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Tipo do documento: Dissertação
Title: As influências da tradição agrária na oferta do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Other Titles: The Influences of agrarian tradition in the offer of Agricultural Education Courses at the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Authors: Perim, Érica Rodrigues Marins
Orientador(a): Otranto, Celia Regina
Primeiro membro da banca: Otranto, Celia Regina
Segundo membro da banca: Martins, Angela Maria Souza
Terceiro membro da banca: Souza, Nadia Maria Pereira de
Keywords: agrarian tradition;agricultural education;UFRRJ;Tradição agrária;Educação agrícola;LICA
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 16-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: PERIM, Érica Rodrigues Marins. As influências da tradição agrária na oferta do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2022. 278 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.
Abstract: A pesquisa de Mestrado teve por objetivo investigar como está ocorrendo a formação do profissional de educação agrícola no Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas (LICA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e se a tradição agrária da Instituição vem influenciando o cotidiano desse curso. Trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa, descritiva, que se utiliza de informações extraídas de pesquisa bibliográfica, desenvolvida em material já publicado, como livros, artigos, periódicos, teses, dissertações, internet, dentre outros; e de pesquisa documental, desenvolvida em material que não recebeu tratamento analítico. A investigação está caracterizada como um estudo de caso que aprofundou o levantamento de dados com a aplicação de questionários aos docentes e antigos coordenadores de curso da LICA, e com informações extraídas de eventos ocorridos on-line, dos quais tivemos a oportunidade de participar. As reflexões e análises foram desenvolvidas a partir de uma visão histórico-analítica do problema da pesquisa, que norteou todo o percurso metodológico. O estudo se desenvolveu tomando por base a história da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. No primeiro capítulo, o foco da análise abrange o período de 1910 a 1970, apresentando o percurso histórico que engloba, desde a criação da Instituição em 1910, até o momento em que foi transferida do Ministério da Agricultura para o Ministério da Educação. Este foi o espaço temporal no qual a tradição agrária foi construída e consolidada. O segundo capítulo discorre a respeito do afastamento da Instituição de sua tradição agrária, abrangendo o período de 1970 até a implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), em 2007, marco da abertura de cursos fora da área agrária na UFRRJ. O terceiro capítulo traz o percurso histórico da educação agrícola no Brasil e as políticas públicas adotadas para a educação profissional no país, acompanhadas dos principais instrumentos legais que as ampararam, com abrangência temporal do período colonial até o ano de 2017. O Capítulo IV apresenta o Curso da LICA, englobando sua criação, trajetória, as principais transformações e perspectivas de futuro. Concluímos reafirmando a importância histórica do curso para a UFRRJ, em especial para os cursos de licenciatura, desenvolvendo algumas reflexões decorrentes da análise da proposta aprovada para sua última reforma curricular, atualmente em vigor. Na sequência, seguem as Conclusões do Estudo, as Referências Bibliográficas, Apêndices e Anexos.
Abstract: The Master’s research aims to investigate how the training of agricultural education professionals in the Licentiate in Agricultural Sciences (LICA) of the Federal Rural University of Rio de Janeiro is taking place and if the Institution's agrarian tradition has influenced the daily life of this course. It´s a basic, qualitative, descriptive research, which uses information extracted from bibliographic research, elaborated from material already published, such books, articles, periodicals, internet, among others, and documental research, elaborated from material that received no analytical treatment. The investigation is characterized as a case study that deepened the data collection with the application of questionnaires to professors and former course coordinators at LICA, and with information extracted from online events, which we had the opportunity to participate. The reflections and analyzes will be developed from a historical-analytical view of the research problem, which will guide the entire methodological path. The study was developed based on the history of the Institution. In the first chapter, it covers the period from 1910 to 1970, presenting the historical path in which the agrarian tradition was built and consolidated. In the second chapter, it discusses the institution's removal from its agrarian tradition, covering the period from 1970 until the implementation of the Support Program for Federal University Restructuring and Expansion Plans (REUNI), in 2007, a milestone in the opening of courses abroad of the agrarian area at UFRRJ. The third chapter brings the historical path of agricultural education in Brazil and the public policies adopted for professional education in the country, accompanied by the main legal instruments that supported them, with a temporal scope from the colonial period until the year 2017. Chapter IV presents the LICA Course, encompassing its creation, trajectory, the main transformations and perspectives for the future. We conclude by reaffirming the historical importance of the course for UFRRJ, especially for undergraduate courses, developing some reflections resulting from the analysis of the proposal approved for its last curricular reform, currently in force. Following are the Study Conclusions, Bibliographic References, Appendices and Annexes.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13130
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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