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Tipo do documento: Dissertação
Title: “Uma Marca de Governo”: a Base Nacional Comum Curricular no município de Nova Iguaçu
Other Titles: “A Government Brand”: the Common National Curricular Base in the municipality of Nova Iguaçu
Authors: Costa, Rejane Peres Neto
Orientador(a): Nascimento, Anelise Monteiro do
Primeiro membro da banca: Nascimento, Anelise Monteiro do
Segundo membro da banca: Bonamino, Alicia Maria Catalano de
Terceiro membro da banca: Nunes, Maria Fernanda Rezende
Keywords: Políticas educacionais;Base Nacional Comum Curricular;Educação Infantil;Educational policies;Common National Curricular Base;Child education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 14-Jul-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: COSTA, Rejane Peres Neto. “Uma Marca de Governo”: a Base Nacional Comum Curricular no município de Nova Iguaçu. 2020. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.
Abstract: sta dissertação acompanhou a implementação de uma política curricular nacional no âmbito municipal, em Nova Iguaçu, na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. O tema está atrelado a implementação de uma política curricular em curso no país. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é documento de caráter normativo e definidor de um conjunto de aprendizagens essenciais que pretende assegurar direitos de aprendizagem que visam à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva (BRASIL, 2017). Sendo a Educação Infantil a primeira etapa da Educação Básica, a proposição curricular também se coloca para ela, recorte da pesquisa. Trata-se de um estudo de caso qualitativo (ANDRÉ, 2005) apoiado em elementos da teoria crítica, que utiliza a “análise relacional”, proposta por Apple (1979). Esta é uma análise que considera toda a conjuntura econômica, política e cultural como atravessadora dos diferentes fatores que compõe a educação institucionalizada (APPLE, 2017). A concretização da política foi prevista dentro de uma composição federativa de colaboração em prol da educação. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2018 e 2019. Durante esse período foi acompanhada as ações da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu para a revisão do seu currículo municipal, finalizado e publicado em fevereiro de 2019. Os resultados apontam para a não efetivação de parte dos mecanismos de colaboração entre os entes federativos e o município de Nova Iguaçu; a ausência de assessoria técnica externa e um grupo reduzido e fragmentado de participantes para o andamento do trabalho. O documento elaborado pelo município, parece não favorecer uma proposta da criança como centro e sim dos conteúdos como catalizador do processo; há uma percepção de desenvolvimento linear e progressivo dentro das faixas etárias das crianças, impresso nas propostas de atividades sugeridas. Um risco apontado é que o documento se transforme em um conjunto de conhecimentos obrigatórios, requisitados de forma impositiva a professores, bebês e crianças e da existência de tantos outros fatores que compõe uma educação dita de qualidade, a começar pelas condições materiais de subsistência de crianças e jovens na sociedade brasileira.
Abstract: This dissertation accompanied the implementation of a national curriculum policy at the municipal scope, in Nova Iguaçu, in the metropolitan área of the city of Rio de Janeiro. The theme is linked to the implementation of an ongoing curriculum policy in the country. The National Common Curricular Base (BNCC) is a normative document that defines a set of essential learnings that aims to ensure learning rights aimed at building a fair, democratic and inclusive society (BRASIL, 2017). Since Early Childhood Education is the first stage of Basic Education, the curricular proposition also arises for it, part of the research. This is a qualitative case study (ANDRÉ, 2005) supported by elements of critical theory, which uses the “relational analysis”, proposed by Apple (1979). This is an analysis that considers the entire economic, political and cultural context as crossing the different factors that make up institutionalized education (APPLE, 2017). The implementation of the policy was envisaged within a federative composition of collaboration in favor of institutionalized education. The research was carried out through the years 2018 and 2019. During this period, the actions of the Municipal Department of Education of Nova Iguaçu were followed for the revision of its municipal curriculum, finalized and published in February 2019. The results indicate that part of the collaboration mechanisms between the federative entities and the municipality of Nova Iguaçu have not been implemented; the absence of external technical assistance and a small and fragmented group of participants to carry out the work. The document prepared by the municipality does not seem to favor a proposal by the child as a center, but rather the contents as a catalyst for the process; there is a perception of linear and progressive development within the children's age groups, printed on the suggested activity proposals. A pointed risk is that the document becomes a set of mandatory knowledge, required in an imposing way to teachers, babies and children and the existence of so many other factors that make up a so-called quality education, starting with the material conditions of children's subsistence and young people in Brazilian society.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13107
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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