Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13114
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBastos, Fabio Bernardo
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:58Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:58Z-
dc.date.issued2014-08-29
dc.identifier.citationBASTOS, Fabio Bernardo. Formação colaborativa em educação física : do isolamento docente à colaboração entre pares. 2014. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13114-
dc.description.abstractA formação continuada deve contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos professores e seu aprimoramento profissional consoante os avanços e inovações em suas áreas. Apesar dos esforços empenhados, as ações no âmbito federal sofrem por conta da fragmentação e desarticulação das ações de formação organizadas por Estados e Municípios, restringindo suas ações à utilização de instrumentos de gestão de processos, prazos e metas desgarradas das necessidades do chão da escola. Diversos estudos identificam que as ações de formação continuada ainda são realizadas mediante modalidades clássicas e tradicionais. A introdução de modelos inovadores esbarra na ausência de políticas formativas sistemáticas, intencionais, articuladas e contínuas. A formação continuada deve permitir experiências prazerosas para o desvendar de novas formas de ser, pensar e sentir, visando o desenvolvimento pessoal e profissional do professor. O objetivo desta pesquisa foi analisar o desenvolvimento de um projeto de formação colaborativa de professores de educação física, visando descrever a constituição coletiva do processo, os efeitos percebidos pelos professores para a sua formação pessoal, bem como os impactos metodológicos no ensino-aprendizagem. A pesquisa se caracteriza como descritiva, a partir de um modelo de pesquisa-ação em contexto colaborativo. A formação colaborativa foi frequentada em média por 35 professores de educação física da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. O processo de formação abrangeu a seleção de tema em que os professores identificaram maior necessidade (tecnologias nas aulas de educação física) e foi realizado em encontros mensais, durante oito meses. Os professores foram envolvidos em leituras de textos científicos, discussões e planejamento coletivo, apresentação de projetos de intervenção pedagógica e relato das experiências concretizadas na escola. Os dados foram interpretados por meio de observação e registros de campo das reuniões de formação e análise de conteúdo de entrevistas realizadas com os professores ao final da formação. A formação colaborativa configurou possibilidades e potencial baseados na animação de atitudes interacionistas e dialógicas entre os professores; na articulação de conhecimentos teóricos e práticos afirmantes da intencionalidade do ato educativo; no protagonismo de (re)criação e/ou (re)construção de saberes e práticas pedagógicas; e em práticas de ensino que sensibilizaram o professor em colocar o aluno como elemento central no ensino-aprendizagem. Alguns elementos limitantes como hábitos de leituras/estudo/escrita dos professores, quantitativo de participantes e grau de socialização entre pares foram observados como elementos restritivos ao trabalho colaborativo. Ainda assim, as manifestações observadas em distintos grupos de professores durante o processo interativo, mesmo que não comuns a todos, refletiram perspectivas de realização congnoscitiva e interventiva no processo colaborativo. A perspectiva de formação colaborativa incita o debate sobre a necessidade de escutar as necessidades cotidianas do professor, de permitir a livre expressão sobre seus conhecimentos, medos, angústias, proporcionando novas aprendizagens através de momentos de reflexão e de trocas colaborativas e emancipadas e, consequentemente, seu desenvolvimento profissionalpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectFormação colaborativapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectProfessional developmentpor
dc.subjectCollaborative teacher educationpor
dc.subjectphysical education.por
dc.titleFormação colaborativa em educação física : do isolamento docente à colaboração entre parespor
dc.title.alternativeThe collaborative apprenticeship model in physical education: from isolation to peer collaborationpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherteachers and their professional development in line with the advances and innovations in their areas. Despite their efforts, the actions of the federal government are constrained by fragmentation and disarticulation of continuous training proposals organized by states and municipalities, making the actions limited to the bureaucratic management processes, deadlines and targets disconnected from the real needs of the school. Several studies have identified the continuous training activities are still held by classical and traditional patterns. The introduction of innovative models is limited by the absence of systematic, intentional, coordinated and continuous policies. Continuous training must include pleasurable experiences for the unveiling of new ways of being, thinking and feeling, seeking personal and professional development of teachers. The objective of this research was to analyze the development of a collaborative educational project with physical education teachers, aiming to describe the collective creation process, the effects perceived by teachers to their personal development, as well as the methodological impact on teaching and learning. The research is