Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13105
Tipo do documento: Dissertação
Title: Inserção e saberes docentes na Educação Infantil: encontros, diálogos e responsividade
Other Titles: Insertion and teaching knowledges in the Childhood Education: meetings, dialogs and responsivities
Authors: Souza, Sirlene Oliveira de
Orientador(a): Motta, Flavia Miller Naethe
Primeiro membro da banca: Motta, Flavia Miller Naethe
Segundo membro da banca: Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva
Terceiro membro da banca: Nascimento, Anelise Monteiro do
Keywords: Childhood Education;insertion;teaching cognitions;Educação Infantil;inserção;saberes docentes
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 17-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SOUZA, Sirlene Oliveira de. Inserção e saberes docentes na Educação Infantil: encontros, diálogos e responsividade. 2014. 106f. Dissertação (Mestrado em Educação) Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2014.
Abstract: Com um enfoque histórico-cultural, pretende-se neste estudo refletir sobre os processos que compõem os saberes, conhecimentos e a formação dos profissionais, bem como as ações pedagógicas voltadas para as crianças pequenas no período inicial de sua estadia na creche. Assim, apresentamos como objetivo investigar de que forma se constroem os conhecimentos, concepções e práticas pedagógicas dos professores nos primeiros dias de estadia das crianças e suas famílias na Escola de Educação Infantil da UFRJ. Tivemos esse propósito partindo dos processos de construção de conhecimentos adotados por um grupo de cinco professores de uma turma de berçário, em articulação com a equipe que lidera a escola. Em prol deste, procuramos identificar em que contextos e formas se dão processos de construção de conhecimentos; como ocorrem vivências de formação para os professores desta unidade de Educação Infantil; perceber quais conhecimentos são envolvidos nele; analisar de que forma as políticas de formação vigentes estão refletidas nesse contexto e, por fim, como esse conjunto concretiza-se nas ações pedagógicas de recepção das crianças que se inserem na instituição. Entendemos a inserção como um movimento de conhecer simultâneo, entre crianças/famílias e instituição/educadores, portanto a forma como a instituição organiza esse período será importante na construção das relações entre todos. Entendemos ainda que os saberes, conhecimentos e fazeres dos professores são construídos cotidianamente no encontro com outro, no movimento dialógico de escuta das várias vozes que se evidenciam no fazer pedagógico cotidiano. Com essas compreensões, na busca de nosso objetivo, acompanhamos os movimentos que aconteceram com o grupo de professores no processo de inserção de quatro crianças do grupo de berçário, que começaram seu percurso na instituição no segundo semestre do ano de 2014. Como forma de sistematizar nossos encontros e diálogos e de captar os movimentos da equipe que evidenciassem nosso foco de análise, procuramos lançar mão de um conjunto de procedimentos e instrumentos que proporcionasse um espaço dialógico entre pesquisador e sujeitos pesquisados. Com isso, o uso do questionário de caracterização dos professores, a dinâmica de entrevista coletiva e o registro em diário de campo referente ao acompanhamento das observações realizadas no contexto educacional, foram adotadas de forma a suprir a demanda pela produção conjunta dos dados. A análise nos mostra que há alguns conhecimentos específicos aos quais se recorre no movimento de inserção, a maioria deles referente as especificidades do papel de professor de Educação Infantil. Vimos a todo tempo a busca por compreender questões referente a alimentação, ao choro, ao sono, a higiene, a organização espaço temporal, a composição de papeis, todos cercados pela ação responsiva com outro sujeito. As professoras faziam um exercício de exotopia incessante em prol da construção dessas compreensões, em que tinham “no outro” a grande fonte de construção de conhecimento.
Abstract: With a historical-cultural focus, it is aimed at this study reflecting on the processes which compose the cognitions, knowledges and the formation of professionals as well as the pedagogical actions focused on the small children in the initial period of their staying in the kindergarten. This way we present as a goal investigating how the knowledges are built, conceptions and pedagogical practices of the teachers in the first days of the children and their families’ staying in the Childhood Education School of UFRJ. We had this proposal coming from the processes of construction of adopted knowledges by a group of five teachers of a baby nursery, in articulation with the staff which leads the school. In benefit of that, we looked forward to identify in what contexts and forms the processes of constructions are given; how the existences of teachers’ formation occur for the ones of the unity of Childhood Education; to perceive which knowledges are involved in that; analyzing how the politics of the present formation are reflected in this context and, finally, how this group becomes real in the pedagogical actions of reception of the children that are inserted in the institution. We understand the insertion as a movement of simultaneous knowledge among children/ families and institution/ educators, therefore the form as the institution organizes this period will be important in the construction of the relations between everybody. We still understand that the cognitions, pieces of knowledge and proceedings of the teachers are built daily in the meeting of one with another, in the dialogical movement of listening to many voices that evince themselves in the daily pedagogical proceeding. With these comprehensions, in search of our goal, we follow the movements that happened with the group of teachers in the insertion process of four children of the baby nursery group that started their routes in the institution in the second semester of the year of 2014. As a way of systematize our meetings and dialogs and of capturing the movements of the staff that could evince our focus of the analysis, we tried to take hold of a group of proceedings and instruments that could provide a dialogical space among researcher and researched subjects. With that, the use of the survey of characterization of the teachers, the dynamic of the group interview and the register in the diary which refers to the accomplished observations in the educational context, were adopted as a way of providing the demand through the group production of the data. The analysis shows us that there are some specific pieces of knowledge to which it recurs in the insertion movement; the most part of them refers to the specifics of the teacher’s role of Childhood Education. We saw all the time the search for understanding questions related to the food, the crying, the sleep, the hygiene, the space-time organization, the roles’ compositions, all of them surrounded by responsive action with another subject. The teachers used to do endless exotopy in favor of the construction of these understandings where they had “in the other” the great source of construction of the knowledge.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13105
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Sirlene Oliveira de Souza.pdfDocumento principal2.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.