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dc.contributor.authorLeite, Isabella de Mello
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:44Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:44Z-
dc.date.issued2020-06-09
dc.identifier.citationLEITE, Isabella de Mello. A formação docente nas escolas do Campo de Nova Iguaçu-RJ. um estudo sobre formação continuada SEMED/NI. 2020.118 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13102-
dc.description.abstractO presente trabalho investiga o processo de consolidação da Educação do Campo no município de Nova Iguaçu, regimentos, legislações, e a formação continuada das escolas do campo. Para isso, aponta os dispositivos legais que regulamentam a educação do campo no Brasil, para que de fato se tenha uma educação do campo e no campo com qualidade. Há poucos estudos sobre esta modalidade de ensino, por isso a importância de se discutir esse tema, na perspectiva legislativa. Diante disso, surgiu a necessidade de abordar questões referentes ao contexto histórico da educação do campo no Brasil e sua relação com os movimentos sociais, para enfim, compreender o contexto social da educação do campo no Município de Nova Iguaçu. Verifica-se que a educação do campo ao longo da história foi deixada em segundo plano pelos representantes governamentais, e no que refere-se aos aspectos legais, foram conquistadas através da luta de movimentos sociais e da sociedade civil organizada que pretendiam que o direito à educação fosse também garantido à população camponesa e que acima de tudo fosse uma educação voltada para os interesses e necessidades desta população, valorizando a cultura e a identidade de forma inclusiva e autônoma . Tem por objetivo, através da metodologia da história oral, investigar o processo de consolidação da modalidade de ensino no município de Nova Iguaçu, considerando os impactos produzidos pelas formações continuadas, desse modo, foi realizada uma análise do contexto histórico da educação do campo no Brasil e sua relação com os movimentos sociais a fim de compreender o lugar da educação do campo no Município de Nova Iguaçupor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectNova Iguaçupor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.titleA formação docente nas escolas do Campo de Nova Iguaçu-RJ. um estudo sobre formação continuada SEMED/NIpor
dc.title.alternativeTeacher education at Nova Iguaçu countryside Schools-RJ. a study about continued formation UFRRJ-SEMED/NIeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study investigates the process of the Countryside Education consolidation at Nova Iguaçu City, regiments, legislations and continued education of rural schools. For this, it shows the legal provisions that regulate the rural education in Brazil aimed to have a rural education and an education at the countryside with quality. There are a few studies about this modality of teaching. That is why this topic discussion is important, from a legislative perspective. That said, the need arose to approach the questions about historical context of rural education in Brazil and its relations with social movements to finally understand the rural education social context at Nova Iguaçu City. It is verified that the rural education throughout history was the low priority of the government representatives. And about its legal aspects, it was achieved through the fight of the socials movements and the organized civil society. They intended that the right to education would also be guaranteed to the peasant population and that it was an education turned to the interests and needs of this population, valuing culture and identity in an inclusive and autonomous way. Its purpose is, through oral history methodology, to investigate the process of the Nova Iguaçu City teaching modality consolidation, considering the impacts brought by its continued formation. In this manner, an analysis of the Brazilian rural education history context and its relation to social movements was done in order to understand the Nova Iguaçu rural education spoteng
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.advisor1ID012.549.947-77por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0571-6481por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee1ID012.549.947-77por
dc.contributor.referee1IDRamofly Bicalho dos Santospor
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee2Campos, Marilia Lopes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4058430310291204por
dc.contributor.referee3Benácchio, Rosilda Nascimento
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2594773732066382por
dc.creator.ID122.053.407-27por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7241356008145439por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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