Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13127
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVeterinario, Thaiza Silva de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:07Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:07Z-
dc.date.issued2021-12-21
dc.identifier.citationVETERINARIO, Thaiza Silva de Oliveira. Nenhuma a menos para sermos mais: atravessamentos do Feminismo Periférico em um Projeto Pedagógico na Comunidade da Chatuba, Mesquita-RJ. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13127-
dc.description.abstractEste trabalho traz como tema central a análise de um projeto pedagógico baseado nos preceitos feministas, executado numa Escola Municipal situada na comunidade da Chatuba - um entre os dezessete bairros que compõem o município de Mesquita, na Baixada Fluminense, RJ. Através deste estudo buscamos compreender quais foram as reverberações e atravessamentos do projeto para a comunidade escolar; apresentar como as bases histórico-ideológicas do feminismo foram trabalhadas em uma escola municipal, registrar os dados da investigação articulando as questões de gênero e feminismo na educação e no contexto social da escola pesquisada, e como essas podem influenciar as relações de gênero nas salas de aula a promoverem transformações sociais. As etapas dessa pesquisa foram compostas, principalmente, por revisão bibliográfica e pesquisa de campo utilizando uma metodologia de caráter essencialmente qualitativo. Além do caráter qualitativo, outro arcabouço procedimental-metodológico que embasou nosso trabalho foi a realização de entrevistas com as professoras – interlocutoras da pesquisa e desenvolvedoras do projeto – utilizando o WhatsApp como meio digital e cibercultural. Os resultados dessa pesquisa apontam que o desenvolvimento de projetos pedagógicos pautados nas temáticas das relações de gênero é o reconhecimento da necessidade de humanização do ato de aprender-ensinar, e do esperançar, a partir do instigar- questionar-revolucionar.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectgêneropor
dc.subjectperiferiapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectgendereng
dc.subjectperipheryeng
dc.titleNenhuma a menos para sermos mais: atravessamentos do Feminismo Periférico em um Projeto Pedagógico na Comunidade da Chatuba, Mesquita-RJpor
dc.title.alternativeNone Less to Be More: Crossings of Peripheral Feminism in a Pedagogical Project in the Community of Chatuba, Mesquita-RJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work has as its central theme the analysis of a pedagogical project based on feminist precepts, carried out in a Municipal School located in the community of Chatuba - one of the seventeen neighborhoods that make up the municipality of Mesquita, in Baixada Fluminense, RJ. Through this study we seek to understand what were the reverberations and crossings of the project for the school community; to present how the historical-ideological bases of feminism were worked on in a municipal school, to register the investigation data articulating gender and feminism issues in education and in the social context of the researched school, and how these can influence gender relations in classrooms. classroom to promote social transformations. The stages of this research were mainly composed of a literature review and field research using an essentially qualitative methodology. In addition to the qualitative character, another procedural-methodological framework that supported our work was the carrying out of interviews with the teachers – research interlocutors and project developers – using WhatsApp as a digital and cybercultural medium. The results of this research indicate that the development of pedagogical projects based on the themes of gender relations is the recognition of the need for humanization of the act of learning-teaching, and of hope, from the instigation-question-revolution.eng
dc.contributor.advisor1Silva Júnior, Jonas Alves da
dc.contributor.advisor1ID273.018.828-23por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2281688087426035por
dc.contributor.referee1Silva Júnior, Jonas Alves da
dc.contributor.referee2Pletsch, Márcia Denise
dc.contributor.referee3Sepúlveda, Denize de Aguiar Xavier
dc.contributor.referee4Rodrigues, Liliana Graciete Fonseca
dc.creator.ID146.9229.867-86por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5715756593952997por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesAKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. 152 p. (Feminismos Plurais / Coordenação de Djamila Ribeiro) ALMEIDA, Wallace; SANTOS, Edméa. De memes a fake news: desafios de uma pesquisa formação na cibercultura. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 1, p. 130-147, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/issue/view/1429. Acesso em: 5 out 2021. BADINTER, Elizabeth. O conflito: a mulher e a mãe. Rio de Janeiro: Record, 2011. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luis Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. BARROS, Gisela de Jesus (Org.). Nossas ruas têm história: Mesquita/RJ. Rio de Janeiro: Memória Fluminense, 2011, 153 p. BEAUVOIR, Simone. O Segundo sexo – fatos e mitos. Tradução de Sérgio Milliet. 4. ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1980. BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994. BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. BUTLER, Judith P. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade /Judith Butler; tradução, Renato Aguiar. