Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13118
Tipo do documento: Dissertação
Title: Narrando uma experiência formativa: uma viagem pela América Latina
Other Titles: Narrating a formative experience: a trip through Latin America
Authors: Praça, Marina Ferreira
Orientador(a): Pereira, José Valter
Primeiro membro da banca: Linhares, Célia Frazão
Segundo membro da banca: Pereira, Celso Sanchez
Terceiro membro da banca: Ribetto, Anelice Astrid
Keywords: Education;Experience;Educação;Experiência;Narrativa;Viagem;América Latina;Narration;Journey;Latin America
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 10-Apr-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: PRAÇA, Marina Ferreira. Narrando uma experiência formativa: uma viagem pela América Latina. 2015. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.
Abstract: A narrativa de uma viagem tornou-se possibilidade de reflexão sobre educação e formação humana. O percurso, durante quinze meses, por sete países do continente sul-americano no ano de 2011, foi aqui reinventado para ser compartilhado e tornar-se também uma experiência coletiva. A partir da discussão sobre experiência, narrativa, encontros e redes, me proponho pensar a construção de conhecimento em movimento, contemplando a possibilidade de que a educação se dê também, e quiçá principalmente, para além das estruturas curriculares e das formalidades dos espaços exclusivamente destinados a este fim. Este trabalho constituí-se, assim, como experiência educativa composta por aprendizagens andantes, inclusive durante sua própria escrita. A discussão sobre a importância de pensar a educação no mundo, pautada pela liberdade e pela abertura às diferenças nos leva, assim, para uma narrativa do vivido em cada um dos países, revisitadas na escrita dessa pesquisa-vida
Abstract: The narration of a trip became the possibility of reflection about education and the human formation. the path, throughout fifteen months, around seven south-american countries, has been, here, reinvented and has transformed itself into a collective experience. from the discussion about the experience, the narration, the encounters and nets, i have myself thinking about the building of knowledge in movement, contemplating the possibility of education being built also, and, perhaps, mainly, beyond the curricular structures and the formality of the spaces exclusively designated to be that. therefore, this work constitutes itself in a collective experience, made of wandering knowledge – including its process of being written. the discussion about the importance of thinking about education in the world, guided by the freedom and the open-mindedness regarding the differences, takes us to a narration of everything lived in each country, revisited in the making and writing of this research-living.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13118
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Marina Ferreira Praça.pdfDocumento principal7.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.