characterized as descriptive, from an action research model in collaborative context. The collaborative training was attended on average by 35 physical education teachers of municipal school system of Rio de Janeiro. The training process included the selection of subject in which teachers found greater need (technology in physical education classes) and was carried out in monthly meetings for eight months. Teachers read scientific texts, discussed collaborative planning strategies, presented pedagogical intervention projects and reported experiences implemented in school. The data were interpreted through observation and field records of the training workshops, and content analysis of interviews with teachers at the end of training. The results showed that the collaborative training had potential to mobilize teachers to interactionist and dialogical attitudes; provided articulation of theoretical and practical knowledge that are fundamental to the intentionality of educational action; allowed the teachers assume the role of producers of knowledge and pedagogical practices; raised awareness the teacher to place the student as a central element in the teaching-learning. Also observed were limiting factors to collaboration, as lack of teacher habits to read / study / written, number of participants and degree of socialization among peers. However, the manifestations of teachers during the collaborative process, even if not common to all, mobilized metacognitive processes and encouraged teachers to adopt alternative teaching strategies. Collaborative training encourages the debate on the need to listen to the teacher's needs, allow the free expression of their knowledge, fears, anxieties, providing new learning through reflection and collaborative and emancipated shares that promote professional developmenteng
dc.contributor.advisor1Santos, José Henrique dos
dc.contributor.advisor1ID76975320772por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3330684865751520por
dc.contributor.referee1Pletsh, Marcia Denise
dc.contributor.referee2Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo
dc.creator.ID5160742700por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4458509966563655por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesABDALLA, M. F. B. Formação e desenvolvimento profissional do professor: o aprender da profissão (um estudo em escola pública). 2000. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2011. ALBUQUERQUE, S. V. Formação continuada, novos olhares e novos fazeres: tempos e espaços de construções e significados. Dissertação (mestrado) – Universidade Católica de Brasília, 2008. ANDREI, M.E.D.A. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Revista brasileira de pesquisa sobre formação docente. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 41-56, ago./dez. 2009. ARBOIT, A. E.; GUIMARÃES, J.A.C. Conhecimento e linguagem na organização do conhecimento: aspectos dialógicos a partir da concepção de Bakhtin. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB 2013) GT 2 - Organização e Representação do Conhecimento. Comunicação Oral. São Paulo, 2013. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010. BARBIER, R. A Pesquisa-ação. Série Pesquisa V. 3. Brasília: Liber Livro, 2007. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edições 70. Lisboa, 2013. BARROSO, J. Formação, Projecto e Desenvolvimento Organizacional. In R. Canário (org.) 2.ª Ed., Formação e Situações de Trabalho, pp. 61-78, Porto: Porto editora, 2003. BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor,2002. BELL, J. Projeto de pesquisa: Guia para professores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. BETTI, M. Imagens em Ação: Uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em programas de educação física do ensino fundamental e médio. Revista Movimento, v12, n2, p. 95-120, mai/ago. 2006. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação: Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação. Disponível em www.mec.gov.br Acesso realizado em 07/08/2014. Distrito Federal: MEC, 2008. BRUNER, J. The Process of Education. Cambridge: Harvard U.P., 1961. CANÁRIO, R. Desenvolvimento profissional de professores: desafios às políticas: Relatório Geral - Formação e desenvolvimento profissional dos professores. Universidade de Lisboa: 133-147. Portugal, 2007. CANDAU, V. M. F.. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU, Vera Maria Ferrão. Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997. CARR, W.; KEMMIS, W. Becoming critical education: tion knowledge and action research. London and Philadelphia: The Palmer Press, 1986. 88 CARR, W.; KEMMIS, S.. Teoria crítica de La enseñanza. Barcelona: Martinez Roca, 1988. CHRISTOV, L. H. S. Sabedorias do coordenador pedagógico: enredos do interpessoal e da (cons)ciência na escola. Tese de doutorado. Educação: Psicologia da educação, PUC, São Paulo, 2001. DAVIS, C.L.M., et al. Formação continuada de professores em alguns estados e municípios do Brasil, Caderno Pesquisa. vol.41 no.144. São Paulo Sept./Dec. 2011. DAY, C. A Paixão pelo Ensino. Porto: Porto Editora, 2004. DAMIANI, M. F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando os seus benefícios. Educar, Curitiba, n.31.p.213-230, 2008. Editora UFPR. DEMAILLY, Lise C. Modelos de formação continuada e estratégias de mudança. In Nóvoa, Antonio (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: DomQuixote,1992. DEWEY, J. How we think. Lexington: D. C. Heath, 1933. DINIZ, P., J. E.; ZEICHNER, K. M. (Orgs.