos segmentos da escola nessa construção. Já em relação aos relatórios analisados, pode-se verificar que as escolas anunciaram a participação dos estudantes da EJA em diferentes formas, como conselho escolar, grêmio estudantil, representação de turma, conselho de classe, conselho do municipal do FUNDEB, reunião com a orientação pedagógica e assembleias, além da atualização do Projeto Político-pedagógico, o que indica que os educandos da EJA participaram de práticas democráticas de gestão escolar.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectgestão escolarpor
dc.subjectparticipação democráticapor
dc.subjectYouth and Adult Educationeng
dc.subjectSchool Managementeng
dc.subjectdemocratic participationeng
dc.titleOs processos de gestão escolar da rede municipal de Duque de Caxias: uma análise sobre a Educação de Jovens e Adultospor
dc.title.alternativeThe school management processes in the municipal network of Duque de Caxias: an analysis of Youth and Adult Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe democratic management has the potential to exercises an emancipatory formation in which learners, educators and school comunity, by take over the decision locations, act like political struggle protagonists in public school defense and against the authoritarian practices that still remain. Moreover, the participation through collegiate instances, as School Counsil, the collective (re)elaboration of Political Pedagogical Project and the School Principal election process, potentially, constitute resistence movements within the schools aiming a social intervention in social reality. The present research adresses the school management thematic and their reverberations in Youth and Adult Education in relation to learners participation, motivated by the following questions: The student participation has effectively given? If it has given, how was it? The research has as main objective analyze the Youth and Adult Education learners collective participation in the school management processes in the public education network of Duque de Caxias Municipality in the School Principal post-election context and their possible technical administrative/politic pedagogical implications. Documental research has conducted in thtee stages: First, it constituted in the Duque de Caxias Education Bureau implementing team produced reports analysis, to identify between the network schools that offered the modality the ones who owned the Youth and Adult Education students in democratic practices of school, management; in the second stage, it was conducted Political Pedagogic Project analysis to find out how the modality is portrayed and to select schools which took place in the next stage; and the third stage refocused to the selected school units resumption in the preview stage. To data systematization, it draw on the Matter Analysis (Bardin, 1977). As main researches results, it turned out there was lack of academy production on the School Management and Youth and Adult Education related to the local level, school level. Related to the researched schools Political Pedagogic Project, it was noted the lack of information about the elaboration and/or updating process development of them on the collective participation from the several school segments on this construction. Now related to the analysed reports, it could be verified that the schools announced the Youth and Adult Education students participation in diferente ways, as School Counsil, Student Union, class nomination, class counsil, municipal Fund for Maintenance and Development of Basic Education and Valorization of Education Professionals counsil, meeting among Pedagogic Guidance and Assemblies, besides the Political Pegagogic Project update, which indicates that Youth and Adult Education learners took place in School Management democratic practices.eng
dc.contributor.advisor1Sales, Sandra Regina
dc.contributor.advisor1ID183.268.462-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917por
dc.contributor.referee1Sales, Sandra Regina
dc.contributor.referee2Azevedo, Patrícia Bastos de
dc.contributor.referee3Fernandes, Andrea da Paixão
dc.creator.ID095.984.117-29por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6134418950974421por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesARROYO, Miguel. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. In: Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. — Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005. AZEVEDO, Janete Maria Lins de. Implicações da nova lógica de ação do Estado para a educação municipal. Educação & Sociedade, Set 2002, vol. 23 n. 80-71. BRAGA, Fabiana Marini; FERNANDES, Jarina Rodrigues. Educação de Jovens e Adultos: contribuições de artigos em periódicos brasileiros indexados na base SciELO (2010- 2014). Cadernos CEDES, Ago 2015, vol. 35, n. 96, p. 173-196. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Promulgada em 05 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>. Acesso em: 21 nov. 2016. ______. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 17 mar. 2016. ______. Lei nº 13.005, 25 de junho de 2014. Aprova o Plano nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 de junho de 2014. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm> Acesso em 02 set .2016. ______. Parecer 11/2000 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf>. Acesso em 08 mar. 2017. CRENSHAW, KIMBERLE. