Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13112
Tipo do documento: Dissertação
Title: Utilização dos jogos nas práticas de ensino de matemática: ferramentas de aprendizagens em escolas do campo na Baixada Fluminense
Other Titles: Use of games in mathematics teaching practices: learning tools in rural schools in Baixada Fluminense
Authors: Baptista, Nathallia Alves Ferreira dos Santos
Orientador(a): Santos, Ramofly Bicalho dos
Primeiro membro da banca: Santos, Ramofiy Bicalho dos
Segundo membro da banca: Vianna, Marcio de Albuquerque
Terceiro membro da banca: Gentil, Vinicius Miranda
Keywords: Escola do campo;Ensino de matemática;Jogos e Materiais concretos;Countryside school;Mathematics teaching;Games and concrete materials
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 9-Sep-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: BAPTISTA, Nathállia Alves Ferreira dos Santos. Utilização dos jogos nas práticas de ensino de matemática: ferramentas de aprendizagens em escolas do campo na Baixada Fluminense. 2020. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.
Abstract: O presente trabalho observa e analisa os métodos e as técnicas utilizadas pelos professores no uso dos jogos no ensino de matemática, investiga a partir de intervenção pedagógica com jogos, os impactos causados e se a presença do lúdico na escola do campo colabora para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. A pesquisa foi realizada em duas escolas do campo, sendo elas: Escola Municipal Rio D’ouro, localizada em Japeri e Escola Estadual Municipalizada Bananal, localizada em Seropédica. Analisa-se se essas atividades causam impacto, e colaboram na aprendizagem dos alunos. Com a finalidade de torná-la mais interessante e significativa, enfatizando a contribuição do uso dos jogos e materiais concretos para o crescimento do indivíduo para aprendizagem. Como a intenção desta análise foi questionar acerca da teoria e da prática, a mesma é uma pesquisa qualitativa, na qual é explorado e investigado os fenômenos observados. Aplicamos um questionário em que os professores responderam, em função de suas formações e contato com disciplinas ou materiais sobre o lúdico e/ou educação do campo, dos trabalhos que são realizados em sala de aula, servindo para análise em relação as suas práticas e se houve ou não a utilização de jogos e/ou materiais concretos nessas aulas como meio. Após isso, os professores foram convidados para participar de uma entrevista e, em seguida, fizemos um grupo de conversa para trocarmos experiências e discutirmos ideias, e assim, avaliar onde são utilizados os jogos e materiais concretos. Essa dissertação é composta por três capítulos, o primeiro discursa sobre o reconhecimento dos jogos, brincadeiras e materiais concretos como elementos lúdicos no contexto escolar; o segundo, discorre sobre a compreensão do lúdico como um instrumento pedagógico que auxilia o processo ensino aprendizagem nos conteúdos de matemática para o educando do campo; e no terceiro, apresentamos o resultado da análise da pesquisa com os dados coletados, considerando como eixo principal brincadeiras, jogos e materiais concretos sendo utilizados como elementos lúdicos e ferramenta pedagógica no ensino de matemática em escola do campo. Nesse último, são apresentadas sugestões de atividades associadas a alguns conteúdos de matemática, vale ressaltar que essas atividades podem ser adaptadas de acordo com a realidade local. Assim, conjecturamos, de fato, que na prática, os jogos, brincadeiras e materiais concretos causam impacto positivo, e têm importância no processo ensino-aprendizagem da matemática nas escolas do campo em questão.
Abstract: The present work observes and analyzes the methods and techniques used by teachers in the use of games in the teaching of mathematics, investigates from pedagogical intervention with games, the impacts caused and whether the presence of the playful in the rural school contributes to the process of teaching-learning of students. The research was carried out in two rural schools, namely: Rio D’ouro Municipal School, located in Japeri and Bananal Municipalized State School, located in Seropédica. It is analyzed if these activities have an impact, and collaborate in the students' learning. In order to make it more interesting and meaningful, emphasizing the contribution of the use of games and concrete materials for the growth of the individual for learning. As the intention of this analysis was to question about theory and practice, it is a qualitative research, in which the observed phenomena are explored and investigated. We applied a questionnaire in which the teachers answered, depending on their training and contact with disciplines or materials on the playfulness and / or education of the field, of the works that are carried out in the classroom, serving for analysis in relation to their practices and if there was or was not the use of games and / or concrete materials in these classes as a means. After that, the teachers were invited to participate in an interview and, then, we held a conversation group to exchange experiences and discuss ideas, and thus, evaluate where the games and concrete materials are used. This dissertation consists of three chapters, the first addressing the recognition of games, games and concrete materials as playful elements in the school context; the second, discusses the understanding of playfulness as a pedagogical tool that helps the teaching-learning process in the mathematics content for the student in the field; and in the third, we present the result of the analysis of the research with the collected data, considering as main axis games, games and concrete materials being used as playful elements and pedagogical tool in the teaching of mathematics in a rural school. In the latter, suggestions for activities associated with some mathematical content are presented, it is worth mentioning that these activities can be adapted according to the local reality. Thus, we conjecture, in fact, that in practice, games, games and concrete materials have a positive impact, and are important in the teaching-learning process of mathematics at the school in the field in question.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13112
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Nathállia Alves Ferreira dos Santos Baptista.Pdf3.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.