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. DUARTE, V. C. Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 121, p. 139-168, jan./abr. 2004. ELLIOT, J. El cambio educativo desde la investigación-acción. Madrid: Morata, 2003. ELTZ, P. T.. Formação continuada: descontinuidades e desafios na transformação da prática pedagógica dos professores. Dissertação de Mestrado. Educação. UFRGS. Porto Alegre, 2008. ESTEVES, M.. A análise de necessidades na formação de professores. Portugal: Porto Editora, 1993. FERNANDES, S. C. L.. Análise de um processo de formação em serviço sob a perspectiva dos professores da educação infantil. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais... Caxambu, 2001. FERNANDES, V. L. P. A imitação no processo de aprendizagem: reflexões a partir da história da educação e do ensino de arte. Série-Estudos - Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, 2004. Campo Grande-MS, n. 17, p. 157-170, jan./jun. 2004. FERREIRA, J.S. Dissertação de Mestrado: Análise da formação continuada e autoavaliação das necessidades de formação de professores de educação física. Educação: UFRRJ, 2012. FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006. FRANCO, M.A.S. Pedagogia da Pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005. FREIRE, M.. A formação permanente. IN: FREIRE, Paulo. Trabalho,comentário, reflexão. Petrópolis: Vozes, 1991. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. FREIRE, P.. Educação como prática da liberdade (27ª ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. 89 GARCIA, C.M.. La formacion inicial y permanente de los educadores. Extraído del libro: Consejo Escolar del Estado. Los educadores en La sociedad Del siglo XXI. Madrid, Ministerio de Educación, Cultura y Deporte.Universidad de sevilla, p. 161-194.2002. _____________. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009. GATELY, S. E.; GATELY, F.J. Understanding coteaching components. Teaching exceptional children, v. 33 n. 4 pp. 40-47, 2001. GATTI, B. A formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas, SP: Autores Associados, 1997. ________. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37 jan./abr. 2008. GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S.; ANDREI, M.E.D.A. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília: UNESCO, 2011. (Relatório de pesquisa) GATTI, B. A.; NUNES, M. M. R. (Org.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas, 2009. GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo. Cortez, 2002. GLAT, R.; PLETSCH, M.D. Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: Ed UERJ, 2011. IBIAPINA, I. M. L. M.. Pesquisa Colaborativa: Investigação, Formação e Produção de Conhecimentos. Série Pesquisa V. 17. Brasília: Liber Livro, 2008. IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2009. KEMMIS, S.; WILKINSON, M. A pesquisa-ação participativa e o estudo da prática. In: PEREIRA, Júlio Emilio Diniz (Org). A pesquisa na formação e o trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 43-66. KRAMER, S. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. São Paulo: Ática, 2007. LATORRE, A.. La Investigación-Acción - Conocer y Cambiar la Practica Educativa. Barcelona: Graó, 2004. LEHER, A. E. The administrative role in collaborative teaching. NASSP bulletin, v. 83, n. 611, p. 105-111, 1999. LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo. Cortez, 2002. LIBERALI, F.C.; MAGALHÃES, M. C.; LESSA, C.; FIDALGO, S. S. Educando para a cidadania em contextos de transformação. The especialist, vol. 27, nº 2 (169-188). São Paulo, 2006. 90 LOPES A.; CAVALCANTE, M. A. S.; OLIVEIRA, D. A.; HIPÓLITO, Á. M. (Orgs.). Trabalho Docente e Formação Políticas, Práticas e Investigação: pontes para a mudança. Edição: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas. Portugal: janeiro 2014. LÜDKE, M.; ANDREI, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo : EPU, 1986. MACHADO, M. A. de J. A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço. Mestrado em educação: currículo, PUC, São Paulo, 2005. MAGALHÃES, M. C. C. O método para Vygotsky: a zona proximal de desenvolvimento como zona de colaboração e criticidade criativas. In: SCHETTINI, R. H. et al. (Org.). Vygotsky: uma (re) visita no século XXI. São Paulo: Andross, 2009. p. 53-78. MEDEIROS, M. C. C. A Investigação-Acção Colaborativa como Estratégia de Formação Inicial de Professores na Promoção do Ensino da Escrita. Revista Portuguesa de Educação, 2002. MIZUKAMI, M. G. N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos. EDUFSCar, 2002. MOLINA, R. A pesquisa-ação/investigação-ação no Brasil: mapeamento da produção (1966-2002) e os indicadores internos da pesquisa-ação colaborativa. 2007. 177 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007. MORGADO, J. Currículo e profissionalidade docente. Porto: Porto Editora, 2005. NÓVOA, Antonio (org.). Professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1991. _________. (Coord.). As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, 1992. _________. Os Professores na Virada do Milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 1999. _________. Os professores e as histórias de sua vida. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2000. _________. O professor pesquisador e reflexivo. Entrevista concedida em 13 de setembro de 2001. Disponível em: <http://www.tvebrasil.com.br/salto/entrevistas/antonio_novoa.htm. Acessado em 07/08/2014. PARO, V. H.. Reprovação escolar: Renúncia à educação. São Paulo: Xamã, 2003. PEREIRA, E. M. de A. Professor como pesquisador: o enfoque da pesquisa-ação na prática docente. In: SERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. de A. (Org.