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, (2003 [1990]). BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, 2007. BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2010. CANDAU, Vera et al. Educação em Direitos Humanos e formação de professores(as). São Paulo: Cortez, 2013. CARVALHO, Marília Pinto de. O conceito de gênero no dia a dia da sala de aula. R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 21, n. 46, p. 401-412, maio/ago. 2012 COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; AMARO, Ivan; TEIXEIRA, Marcelle Medeiros; RUANI, Ruann Moutinho. Do face a face às dinâmicas comunicacionais em/na rede: a conversa online como procedimento metodológico da pesquisa em educação. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 1, p. 82-98, jan./abr. 2020. CRENSHAW, Kimberle. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas [online]. 2002, vol. 10, n.1. CRESWELL, Jonh W. & CLARK, Vicki L. Plano. Pesquisa de métodos mistos. Porto Alegre: Penso, 2013. DAMASCO, Mariana Santos. Feminismo negro: raça, identidade e saúde reprodutiva no Brasil (1975-1996). Rio de Janeiro: [S.n.], 2008. DEL PRIORE, Mary (Org.) & BASSANEZI, Carla (Coord. de textos). História das Mulheres no Brasil. 10. ed., 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017. EVARISTO, Conceição (2008). Escrevivências da afro-brasilidade: história e memória. Releitura, Belo Horizonte, n. 23. 2008. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura) FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Trad. Moacir Gadotti e Lílian Lopes Martin. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo: Atlas, 2002. HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. 400 p. LEFÈBVRE, Henri. La production de l´espace. Éditons Anthropos: Paris, 1974. LEFÈBVRE, Henri. O direito à cidade. 3. ed., São Paulo: Centauro, 2001. Tradução de: Rubens Eduardo Frias. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós- estruturalista. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. MARCONI, Marina de Andrade & LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017. MESQUITA (RJ). Prefeitura. Plano Diretor Participativo de Mesquita. Produto 2: Leitura da Realidade Municipal. Mesquita: Ministério das Cidades; CAIXA, 2006. NÓVOA, A. Entre a Formação e a Profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr. 2019. PACHECO, José. Novas Histórias do Tempo da Velha Escola (DCXXIX). 24 ago. 2021. Instagram: @josepacheco1951. Disponível em https://www.instagram.com/p/CS96nQZnfwQ/. Acesso em: 20 nov. 2021 PIEDADE, Vilma. Dororidade. São Paulo, Editora Nós, 2017. PINTO, Célia Regina Jardim. “Feminismo, História e Poder”. Rev. Social. Polít, Curitiba, v. 18, n. 36, p. 15-23, jun. 2010. RITZER, George. Teoria Sociologica Contemporanea. Madrid: McGRAW-HILL/ lnteramericana de España, S. A., 1993. SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado e violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004. SARTI, Cynthia A. “O início do feminismo sob a ditadura no Brasil: o que ficou escondido”. XXI Congresso Internacional da LASA (Latin American Studies Association), The Palmer House Hilton Hotel, Chicago, Illinois, p. 12, set. 1998. SEPULVEDA, Denize & SEPULVEDA, José Antonio Miranda. Laicidade do Estado e da educação: valorizando as discussões sobre gêneros e sexualidades nas escolas públicas. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 28, p. 91-105, jan./abr. 2020. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1107/pdf. Acesso em: 20 nov. 2021. SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995. SOIHET, R. O feminismo tático de Bertha Lutz. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2006. SOIHET, Rachel; PEDRO, Joana M. A emergência da pesquisa da história das mulheres e das relações de gênero. In: Revista Brasileira de História, n.54, v. 27. 2007. SOUZA, Sonali Maria de. Da laranja ao lote: transformações sociais em Nova Iguaçu. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1992. SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. TAVARES, Rossana Brandão. As várias mesquitas de várias baixadas: vitalidade e desigualdade no território fluminense. 2007. 143 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, 2007. VADAKATTU, Sharonya. Mulheres de Atitude e Compromisso Social da Baixada #RedeFavelaSustentável [PERFIL]. Rioonwatch. 2019. Disponível em: https://rioonwatch.org.br/?p=42429. Acesso em: 27 jun. 2020. VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Líber Livro Editora, 2007. v. 5. (Série Pesquisa). VITAL DA CUNHA, Christina; LOPES, Paulo Victor Leite. Religião e política: uma análise da atuação de parlamentares evangélicos sobre direitos das mulheres e de LGBTs no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Böll, 2012. 232 p. YIN. Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed., Porto Alegre: Bookman, 2005.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/73230/2021%20-%20Thaiza%20Silva%20de%20Oliveira%20Veterinario.Pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6590
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-05-16T20:36:12Z No. of bitstreams: 1 2021 - Thaiza Silva de Oliveira Veterinario.Pdf: 3434606 bytes, checksum: a87098da740c6d2a7e688e438a768483 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-16T20:36:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Thaiza Silva de Oliveira Veterinario.Pdf: 3434606 bytes, checksum: a87098da740c6d2a7e688e438a768483 (MD5) Previous issue date: 2021-12-21eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Thaiza Silva de Oliveira Veterinario.Pdf3.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.