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista de Estudos Feministas, Nº1. 2012. DI PIERRO, Maria Clara. Descentralização, focalização e parceria: uma análise das tendências nas políticas públicas de educação de jovens e adultos. Educação e Pesquisa, Jul 2001, vol. 27, n.2, p. 321-337. DUARTE, Rosália. Pesquisa Qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa. Mar 2002, n. 115, p.139-154. FERREIRA, Paula. Brasil ainda tem 11,3 milhões de analfabetos. Jornal O Globo, 2019. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/brasil-ainda-tem-113-milhoesde- analfabetos-23745356>. Acesso em: Out. 2019. FRANCO, Dalva de Souza. A gestão de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1991) e suas consequências. Pro- Posições, Dez 2014, vol. 25 n.3, p.103-121. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREITAS, Adriano Vargas; PIRES, Célia Maria Carolino. Estado da Arte em educação matemática na EJA: percursos de uma investigação. Ciência & Educação (Bauru), Set 2015, vol. 21, n.3, p. 637- 654. FREITAS, Maria de Fátima Quintal de. Educação de jovens e adultos, educação popular e processos de conscientização: intersecções na vida cotidiana. Educar em Revista, 2007, n. 29, p. 47-62. GALVÃO, Ana Maria de Oliveira e DI PIERRO, Maria Clara. Preconceito contra o analfabeto. São Paulo Cortez: Cortez, 2007. HADDAD, Sérgio. A participação da sociedade civil brasileira na educação de jovens e adultos e na CONFINTEA VI Revista Brasileira de Educação, Ago. 2009, vol. 14, n. 41, p. 355-369. ______. A ação de governos locais na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, Ago 2007, vol. 12, n. 35, p. 197-211. HARACEMIV, Sônia Maria Chaves. Vínculos estabelecidos pelo professor com o Programa Municipal da EJA e a relação-reflexa na formação profissional e pessoal. Educar em Revista, 2007, n. 29, p. 121-140.] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Conheça o Brasil – População – Educação. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-obrasil/ populacao/18317-educacao.html> Acesso em: 30 out. 2020. LEHER, Roberto. Grandes grupos econômicos estão ditando a formação de crianças e jovens brasileiros. [Entrevista concedida a] ALBUQUERQUE, Luiz Felipe. Brasil de Fato, São Paulo, Julho de 2015. Disponível em <https://www.brasildefato.com.br/node/32359/> Acesso em: Set. 2018. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: Teoria e prática. Goiânia: Ed. Alternativa, 2001. LUCK, Heloísa. A liderança em gestão escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselhos Escolares: Democratização da escola e contrução da cidadania. Brasília, 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf> Acesso em: 10 jan. 2021. OLIVEIRA, Marta Kohl. Jovens e adultos como sujeitos da aprendizagem. Revista Brasileira de Educação. nº12. 1999. PAIVA, Jane. Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, Dez 2006, vol. 11, n. 33, p. 519-539. ______; SALES, Sandra Regina. Contextos, perguntas, respostas: o que há de novo na educação de jovens e adultos? (2003) Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Disponível em: <http://epaa.asu.edu/ojs/article/view/1456> Acesso em: Set. 2016. PARO, Vitor. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo, Cortez Editora, 1987. ______. Gestão Democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2000. PIERRO, Maria Clara Di; HADDAD, Sérgio. Transformações nas políticas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil no início do terceiro milênio: uma análise das agendas nacional e internacional. Cadernos CEDES, Ago 2015, vol. 35, n. 96, p. 197-217. RODRÍGUEZ, Lidia Mercedes. Educação de jovens e adultos na América Latina: políticas de melhoria ou de transformação; reflexões com vistas à VI CONFINTEA. Revista Brasileira de Educação, Ago 2009, vol. 14, n. 41, p. 326-334. SALES, Sandra Regina; PAIVA, Jane. (2014). As muitas invenções da EJA. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Dossiê Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v22n58.2014> Acesso em: Set. 2016. SIMÕES, André; FRESNEDA, Betina (org.). Panorama nacional e internacional da produção de indicadores sociais. Coordenação de População e Indicadores Sociais, 2016 184p. – (Estudos e análises. Informação demográfica e socioeconômica, ISSN 2236-5265 ; n. 5). IBGE: Rio de Janeiro. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98624.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2020. SKLIAR, Carlos. A educação e a pergunta pelos Outros: diferença, alteridade, diversidade e os outros “outros”. Ponto de Vista, Florianópolis, n.05, p. 37-49, 2003. VEIGA, Ilma Passos A. Projeto Político-pedagógico na escola: uma construção possível. SP: Papirus, 1997.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/73532/2021%20-%20Crystiane%20Alves%20Cavalcante.Pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6660
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-06-05T17:15:42Z No. of bitstreams: 1 2021 - Crystiane Alves Cavalcante.Pdf: 1851783 bytes, checksum: 166d796283d1cd22d54a2b18b13cfabd (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-05T17:15:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Crystiane Alves Cavalcante.Pdf: 1851783 bytes, checksum: 166d796283d1cd22d54a2b18b13cfabd (MD5) Previous issue date: 2021-04-27eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Crystiane Alves Cavalcante.Pdf1.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.