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)- pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras; ALB, 1998. p. 153 – 182. 2007. PEREIRA, J.D.E.; ZEICHNER, K. M. (Orgs.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. PERRENOUD, P. Por que construir competências a partir da escola? Porto:ASA, 2001. PIMENTA, S. G.. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. PONTECORVO, C.; AJELLO, A.M.; ZUCCHERMAGLIO, C. Discutindo de aprende: Interação social, conhecimento e escola. ARTMED, Porto Alegre, 2005. 91 PORTO, Y.S.. Formação continuada: a prática pedagógica recorrente. Campinas SP: Papirus, 2004. RABELO, L. C. C. Dissertação de mestrado. Ensino colaborativo como estratégia de formação continuada de professores para favorecer a inclusão escolar. Educação: UFSCar. São Carlos, 2012. RODRIGUES, M. Â. P. – Análises de práticas e de necessidades de formação. Lisboa: Colibri, 2006. RUFINO, L.G.B.. Dissertação de Mestrado: “campos de luta”: O processo de construção coletiva de um livro didático na Educação física no ensino médio – Educação. UNESP, 2012. SANTOS, V.M.N ;JACOBI, P.R. Formação de professores e cidadania: projetos escolares no estudo do ambiente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.2, p. 263-278, mai./ago. 2011. SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 99-134, jan./abr. 2007. SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. SETTON, M. G. J. A socialização como fato social total: notas introdutórias sobre a teoria do habitus. Revista Brasileira de Educação. V.14 n.41 mai/ago. São Paulo, 2009. SILVA, M. L. C. A. Investigação-acção em contexto colaborativo : mudanças nas concepções e práticas dos professores. 2011. Fls. 318. Tese de doutorado. Universidade de Lisboa: Instituto de Educação, 2011. SIMÃO, A.M.V.; FLORES, M.A.; MORGADO, J.C.; FORTE, A.M.; ALMEIDA, T.F. Formação de Professores em contextos colaborativos. Um projecto de investigação em curso. sísifo / revista de ciências da educaçã.o n. 8 jan/abr. 2009. STENHOUSE, L. Investigação e desenvolvimento do currículo. 5 ed. Madrid: Morata, 2003. TARDIF, M.Saberes docentes e formação profissional.11 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Ed Vozes, 2002. TEIXEIRA, A. Pequena introdução à filosofia da educação: escola progressiva ou a transformação da escola. São Paulo: Nacional, 1971. THIOLLENT, M . Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2008. TICKS, L.K; KIRCHHOF, L. O desenvolvimento de uma metaconsciência, no professor, acerca da importância de vivenciar a linguagem como prática social na sala de aula de língua inglesa por meio da pesquisa colaborativa. Linguagem em (Dis)curso, Palhoça, SC, v. 10, n. 2, p. 339-368, maio/ago, 2010. TRIPP, D. Pesquisa-Ação: Uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. 92 TURNER, J. Sociologia: conceitos e aplicações. São Paulo, Makron ed, 1999. UNESCO. Políticas Docentes no Brasil: Um estado da arte. Brasil: UNESCO, 2011. VALADARES, J. M. O professor diante do espelho: reflexões sobre o conceito de professor reflexivo. In: GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: uma gênese e critica de um conceito. 2ªed. São Paulo: Cortez, 2002 VIGOTSKI, L. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. ___________. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. ___________. Manuscrito de 1929 [Psicologia concreta do homem]. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 71, p. 21-44, julho 2000. ___________. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. ___________. Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. WALTHER-THOMAS, C.; KORINER, L.; MCLAUGHIN, V. L. Collaboration to support student’s success. Focus on exceptional children, v. 32, n. 3, p. 1-18, 1999. ZEICHNER, K. A Pesquisa-ação e a formação docente voltada para a justiça social: um estudo de caso dos Estados Unidos. In: PEREIRA, J. D.; ZEICHNER, K.M. (Org.). Pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 67- 89. ZEICHNER, K., DINIZ, P.J. E. Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 125, p. 63-80, 2005.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4858/2014%20-%20Fabio%20Bernardo%20Bastos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19504/2014%20-%20Fabio%20Bernardo%20Bastos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25857/2014%20-%20Fabio%20Bernardo%20Bastos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32234/2014%20-%20Fabio%20Bernardo%20Bastos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38646/2014%20-%20Fabio%20Bernardo%20Bastos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45056/2014%20-%20Fabio%20Bernardo%20Bastos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51424/2014%20-%20Fabio%20Bernardo%20Bastos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57868/2014%20-%20Fabio%20Bernardo%20Bastos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1370
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-01-12T14:06:16Z No. of bitstreams: 1 2014 - Fabio Bernardo Bastos.pdf: 1207200 bytes, checksum: f57123626be343b3d5ef5c95654ebf69 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-12T14:06:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Fabio Bernardo Bastos.pdf: 1207200 bytes, checksum: f57123626be343b3d5ef5c95654ebf69 (MD5) Previous issue date: 2014-08-29eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Fabio Bernardo Bastos.pdfDocumento principal1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.