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Tipo do documento: Dissertação
Title: Nenhuma a menos para sermos mais: atravessamentos do Feminismo Periférico em um Projeto Pedagógico na Comunidade da Chatuba, Mesquita-RJ
Other Titles: None Less to Be More: Crossings of Peripheral Feminism in a Pedagogical Project in the Community of Chatuba, Mesquita-RJ
Authors: Veterinario, Thaiza Silva de Oliveira
Orientador(a): Silva Júnior, Jonas Alves da
Primeiro membro da banca: Silva Júnior, Jonas Alves da
Segundo membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Terceiro membro da banca: Sepúlveda, Denize de Aguiar Xavier
Quarto membro da banca: Rodrigues, Liliana Graciete Fonseca
Keywords: Educação;gênero;periferia;Education;gender;periphery
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 21-Dec-2021
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: VETERINARIO, Thaiza Silva de Oliveira. Nenhuma a menos para sermos mais: atravessamentos do Feminismo Periférico em um Projeto Pedagógico na Comunidade da Chatuba, Mesquita-RJ. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021.
Abstract: Este trabalho traz como tema central a análise de um projeto pedagógico baseado nos preceitos feministas, executado numa Escola Municipal situada na comunidade da Chatuba - um entre os dezessete bairros que compõem o município de Mesquita, na Baixada Fluminense, RJ. Através deste estudo buscamos compreender quais foram as reverberações e atravessamentos do projeto para a comunidade escolar; apresentar como as bases histórico-ideológicas do feminismo foram trabalhadas em uma escola municipal, registrar os dados da investigação articulando as questões de gênero e feminismo na educação e no contexto social da escola pesquisada, e como essas podem influenciar as relações de gênero nas salas de aula a promoverem transformações sociais. As etapas dessa pesquisa foram compostas, principalmente, por revisão bibliográfica e pesquisa de campo utilizando uma metodologia de caráter essencialmente qualitativo. Além do caráter qualitativo, outro arcabouço procedimental-metodológico que embasou nosso trabalho foi a realização de entrevistas com as professoras – interlocutoras da pesquisa e desenvolvedoras do projeto – utilizando o WhatsApp como meio digital e cibercultural. Os resultados dessa pesquisa apontam que o desenvolvimento de projetos pedagógicos pautados nas temáticas das relações de gênero é o reconhecimento da necessidade de humanização do ato de aprender-ensinar, e do esperançar, a partir do instigar- questionar-revolucionar.
Abstract: This work has as its central theme the analysis of a pedagogical project based on feminist precepts, carried out in a Municipal School located in the community of Chatuba - one of the seventeen neighborhoods that make up the municipality of Mesquita, in Baixada Fluminense, RJ. Through this study we seek to understand what were the reverberations and crossings of the project for the school community; to present how the historical-ideological bases of feminism were worked on in a municipal school, to register the investigation data articulating gender and feminism issues in education and in the social context of the researched school, and how these can influence gender relations in classrooms. classroom to promote social transformations. The stages of this research were mainly composed of a literature review and field research using an essentially qualitative methodology. In addition to the qualitative character, another procedural-methodological framework that supported our work was the carrying out of interviews with the teachers – research interlocutors and project developers – using WhatsApp as a digital and cybercultural medium. The results of this research indicate that the development of pedagogical projects based on the themes of gender relations is the recognition of the need for humanization of the act of learning-teaching, and of hope, from the instigation-question-revolution.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13127
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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