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dc.contributor.authorFerreira, Helder Sarmento
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:05Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:05Z-
dc.date.issued2016-02-29
dc.identifier.citationFERREIRA, Helder Sarmento. A formação de educadores ambientais na “ComVivência” pedagógica com os saberes da terra. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13123-
dc.description.abstractEssa pesquisa procurou investigar as práticas e processos formativos de educadores ambientais a partir de experiências e vivências com os Guaranis, na aldeia Guarani em formação Ara Hovy, em Itaipuaçu, município de Maricá, no estado do Rio de Janeiro. Refletiu-se sobre a cosmovisão presente na cultura dessa etnia, a fim de apreender os saberes da terra se suas práticas, trazer a tona as epistemologias emergentes, seus saberes da terra e suas cosmovisões. A pesquisa tem como metodologia, a pesquisa-formação de caráter qualitativo. A questão epistemológica da investigação, abordou os paradigmas instituintes das práticas e relações da educação ambiental conservadora. O atual modelo tecnológico proposto a partir das alterações do meio ambiente, conduziu a um processo no qual teve como meta principal a lucratividade. A apropriação dos bens naturais, reflete em um padrão no qual a produção tem como meta atender os anseios consumistas de uma sociedade. O principal valor nessa conjuntura é conforto e bem estar, refletindo em um modelo de sociedade com um padrão individualista e materialista. Portanto, buscou-se compreender e apontar indícios para o processo formativo do educador ambiental, direcionando para o horizonte de reflexão a um novo sujeito ecológico. O educador ambiental imbuído de novas perspectivas paradigmáticas, apropriando-se de sua práxis pedagógica. Sendo a ética, diversidade e respeito às relações com a natureza e outros saberes pontos relevantes cruciais para conceber o processo formativo de desses educadores ambientais.por
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjecttraining processeng
dc.subjectEarth knowledgeeng
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectprocesso formativopor
dc.subjectsaberes da terrapor
dc.titleA formação de educadores ambientais na “ComVivência” pedagógica com os saberes da terrapor
dc.title.alternativeThe preparation of environmental educators in teaching with-experiences with the knowledge of the eartheng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research sought to investigate the practices and training processes of environmental educators from experiences and experiences with the Guarani, the Guarani village in training Ara Hovy in Itaipuaçu, city of Marica, State of Rio de Janeiro. He reflected on this worldview in the culture of this ethnic group, in order to grasp the knowledge of the earth are their practices, bring out the emerging epistemologies, their knowledge of the land and their worldviews. The research has the methodology, qualitative research-training. The epistemological question of research, addressed the paradigms instituting practices and relations conservatively environmental education. The current technological model proposed from the environment changes led to a process in which had as its main goal profitability. The appropriation of natural resources, reflected in a pattern in which production aims to meet the consumerist longings of a society. The main value at this juncture is comfort and well-being, resulting in a model of society with an individualistic and materialistic pattern. Therefore, we sought to understand and point out clues to the formation process of environmental educators, pointing to the horizon of reflection to a new ecological subject. The environmental educator imbued with new perspectives paradigmatic, appropriating their pedagogical praxis. And ethics, diversity and respect the relationship with nature and other relevant issues crucial knowledge to design the formation process of these environmental educatorseng
dc.contributor.advisor1Guimarães, Mauro
dc.contributor.advisor1ID899.194.597-04por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5382444630321221por
dc.contributor.referee1Pereira, Celso Sánchez
dc.contributor.referee2Cardoso, Cristiane
dc.creator.ID012.359.637-80por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9149138199338794por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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